quarta-feira, 13 de novembro de 2024

O seu Natal e o Reverendo Odilon

O seu Natal e o Reverendo Odilon.

O ano era 1966 e a cidade era Barra do Corda Maranhão, o berço da Igreja Cristã Evangélica da AICEB. Conheci o "seu Natal", um crente muito convicto e profissional na arte de trabalhar com flandres. A pessoa que trabalhava com flandres,  também era conhecida como funileiro. Uma profissão comum antigamente quando a luz elétrica era rara, quando quase não existia nas pequenas cidades. As casas eram iluminadas à luz de lamparinas e lampiões. Essa profissão era muito importante, porque as lâmpadas, incandescentes quase não existiam. E o mais notável era que o seu Natal era um homem portador de deficiência física,  era aleijado de ambas as pernas, doença causada já na sua idade adulta pela peste bubônica, enfermidade existente no Brasil vinda da europa e que era muito perigosa e se propagava facilmente.  Seu Natal se locomovia numa espécie de cadeira com quatro rodas, parecida com uma cadeira preguiçosa. Tinha impossibilidade de até se sentar numa cadeira comum, por isso utilizando esse meio, invenção dele. Passava o dia trabalhando na sua oficina, fazendo lamparinas e lampiões, funis, canecas de medir querosene, azeite, farinha e feijão e outras utilidades, sempre deitado naquela cadeira de pano grosso e assim ele ia a para a igreja ou outro lugar qualquer sempre auxiliado por uma pessoa para empurrar o seu carrinho ou as vezes utilizava  o pedal de bicicleta adaptado à cadeira com corrente. Seu Natal criou seus quatro filhos Diná, Albérico, Davi e Natalzinho trabalhando, pois naquele tempo não existia qualquer benefício ou auxílio como ação social do governo. 

Aconteceu em 1967 um fato na Igreja, hoje Primeira Igreja Cristã Evangélica, da Rua Arão Brito pastoreada pelo Reverendo  Jairo.   

Chegou à cidade vindo de Brasília um pregador de nome Odilon. Dava testemunho de que havia abandonado um empregado muito importante no governo federal recém instalado em Brasília. Nesse tempo não existia concurso público, e muitos irmãos nossos procedentes de Barra do Corda que ali chegaram cedo, conseguiram grandes empregos em órgãos públicos como: No Senado, na Câmara dos Deputados, no Banco Central, na Caixa Econômica Federal, nos Tribunais e até no Palácio do Planalto, e tantas  autarquias. Um amigo meu,  contemporâneo de Internato, que já está idoso foi aposentado, como agente secreto da Presidência da República.  

Acredito que o Reverendo Odilon tinha um emprego muito importante e segundo ele, Deus o tirou de lá para fazê-lo pregador, ambulante, designando-o como instrumento para implantar um grande projeto ou seja uma (uma denominação, como chamam um ministério).  Ele viajou para Barra do Corda, Maranhão com um jovem de nome Claudir, jovem de uma linda voz, um segundo Feliciano Amaral, que cantava solos, hinos tão belos, à  capella, isto é, sem acompanhamento instrumental. Seus hinos eram inspiradores e encantadores. Odilon foi muito bem recebido pelo Pr. Josué Santos, já há muito tempo falecido,  (irmão do saudoso pastor Abidiel) bem acolhido também pelos missionários do Internato e marcaram com ele uma  cruzada espiritual cujo pregador foi aquele piedoso homem de Deus. Ele  era um pregador muito eloquente. Em um dos cultos ele orou pela cura de uma adolescente especial filha do missionário alemão Carlos Berger (que estava morando na cidade trabalhando no projeto da fundação da Missão Evangélica aos Índios do Brasil – MEIB. Com oração fervorosa o reverendo começou a falar em línguas estranhas que não era nem inglês nem alemão, constatado pelos missionários. A própria  mãe da menina caiu em êxtase e também falou em línguas. A diretora da Escola Normal Maranata, missionária inglesa Joan Caven, que era cadeirante, também se emocionou e teve revelações.

