sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Coluna Manancial


Consciência

Consciência do latim, (concientia) significa conhecimento. Em psicologia, é a função pela qual conhecemos nossa vida interior. É o conhecimento de nossos estados psicológicos à medida que eles se desenrolam em nós. O ser humano é dotado de consciência, o homem através de sua consciência sabe o que quer, o que pensa, o que diz, etc. Daí surgem os questionamentos, as análises, as perguntas, as formulações de projetos... a consciência apresenta três características fundamentais: imediata, intuitiva e refletida. A consciência refletida consiste numa volta deliberada sobre o estado psíquico, a fim de observá-lo, esse desdobramento é privilégio do ser racional.

Falando sobre a consciência quero me reportar sobre a consciência moral, ela é a sensibilidade interior que garante a integridade de nossa natureza, sua evolução plena e sadia. Os homens que perderam ou perdem a consciência moral não só se tornam anti-sociais, mais rapidamente mergulham na degradação moral e espiritual. Se Deus é o criador da natureza, não é uma simples metáfora dizer que a consciência é a voz de Deus falando a nós. Com relação a consciência moral, podemos dizer que a moralidade pode ser entendida como errônea ou como reta, depende de como ela corresponde à norma da moralidade. O segredo de uma paz interior da felicidade e da mais perfeita realização da dignidade humana, está na procura de ser fiel a sua própria consciência. Que podemos saber especificamente sobre nossa consciência a luz das Escrituras Sagradas:
·                    Ela é o nosso melhor juiz, nos julga com retidão. Os acusadores da mulher adúltera foram julgados pela própria consciência; aquele que estiver sem pecado que atire a primeira pedra, acusados pela consciência retiraram-se um por um. (Jo.8:9).
·                    Ela nos estimula diante das circunstâncias adversas da vida... O Apóstolo Paulo, quando estava sendo julgado pelo sinédrio romano, apelou para sua boa consciência. (At.23:1-2).
·                    Ela nos eleva à admoestação ao amor e a fé sem hipocrisia. (1ºTm.1:5).
·                    Ela nos conscientiza de que seremos julgados pelo Senhor. “Porque de nada me argui à consciência; contudo nem por isso me dou por justificado, pois quem me julga é o Senhor”. (1º Co. 4:4).
Não podemos dizer que a voz do povo é  a voz de Deus como dizem alguns, mas podemos dizer que a voz da consciência é a voz de Deus. O homem que deixa sua consciência se corromper perde a moral, a dignidade e a razão... tornando-se uma pessoa reprovada. Vejamos como está nossa consciência...”Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”. (Jo. 8:32).
Pensamento:
“Há coisa pior que os espíritos analfabetos; são os analfabetos de espirito. Os primeiros não sabem ler, mas os outros não sabem o que leem. Qual das duas ignorâncias é a mais triste?”.
( VargasVilla )

Contato:       
Tel: (43) 84415388

Escrito por Pastor Luiz Batista de França.
1ª Igreja Batista em Jataizinho
Horário de Culto:
 Domingo 9:00 horas EBD Domingo 20:00 horas Culto de adoração
Terça 20:00 horas Culto de oração
Rua: Benjamim Giavarina, n° 482
http://radiojatai.com.br/
Horário do Programa Cristo na Alvorada:Sábado as 9:00 horas na Rádio Nova Geração 87,9FM
“Pois em Ti está o manancial da vida”. (Salmo 36:9)

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...