quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

ABREVIADO HISTÓRICO DA ICE DE MURICI DOS PORTELAS




Doze anos depois da chegada da Igreja Cristã Evangélica Betel de Parnaíba à pequena cidade de Murici dos Portelas, (município com um pouco mais de 8 mil habitantes, ao norte do Estado do Piauí, banhado pelo rio Parnaíba, a 100 km do litoral) a Aliança das Igrejas Cristãs Evangélicas do Brasil, AICEB através da AICEB Nordeste inaugurou novo tempo em suas atividades naquela cidade, neste sábado (18).
O presidente da Região Nordeste Pr. Ignácio Pinto e o vice presidente Pr. Lucimar Rocha, compareceram para presidirem dois momentos importantes da vida da igreja que passarão para a sua história: A emancipação da igreja, ou seja a organização oficial daquele campo missionário em igreja autônoma e a posse do seu pastor João Marcos Ferreira da Silva.
Segundo o Pr. Lucimar Rocha, então presidente da região na época, o trabalho teve o seu inicio com a mudança do casal Antonio e Cristiane Carvalho de Parnaíba para aquela cidade em 2005. “Eu estava fui Parnaiba em trabalho de campo e o então pastor da igreja Pr. Metusalém Santos, me falou do casal que havia se mudado há pouco e estava realizando uma classe de Boas Novas em sua residência reunindo um razoável número de crianças em Murici. O pastor Metusalém me convidou e fomos visitar a família com vistas a viabilizar a abertura de um campo missionário” disse o Lucimar no momento da oficialização da emancipação.
Uma parceria foi formalizada com a Igreja Betel de Parnaíba e logo o antigo Projeto Pró Piauí  providenciou a vinda do Projeto Água Viva, (PROAV) de Minas Gerais, para realizar uma temporada na cidade com trabalhos sociais e evangelismo de casa em casa.  A então prefeita Auridéia Santos Portela viabilizou toda a infra estrutura de hospedagem para as equipes do projeto.
Estava fincada a primeira estaca do projeto de fundação da Igreja Cristã Evangélica de Murici dos Portelas em janeiro de 2006.   
Logo a Igreja Betel providenciou a compra do terreno para a construção do templo. Enquanto isso  os irmãos novos convertidos eram assistidos pela igreja mãe na casa do irmão Antonio Carvalho com o seu total acolhimento, aguardando a construção do templo, que veio a ter inicio no ano seguinte através de uma oferta enviada pelo PROAV.  A construção paralisou com o fim do recurso, mas mesmo em precária condição os irmãos começaram se reunir no local.
O trabalho recebeu um bom impulso com a chegada do Pr. José Reis e Ana Jeis Soares em 2010. Como primeiro desafio e ação, templo recebeu melhoramentos na sua estrutura como sendo a colocação das janelas,  e a porta principal na lateral, (como era a planta do projeto fornecida pelo PROAV). Depois José Reis  fez a mudança na fachada, trazendo a porta da lateral para o centro, colocou o contra piso e rebocou das paredes.  Os recursos oriundos da própria congregação que a principio consistia em 17 pessoas. A diretoria regional enviou recurso para a construção de um banheiro e a compra de cadeiras.   Na época, o Pr. João Marcos,  já como pastor da igreja de Parnaíba conseguiu  através de parceria, a implantação do projeto social “Raio de Esperança” mantido pela ONG Compassion, instituição internacional religiosa que atende com Projetos Sociais crianças carentes em vários países do mundo. O Projeto Raio de Esperança começou em 2013, atendendo hoje 200 crianças, com vistas a mais 50 este ano.  
O casal de missionários Pr. José Reis e Ana Jeis que administrava também o projeto social deixou o campo de Murici em janeiro de 2014 com 45 pessoas assíduas, tendo realizado um trabalho digno de ser reconhecido
Em Fevereiro do mesmo ano chegava para assumir o campo e o projeto social o estagiário Israel e Mariline Melo, que ficaram muito pouco tempo por incompatibilidade.    Durante  esse tempo a igreja ficou sem obreiro sendo assistida pelo Pr. João Marcos  como pastor da Igreja Mãe em Parnaíba, como assim ficou sendo chamada, porque de fato foi através dela que a igreja de Murici foi gerada.
O  histórico foi elaborado e apresentado pelo  Pr, Lucimar Rocha, no momento da cerimônia da emancipação e organização da Igreja Cristã Evangélica de Murici dos Portelas neste sábado 18 de fevereiro de 2017.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...