Em outro culto chamado de “culto de avivamento” o Pr. Odilon dirigiu-se ao seu Natal e orou pela sua cura “determinando” que o irmão fosse curado e levantasse daquela “cadeira de rodas”.  O seu Natal, homem de Deus, lhe disse mais ou menos estas palavras: “Pastor, eu sirvo a Deus desde quando aceitei a Jesus como salvador e sou um servo muito feliz mesmo com este defeito físico causado pela doença e sempre Deus tem me dado alegria e suprido todas as minhas necessidades, se  Ele quer me curar estou pronto para receber a cura do meu corpo, se quer me deixar assim como sou, continuarei servindo ao meu Deus com alegria e felicidade”.   O seu Natal não foi curado nem a menina e nem a dona Joana Caven.  Porém os cultos da cruzada continuaram com as lindas pregações e lindos cânticos do Cantor Claudir. Muitos crentes desviados voltaram para igreja. 

Naquele tempo não entendíamos o que era o Neo Pentecostalismo, nem mesmo os pastores e missionários da AICEB. Era o início da explosão que viria mais tarde iniciando o movimento Neo Pentecostal em muitas igrejas, causando divisões nos arraiais evangélicos.  Odilon continuou indo para outras nossas igrejas como a de Presidente Dutra (do Pr. Virgílio Feitosa) a de Colinas (do Pr. Jonas Matos, em São Luís, (a do Pr. Abdoral Silva, a de Grajaú (a do Pr. Paulo Monteiro). Todos receberam o servo de Deus com boas vindas, mas em nenhum lugar o Reverendo Odilon não foi bem sucedido com o que planejava em seu coração.  Depois quando voltou para Brasília, escreveu um livro, que fez referencia  as suas viagens e experiências pelo Maranhão e  falou do seu Natal, contando a sua história de vida e destacando-o como um  homem submisso, humilde e fiel  a Deus.   



  

      

 

 

RÁDIO ONLINE REPÓRTER DE DEUS

 

AGORA OPCIONAL NO SEU BLOG

REPÓRTER DE DEUS

RÁDIO ONLINE REPÓRTER    DE DEUS

QUERENDO OUVIR

A RÁDIO CLIQUE

NO BANNER QUE TEM A MINHA FOTO E O NOME DO BLOG QUE ESTÁ EM CIMA

Clique no Play como está marcado de branco. A Rádio começa a tocar. O controle do valume é fácil.

segunda-feira, 28 de outubro de 2024

Primeira Igreja de Barras 16 anos de muita atividade

 

A Primeira Igreja Cristã Evangélica de Barras festejou este final de semana  o 16º aniversário de plantação. Há 16 anos em outubro de 2008, com a grande participação da Igreja Cristã Evangélica de Batalha (há 35 Kms) uma grande caminhada foi realizada pelas ruas do barro santinho, onde se localiza o templo, com som volante e algumas paradas em locais estratégico, o evangelho era anunciado e convite eram feitos para o culto da noite, que foi feito no praça da concha, com a presença da diretoria regional nordeste e uma grande caravana da igreja de Batalha e participação da banda os brasas do altar.  O nome da igreja ficou bastante identificado e presença no bairros de duas famílias sendo os missionários Martin e Susanne Baumann e pastor Cléber e Rivalda Campos, que já estavam radicados na cidade exclusivamente para este fim, a criação do campo missionário. 

Foi uma bênção. Convertido, batizado e discipulado  em Batalha pelo Pr. Lucimar Rocha, o Pr. Jovenelson Rodrigues (o Joral) já era estudante de teologia no Rancho da Lua, Demerval Lobão, como uma coluna da igreja, foi uma base sólida nos primeiros dias até o início da contração do templo.

O trabalho social que o Pr. Martin e Susanne Baumann realizam na zona rural do município de Barras, tem provido muitos convertidos que anualmente se deslocam de 10, 20, 30  e até de 40 quilômetros para as comemorações na igreja sede. Veem de motos, carros fretados trazendo seus filhos e todos se alegram nessas festas. Normalmente a festas encerram com uma refeição, além de espiritual através das mensagens, louvores, participações, a refeição física e retornam para casa cheios de alegria prometendo vir em outras festa, que pode ser o natal.

