sábado, 5 de abril de 2025

HISTÓRICO DA IGREJA CRISTÃ EVANGÉLICA DE CAMETÁ, PARÁ







 

Cametá é uma das mais antigas e importantes cidades do Pará. Desempenhou papel crucial na Cabanagem quando chegou a ser capital da Província do Grão Pará. É um Patrimônio Histórico Nacional. Localizada à margem esquerda do Rio Tocantins, a cidade ainda exerce influência em toda a sua região e fica distante da capital Belém cerca de 180 km, por rodovia com 6 ou 7 horas de viagem de ônibus. 

A Igreja Cristã Evangélica de CAMETÁ, no último final de semana, dias 29 e 30 de Março, esteve comemorando os seus 53 anos de organização e seus 64 anos de fundação.

Até 1960 os missionários evangélicos não haviam chegado, como em tantas outras cidades do interior. A Missão Cristã Evangélica do Brasil, com sede em Belém chegou com o evangelho de Jesus Cristo na cidade  em Março de 1961 através do missionário Robert Rycker e família, que aportaram  em Cametá com a finalidade de fixar residência para plantar uma igreja cristã evangélica. Enfrentou muitas oposições dos moradores, lembram os irmãos mais idosos, mas o evangelho foi mudando paulatinamente algumas famílias. Posteriormente Rycker voltou para sua terra natal e então vieram outros missionários como o missionário Ronald, que morreu afogado nas águas do Rio Tocantins enquanto lutava para salvar seu filho que havia caído nas águas. O Pr. Lucimar Rocha relata que visitou o seu túmulo no cemitério da cidade, quando de sua passagem por Cametá em 1975. Depois vieram os missionários como o Pr. Arnold e posteriormente o Pr.  Arthur e o Pr. Allan Guedes, de nacionalidade escocesa, que foi o último missionário estrangeiro a trabalhar naquele campo pioneiro nos anos 1970, 71, 72. Foi no seu ministério que foi construído o primeiro templo para adoração ao SENHOR.

A Igreja foi organizada no dia 25 de Março de 1972, em uma reunião extraordinária, presidida pelo missionário Teodoro Laskowsky que na época era presidente da MICEB.

Depois a MICEB passou a Igreja para a AICEB, como aconteceu com todas as igrejas plantadas por missionários, era entregues à jurisdição da denominação através da antiga  Junta Regional Amazônica, hoje Diretoria Regional Amazônica.

Ao longo desses anos a Igreja tem passado por muitas adversidades, mas o SENHOR, que é o dono dela tem dado perseverança aos irmãos que mesmo com todas as dificuldades tem sustentado o trabalho de pé. Hoje a Igreja está sob a liderança do pastor Clóvis Monteiro que está há 4 anos no pastoreio do rebanho do SENHOR em Cametá.

"Nessa conferência de aniversário agora de Março 2025, tivemos a honra de ter conosco o missionário Stewart Guedes que é filho do saudoso missionário Allan, escocês já falecido" disse o pastor Clóvis Monteiro. 

Agradecemos a Deus pelo seu dom inefável e agradecemos as orações dos nossos queridos colegas e irmãos pela nossa amada ICE CAMETÁ.


Pr. Clovis Monteiro


Em janeiro de 1975 ainda bem jovem, estive em Abaetetuba sendo professor dos alunos daquele ano, no IBA Instituto Bíblico de Abaetetuba  onde convivi como bons colegas e também com o Pr. Arnaldo na companhia de quem viajamos, eu e Lenir, minha esposa para Cametá para uma visita. O Pr. Allan Guedes esteve em nosso casamento em Parintins Amazonas em janeiro de1975. Estivemos com ele também em Igarapé-Miri, pois já cuidava daquela igreja que também era um campo novo. Ele foi o fotógrafo do nosso casamento e fez lindas fotos coloridas, raras naquele tempo, que embelezaram o vídeo da comemoração das Bodas de Ouro minhas com Lenir.    

Este histórico da Igreja Cristã Evangélica de Cametá trás lindas recordações, pelas quais louvamos muito a Deus.

Repórter de Deus.

Igreja Cristã Evangélica de Cametá em 1975

Alunos de 1976 Instituto Bíblico de Abaetetuba



Fotos: Acervo - Repórter de Deus


terça-feira, 1 de abril de 2025

Edmilson Santos partiu para o Senhor

 


Fui surpreendido hoje com a triste notícia da partida de um dos meus grandes amigos, contemporâneo do Seminário em São Luís em 1969 quando chegamos, eu vindo do Internato Maranata de Barra do Corde e Edmilson Santos, do internato Betânia de Cururupu. Estudamos juntos dois anos. Para fazer o terceiro ano, foi despedido do seminário, por uma paixão que nutria com uma estudante. Naquele tempo os Regulamentos da Casa  no artigo 05 proibia terminantemente o namoro, mas de vez  em quando  um jovem estudante quebrava o regulamento.

Assim a Casa o liberou e ele foi embora para tentar a vida em Brasília.  Foi muito bem sucedido.  Tornou-se bancário de uma agência oficial do governo federal, justamente a Caixa Econômica Federal.  Ali cresceu galgando o píncaro da sua carreira, viajando por todo o território nacional a serviço do cargo. Trabalhou muitos anos, aposentando-se  no cargo de auditor da Caixa.

