terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Ordem e desordem

Coluna Manancial

Escrito por Pastor Luiz Batista de França.
1ª Igreja Batista em Jataizinho
Horário de Culto:
Domingo 9:00 horas EBD Domingo 20:00 horas Culto de adoração
Terça 20:00 horas Culto de oração
Rua: Benjamim Giavarina, n° 482
http://radiojatai.com.br/
Horário do Programa Cristo na Alvorada:Sábado as 9:00 horas na Rádio Nova Geração 87,9FM
“Pois em Ti está o manancial da vida”. (Salmo 36:9)


Ordem e desordem
Ordem e desordem fazem parte da formação do senso comum e dos processos da razão. A partir desses conceitos, tratemos de efetuar uma avaliação social e histórica. Vivemos inseridos em certas ordens ou organizações sociais, políticas, religiosas, econômicas etc. Com a chegada de um ano novo, precisamos rever como está a ordem ou desordem de nosso país, da nossa sociedade, da nossa casa, da família e da nossa própria vida. Houve um certo episódio na casa de Ezequias rei de Israel, onde Deus falou através do profeta Isaías, dizendo: “Põe em ordem a tua casa, porque morrerás, e não viverás”. (2º Reis. 20:1).
Conhecemos o mundo da ordem, e conhecemos também o mundo da desordem moral, social, política e espiritual. O nosso Brasil, está vivendo um clima conflitante. Chegamos ao ponto de perguntarmos como J.J. Rousseau. “O progresso das ciências e das artes contribuirão para purificar ou corromper os nossos costumes?”. Que devemos fazer com o avanço tecnológico que temos hoje? Porque estamos com uma política desqualificada, em relação a outros países do mundo? Em busca da essência do político, faço uma reflexão filosófica do ponto de vista da ética. A política pode superar a sua imagem e condição negativa de poder, de opressão e de corrupção e ser reconhecida como uma possibilidade de construção de um mundo melhor? A política e a ética podem coexistir efetivamente, nas relações sociais para a formação das leis? Algum dia já existiu ética na política? É comum que numa conversa sobre política se chegue rapidamente a conclusão de que a política nada tem a ver com ética, em outras palavras pode-se dizer que o poder político e suas realizações não condizem e não se conduzem por princípios e valores voltados aos interesses coletivos, mas sim por interesses utilitários de ordem individual ou corporativa. No entanto não é menos ingênuo e preocupante aceitarmos este método ou comportamento da política como algo óbvio, natural e inelutável. Ouçamos o que diz a música. “Hoje é um novo dia, um novo tempo que começou”. Não somente para políticos, mas para todos. Lembremos da
recomendação bíblica ao rei Ezequias. “Põe ordem na tua casa....” (Tua vida). Aproveitemos este novo ano, para restaurar o que se estragou. “Endireitai as suas veredas” (Mt.3:3). “Não entres na vereda dos perversos, nem sigas pelo caminho dos maus”. (Pv. 4:14). Temos na Bíblia os melhores ensinos para uma vida digna.
Reflexão – se eu mudasse...
* Se eu mudasse minha maneira de pensar frente aos outros, me sentiria mais sereno.
* Se eu mudasse minha maneira de agir diante dos demais, eu os faria felizes.
* Se eu me aceitasse tal qual sou, questionando meus defeitos, melhoraria meu lugar, meu ambiente.
* Se eu desejasse o bem estar dos outros, eu seria feliz.
* Se eu amasse o mundo, o mundo mudaria.
* Se eu desse conta de que ao lastimar, o primeiro lastimado sou eu...
* Se eu criticasse menos e amasse mais... teria mais resultado.
* “Se alguém está com Cristo, nova criatura é”. (2º Co. 5:17).
(Extraído)
Pensamento:
“O fim de uma jornada é sempre o começo de outra”.
( Autor desconhecido )

Contato:
Tel: (43) 984415388 Email: professorbatista_pr@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...