Foi pregado do evento o Missionário PR. Joel Roggensinger, que trabalho na Missão Pró sertão em Demerval Lobão no Centro Bíblico Rancho da Lua.

Os crentes de Miguel Alves com a missionária Iraneide

O Tema foi abordado pelo pregador




Grupo de Mulheres da Igreja

O Pr. Filipe Adriano Sapala, um moçambicano trouxe um grupo de irmãos de Miguel Alves 




Pr. Joel Roggensinger pregador




Pr. Joral

sábado, 26 de outubro de 2024

Campo Missionário de São Francisco do Maranhão recebeu novo pastor



Depois de muitas visitas da Diretoria Regional Nordeste, especialmente nas pessoas do seu presidente Pr. Orisvaldo Costa Ribeiro e  irmão Antonio Filho, ao Campo Missionário de São Francisco do Maranhão, ontem o dia 24 quinta feira foi marcado como um dia de bênção alegria e vitória, pois o campo que estava  sem obreiro há muito tempo, a liderança regional e os irmãos da igreja ansiosamente buscavam solução para o problema da falta um pastor,  para cuidar do rebanho. Finalmente o campo recebeu  o casal que certamente Deus preparou para este mister.

O Pr. Johnny Karlsberger Morais Machado casado com  Talita Ferreira de Melo são os novos obreiros. Ambos são de Piracuruca,  com a experiência no pastoreio, ela filha pastor e esposa dedicada mãe de dois filhos pequenos.

O culto de posse aconteceu neste dia (24 quinta feira) com as presenças do presidente da AICEB Nordeste Pr. Orisvaldo Costa Ribeiro, o tesoureiro Antonio Filho e o secretário do DRO Departamento Regional de Obreiros, Pr. Mateus Francisco de Sousa Neto.

Estiveram presentes na cerimônia de posse o Pr. Valdir  da ICE de Amarante, cidade separada  da de São Franscisco do Maranhão apenas pelo Rio Parnaíba. Estiveram presentes também representantes da Igreja Assembleia de Deus tradicional, a Madureira e a Igreja Batista Getsêmani.

O campo missionário de Amarante, já há vários anos se emancipou tornando-se igreja autônoma, enquanto que o de São Francisco, que foi criado na mesma época do Projeto Pró Piauí, continua não emancipado, porém com uma bela estrutura.

presidente da AICEB Nordeste, Pr. Orisvaldo Ribeiro

Johnny recebe manual de documentos da AICEB






A Igreja de Piracuruca se reuniu no dia 17 de outubro, quinta feira para o culto de envio do casal Pr. Provisionado Johnny Karlsberger para o campo missionário de São Francisco do Maranhão




quarta-feira, 16 de outubro de 2024

Conferência do Aniversario de 34 anos de fundação do Departamento de Mulheres da Região Nordeste.



O conclave foi realizado na Igreja Cristã Evangélica Ponto Ágape de Piracuruca neste dia  12 de outubro sábado com a maioria dos DLOMs (Departamentos Locais de Mulheres)  presentes tendo como preletora a irmã Ediane Marques, de São Luís, Maranhão. Ediane é formada em letras pela Universidade Federal do Maranhão, funcionária pública e professora de inglês)  Ela foi especialmente convidada  pelo DREM NE (DEPARTAMERNTO REGIONAL DE MULHRES DA AICEB NORDESTE,  para expor o tema que lhe foi sugerido: I Pedro 3. 3 a 4 – Não seja o adorno da esposa o que seja exterior como frisado de cabelos, adereços de ouro, aparato de vestuário; seja, porém, o homem interior do coração, unido ao incorruptível trajo de um espírito manso e tranquilo, que é de grande valor diante de Deus.”

Estes eventos principalmente nas igrejas do interior têm sido muito salutar e os DLOMs têm muita alegria em participar levando músicas especiais, renovando amizades e recebendo os ensinos da Palavra com muito apreço no coração. Para todas as irmãs foi uma bênção o evento.

Ediane Marques, preletora - esposa do presidente da AICEB, Pr. Polary da Silva, que a acompanhou até Piracuruca.

