domingo, 23 de maio de 2010

Do Fundo do Baú


Recordar é viver duas vezes.
Estávamos no mês de Julho de 1967. Eu estava de férias das aulas da Escola Normal Ginasial  Maranata, em Barra do Corda. Os jovens Adão Barros, Elizamar Santos e eu viajamos para participarmos do tão esperado  Primeiro Congresso de Mocidade, que seria realizado nas  dependências  do Seminário em São Luís. 
Desembarcamos no bairro Anil e empoeirados da longa e cansativa viagem, nos dirigimos para o Seminário. Ali os jovens de outras localidades começavam também a chegar.
O culto de abertura foi maravilhoso, que aconteceu no porão da casa onde hoje  é o escritório  nacional da AICEB.  Um local, para hoje inviável, mas naquele tempo só éramos 32 congressistas, comportando muito bem no pequeno  espaço.

Pregadores e organizadores

Tudo começou tão simples, modesto, mas com resultado duradouro e  de valor incalculável.  Convidado como orador oficial compareceu ao púlpito, na unção de Deus, o tabelião da pequena cidade de Colinas, Sr. João Paulo Cardoso Rosa, formado no antigo Instituto Bíblico de Barra do Carda, homem de Deus que transcorreu durante todos os dias o tema:  “O que é isto em tua mão?”   Palavras que o Senhor dirigiu a Moisés, quando o convencia da sua grande missão de libertar o povo hebreu  do Egito, demonstrando sinais e maravilhas.

Os organizadores do primeiro congresso de mocidade, Professores do Seminário Allan Stensvad e Joana Collett,  realizaram um grande trabalho de mobilização e direção do evento.
O hino oficial foi feito pelo Pastor Abdoral Silva:
Uma das estrofes dizia:

“O Senhor quer enviar-te,  “o que é isto em tua mão”
Deus exige o teu talento, dá-lhe já de coração
 E o estribilho:
Pois com valor vem hoje dedicar-te  ao Serviço do Senhor
É urgente a grande messe, olha o mundo que perece
Sem demora e sem temor, avançar com todo ardor.

Participou ainda daquele primeiro conclave ,o veterano missionário e então diretor do Seminário,  Rev. João Canfield, que na última manhã levou todos os jovens a um compromisso de fidelidade a Deus, em um momento espiritual de quebrantamento e avivamento espiritual, que se espalhou pelas igrejas no interior.

Quero prestar uma homenagem aos primeiro congressistas de mocidade que posso dizer  deixaram um grande legado para as futuras gerações que haveriam de vir.
Fizeram parte daquele primeiro congresso  Enoque Vieira de Santana,  que havia concluído o seminário  no ano anterior em 1966.   Josué Azevedo,  Joventino Fonseca, Eliézer Santos,  Adão Barros, Henriquinho Jorge, Elizamar Santos, Josias, Lucialina Cortez, Adi Soares,  Lenir Lucena, Enedina Silva, Gláucia, Robson, Silêda Cavalcante Silva, Joel Resplandes  e tantos que fogem a minha memória.

Saiu daquele congresso eleito o Primeiro presidente do Congresso de Mocidade (hoje Departamento Nacional) o jovem Adão Barros Carreiro. Um ano depois era eleito o segundo presidente, o jovem Lucimar Rocha...

De volta para Barra do Corda, com dificuldade de transporte, tivemos que embarcar às quatro horas da manhã no trem que saía de São Luís para Teresina e ficamos na cidade de  Codó em companhia do Evangelista Enoque Santana, que já cuidava daquele campo nos seus primeiros dias. Até chegar à Barra do Corda, ainda penamos muito pelo caminho.    Naquele tempo, como tudo era mais difícil, mas todo sacrifício e toda luta  valeram a pena.     Um congresso que começou com 32 jovens.
Clic na foto para ver maior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...