Edmilson  foi graduado em teologia e ficou sempre com os Batistas do DF tornando-se também pastor e estava em plena atividade na área jurídica como advogado atuante

Cada vez que fui a Brasília, ia me ver onde eu estava hospedo e me levava para passear e melhor conhecer a capital do Brasil. Era muito brincalhão e se lembrava de todas as nossas brincadeiras no seminário.

Alguns dias passados, foi como de costume pernoitar em sua chácara no município de Luziânia e à noite foi ao banheiro e, acidentando-se quebrou  três costelas numa queda. Os familiares deram entrada no hospital e sendo diabético, os medicamentos não surtiram o efeito desejado pelos médicos vindo a piorar e agravar a saúde e na madrugada deste último domingo veio a óbito.     Nesta manhã de segunda feira (01) foi sepultado. Edmilson deixou dois filhos adultos do primeiro casamento e de Nádia, viúva deixou dois filhos também adultos.

Edmilson Santos pertencia a família dos irmãos Nelson e Enedina seus pais, que em tempos passados residiram em colinas, Buriti Bravo, e Timon  e vieram a falecer um perto do outro. Por onde moraram, faziam a EBD todos domingos em casa e muitas crianças e jovens e outras pessoas iam para ouvirem a história de Jesus, nessas cidades hoje temos  igrejas como resultado, pois quem sai andando chorando enquanto semeia voltará com júbilo trazendo seus feixe.   Os Seus filhos de Nelson e Enedina, especialmente os menores foram cuidados pelos antigos missionários do Internato Betânia de Cururupu,  como Elizamar, Edimilson, Elizabeto, (o Beto) Edina. Elian foi criado por outra família. Elizú, não sei e nem o mais velho que morava em Imperatriz, o Enedelson, que é falecido há muitos anos.  Os maiores foram para o Instituto Bíblico, como Eliézer, Maria Luísa onde se formaram. Ainda há uma filha idosa, que não sei o nome nem onde mora.  

Família abençoada, filhos pastores e obreiras.  O Pr. Beto já está com o Senhor desde de 2006. Foi Diretor do Seminário por 10 anos. Era Graduado em Teologia, professou de Bíblia no Seminário, tocava órgão, e acordeom. Fez Mestrado e Doutorado em Filosofia, falava fluentemente o Inglês.   Foi Secretário de Educação do Município de Grajaú, MA.  Era pastor da Igreja Cristã Evangélica de Formosa da Serra Negra a 75 quilômetros de Grajaú. Deixou Diná, minha contemporânea também de seminário e seus dois filhos, O Pr. Claudio Santos, que é titular da Igreja Cristã Evangélica de Colinas, Ma.  e Silvano que reside  em Grajaú com sua mãe.

O Pr. Eliézer Santos, faleceu em dezembro de 2022, portanto está com três que deixou seus queridos. Era ele professor e diretor de escola pública fez graduação em educação. Graduação em Teologia pela Seminários tempo depois já pastor.  Foi Pastor desde jovens em Tuntum fundador da Primeira Igreja e construtor do templo. Aposentado, foi acometido de enfermidade da próstata, lutou muito vindo a faleceu em 2022. Era  casado com Albertina de tradicional família da igreja de Barra do Corde, ela professora do Estado e uma dedicada serva de Deus. Conheci o casal ainda solteiros e fizemos viagens evangélicas pregando a Palavra de Deus. Tiveram 5 filhos. A caçula Andréia é graduada em Educação Cristã e professora graduada, esposa do Pr. Jairo, pastor da primeira Igreja Cristã Evangélica de Barra do Corda. 

  

Dr. Pr. Edmilson Ferreira dos Santos

Seus filhos todos crentes membros da igreja que era Pastor

Leia algumas  mensagens de pesar dos pastores da AICEB sobre Edimilson:

Este é o irmão Edmílson Ferreira Santos.(75 anos)

Ele é irmão do Pr. Elizamar. Estava internado para o tratamento de uma infeção procedente da bactéria Salmonella. Ficou internado algum tempo sem melhora, foi entubado semana passada e hoje pela manhã faleceu.  À família, nossas condolências sentimentos pela partida deste servo de Deus. Que o Espírito Santo que é o nosso Consolador console a família, amigos e todos aqueles(as) que o conheciam. " Porque nenhum de nós vive para si mesmo, nem morre para si. Porque, se vivemos, é para o Senhor que vivemos; se morremos, é para o Senhor que morremos. Quer, pois, vivamos ou morramos, somos do Senhor." Rm 14:7-

Josué Azevedo

Que a  graça e a misericórdia do Senhor fortaleça, ampare e console o coração de todos os familiares do nosso irmão, em especial do meu amigo e companheiro de ministério pr. Cláudio”

Pr. João Batista

“Expresso o meu profundo sentimento aos familiares do irmão Edimilson. Um servo de Deus. Tive o privilégio do convívio com este irmão, principalmente quando ele por um período frequentou a nossa casa aqui em Brasília; foí também meu professor de EBD,  bem como, me presentiou um exemplar do Cantor Cristão com cifra. Bons momentos. Creio que certamente marcou a vida de muitos, com o seu carisma, e acima de tudo como um homem de Deus. Que o nosso bondoso Deus console os corações de todos os seus familiares, amigos e irmãos em Cristo”

Pr. José Clovis, DF

 

 

 

 

 

 

 

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...