Jeiel presidente e Érica vice presidente










domingo, 13 de outubro de 2024

Presidente da AICEB em Piracuruca

A vinda do Presidente da AICEB, Pr. Polary Silva à cidade de Piracuruca, PI.neste final de semana, feriado de 12 de outubro, teve duas finalidades bem sucedidas. A primeira, veio acompanhando sua esposa Ediane Marques, (formada em letras pela Universidade Federal do Maranhão, funcionária pública e professora de inglês)  que foi convidada como preletora na comemoração do aniversário do Departamento Regional de Mulheres - DREM Nordeste. Segunda, veio participar de uma importante reunião com a Diretoria Regional Nordeste e o Pr. Samuel Paulino, da Igreja Cristã Evangélica Aliança, do bairro Três Lagoas, que aconteceu com muito êxito.

Uma vez em Piracuruca, cidade onde temos duas igrejas da AICEB, a Igreja Cristã  Evangélica de Piracuruca, hoje Ponto ÁGAPE, ou melhor, a Igreja do centro, a qual teve como seu pastor o Pr. Samuel Paulino de Sousa Filho, que a pastoreou por 22 anos tendo a deixado em tempos recentes, para se dedicar ao pastoreio da segunda fundada pelo mesmo no bairro Três Lagoas, a qual cerca de dois anos foi emancipada pela igreja mãe e organizada como igreja autônoma, como assim prescrevem os nossos documentos.

No processo de separação dos dois campos abrolharam algumas dificuldades que interferiram na comunhão e consequentemente  no bom relacionamento entre irmãos, pastores e a diretoria regional nordeste. Entretanto, como não pode haver entre pessoas que amam a Deus, qualquer raiz de amargura que possa brotar e perdurar, neste sábado dia 12 de outubro, aconteceu um verdadeiro mover de Deus entre todos, tendo como mediador o Presidente da AICEB Pr. Polary Silva, que vestido da humilde e mansidão de um líder, porém determinação, foi instrumento de Deus na promoção da paz de Deus entre todos, deixando como orientação os dois pastores líderes Samuel Paulino e Inácio Pimentel, os conselhos das duas igrejas a  agendarem um salutar encontro e posteriormente um grande culto de reconciliação das duas igrejas  a ser escolhido o local e data.




O Presidente da Diretoria Regional Nordeste, Pr. Orisvaldo Costa Ribeiro, declarou o seguinte sobre a reunião que ocorreu neste sábado em Piracuruca:
"Deus seja louvado, glória a Deus pelo resultado da nossa reunião. Agradeço a Deus pela presença do nosso Presidente Nacional, Pr. Polary que foi um instrumento usado por Deus na mediação com muita sabedoria. Parabenizo aos pastores, lideranças,  pelo disposição de preservarmos a unidade e de trabalharmos junto pelo bom andamento da obra".
O Presidente da AICEB, Pr. Polary avaliou com as seguintes palavras: "Nossa visita à Piracuruca foi renovadora, pois contemplamos a ação do Espírito Santo operando por meio da Pregação do Evangelho e também movendo corações, restaurando a comunhão dos santos.
Louvamos a Deus, em nome da Diretoria Geral da AICEB, pelos líderes da Região Nordeste, visto que os mesmos, vem desempenhando um trabalho de renúncia e amor para edificação do corpo de Cristo e para glória de Deus.
Que o Espírito Santo continue usando suas vidas", completou.

sexta-feira, 11 de outubro de 2024

PASTOR CLAUDIO SANTOS, SEU PERFIL

 



Seu nome é Pastor Claudio Lima dos Santos, filho de Elizabeto Ferreira dos Santos e Diná Lima dos Santos. Ambos foram professores no Seminário Cristão Evangélico do Norte por aproximadamente uma década, e seu pai foi diretor do Seminário.

Seus bisavós maternos eram evangélicos, e moravam no povoado, Centro dos Protestantes, município de Barra do Corda, MA. Local onde nasceram os primeiros encontros anualmente dos crentes de todas aquelas redondezas, festa que durava até uma semana.  Segundo Claudio, seus avós e sua mãe são citados no livro Nossas Raízes, do Pastor Abdoral Silva como exemplos de fé e amor.

O próprio Pr. Claudio Santos passa agora a se identificar com as seguintes palavras: 

"A família de meu pai tem uma história mais antiga no evangelho. Temos registros do nosso tataravô que evangelizava, enquanto fazia longas viagens pelo Brasil como comerciante. 

Na família de meu pai, há três pastores da Igreja Cristã Evangélica: meu pai, meu tio Eliézer Santos (que já descansa no Senhor), e o meu tio Elizamar Santos. Há ainda o quarto pastor, o tio Edmilson Santos da Igreja Batista. Eu já estou no ministério pastoral há 17 anos e atualmente pastoreio a Primeira Igreja de Colinas, Ma. Meu filho Samuel é pastor na Primeira Igreja Cristã Evangélica de Jenipapo dos Videiras, MA. e minha filha está no primeiro ano do seminário Palavra da Vida, em Benevides  Pará.

O Repórter de Deus continua: Encontrei este texto no grupo de obreiros da AICEB e lendo-o voltei ao tempo por muitos anos.  Pr. Claudio, conheci criança, no Seminário em São Luís quando o meu amigo e contemporâneo de Internato Maranata (Barra do Corda MA. 1967) Elizabeto (O Beto) ali também era interno.

Há 17 anos serve ao Senhor no ministério pastoral. Sua primeira igreja foi em Grajaú, MA. onde passou 17 anos, na Igreja Cristã Evangélica da Rodoviária, após a sua organização.

Já conhecia a jovem Diná desde o ano anterior quando ali cheguei. Ela sempre foi muito dedicada e uma boa amiga. Era filha do casal seu Natal e dona Hosana. Moravam na cidade, no morro da Altamira à margem da estrada que antigamente subia àquela serra sinuosa.

Pr. Claudio Santos, vem de uma família de pastores e desde cedo propôs no seu coração enveredar também por este caminho, escolhendo ser um ministro do evangelho. Casado com Gracilene da cidade de Cantanhede, MA. são pais de dois filhos o Samuel que é casado com Daniela e têm um filho  por nome Judá.  A Ana Elisa a caçula de Claudio   é a seminarista.

Sua primeira igreja foi em Grajaú, onde passou 15 anos, e organizou a Igreja Cristã Evangélica da Rodoviária.

Hoje o Pr. Claudio  serve o Senhor em Colinas Maranhão, sua segunda igreja, há dois anos, a Primeira Igreja de Colinas, onde temos mais três igrejas autônomas. (a do pastor Jorge no bairro Guanabara; a do pastor Robson na Trizidela e a do pastor Junior Viena no bairro Liberdade).

Sua igreja, a mais antiga da cidade de Colinas, que foi fundada e pastoreada pelo pioneiro missionário canadense Perrim Smith, por Patrício Cavalcante, pelo  Pr. Paulo Monteiro, pelo Pr. Jonas Mattos,  pelo Pr. Sebastião Pereira, Pelo Pr. José Severiano, Pr. Francisco e outros como a obreira Itamar.

Casamento de Beto e Diná

Beto foi pastor em algumas igrejas e Secretário de Educação do Município de Grajaú MA


Sua Família






 

 

domingo, 29 de setembro de 2024

JUBILAÇÃO DOS PASTORES JOSÉ PEREIRA DA SILVA E SEBASTIÃO DE SOUSA


Nos dias 26 e 27 de Julho de 2024, durante as noites na XVII Convenção Regional, o Departamento Regional de Obreiros (DRO), por meio do seu Secretário Pr. Mateus Francisco de Sousa Neto, substituindo o presidente Pr. José Lucimar da Rocha, presidiu a cerimônia de jubilação dos pastores José Pereira da Silva e Sebastião de Souza.

A solenidade nas duas noites foram marcadas por muitas homenagens emocionantes dos familiares, das ex-ovelhas, dos pastores, das igrejas e da Diretoria Regional, com destaque para a leitura do histórico de vida e ministérios dos dois jubilados. Momentos marcantes da pregação do Evangelho pelo Pr. Pereira, sempre de forma oportuna e diligente por onde passava como funcionário da SUCAN visitando as casas.

Depois, recebendo a autorização da Diretoria Regional Nordeste, ainda na gestão do Pr. Lucimar Rocha há mais vinte anos, iniciando seu ministério propriamente dito, como dirigente autorizado, título da época o que hoje correspodende Pastor Provisionado, que durou 22 anos na AICEB, entre a Regiões Nordeste e Tocantina

e teve como principal resultado a fundação da Igreja Cristã Evangélica Rios de Água Viva, na capital Teresina.

Igualmente, momentos memoráveis dos 40 anos de ministério do Pr. Sebastião na AICEB, entre Maranhão, Piauí e Pará retornando para o Piauí, Teresina.

Além disso, foram exibidos vídeos produzidos pelo Pr. José Lucimar da Rocha em homenagem aos seus dois colegas e contemporâneos de ministério.

Em ato contínuo, conforme o artigo 68 do Estatuto da AICEB e artigo 32, parágrafo 5o, do Regimento Interno do DNO, a Região Nordeste da AICEB concedeu a jubilação dos dois 

pastores, condecorando-os com uma placa de Honra do Mérito.

O Departamento Regional de Obreiros neste ato, juntamente com todos os pastores presentes impuseram as mãos sobre os dois jubilados (José Pereira na noite de 26 de Julho 2024 e Sebastião de Sousa na noite de 27.  enquanto uma oração era dirigida ao Senhor. Após isto, os jubilados faziam seu pronunciamento  de gratidão a Deus. O Pr. Pereira citou várias passagens bíblicas pertinentes, enfatizando sua esperança na vida eterna. Por sua vez o Pr. Sebastião fez um discurso emocionante em inglês, sendo traduzido por sua filha Esther. Por fim, o DRO e a Diretoria Regional fizeram seus pronunciamentos e uma oração encerrando o momento. No último dia o Pr. Inácio Pimentel, presidente da Convenção, encerrou a cerimônia com uma oração.


Texto do Secretário da Diretoria Regional  e Repórter de Deus





sexta-feira, 20 de setembro de 2024

Igreja Cristã Evangélica Central de Barras (PI) comemora mais um ano de atividades

A Igreja Cristã Evangélica Central de Barras PI. uma das nossas igrejas naquela cidade, fundada também sob os auspícios da Igreja Cristã Evangélica de Batalha, comemorou neste último final de semana o seu décimo primeiro de fundação desde quando começou em 2013 no centro da cidade em local alugado. 

Primeiro local do início da obra da Igreja Central

Local onde foi construído o templo


Igreja em Construção
pouco tempo depois estava iniciando  a construção de um dos maiores templos da região Nordeste, com toda a infra estrutura com galeria, amplo espaço para os bancos, Secretaria, batistério, berçário, duas salas no segundo piso para EBD, uma espaçosa cantina amplos banheiros.
Inaugurou em 2017 o referido templo com a presença da Diretoria Regional e pregador o Pr. Enoque Santana.

Na noite da inauguração e dedicação do templo


em 2021 o Campo Missionário foi emancipado e organizado com uma grande festa espiritual.

Na data em que a Igreja Cristã Evangélica Central de Barras, comemorou o seu primeiro aniversário de emancipação e organização,  entregou ao bairro Marupá daquela cidade, um templo; construção iniciada em Janeiro daquele ano. O terreno foi doação do casal de irmãos que reside próximo à congregação, Dalvo e Gorete, num gesto de amor à obra de Deus.  

O Pr. Joral (Jovenelson Rodrigues) tem sido abençoado no envolvimento das pessoas nesses projetos de construção tendo recebido uma vultosa oferta para aquela finalidade de um empresário da cidade.   Os maiores frequentadores da congregação tem sido crianças e adolescentes que têm sido ensinados na escolinha de boas novas e alguns dos pais desses pequeninos estão sendo alcançados com a semente do evangelho, foi o que percebemos  naquela noite e inauguração.



Diretoria Presente congreção bairro Marupá


Este ano a igreja se reuniu para mais este aniversário que foi o de 11 anos de plantação da obra.



Pr. Manoel Carlos e Pr. Alberto, pregador da noite





Pr. Joral e Adv e Evang de Esperantina Luiz Carlos e membro do Conselho Fiscal da região nordeste


FOTOS: Repórter de Deus

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...