Cametá é uma das mais antigas e importantes cidades do Pará. Desempenhou papel crucial na Cabanagem quando chegou a ser capital da Província do Grão Pará. É um Patrimônio Histórico Nacional. Localizada à margem esquerda do Rio Tocantins, a cidade ainda exerce influência em toda a sua região e fica distante da capital Belém cerca de 180 km, por rodovia com 6 ou 7 horas de viagem de ônibus.
A Igreja Cristã Evangélica de CAMETÁ, no último final de semana, dias 29 e 30 de Março,
esteve comemorando os seus 53 anos de organização e seus 64 anos de fundação.
Até 1960 os missionários evangélicos não haviam chegado, como em tantas outras cidades do interior. A Missão Cristã Evangélica do Brasil, com sede em Belém chegou com o evangelho de Jesus Cristo na cidade em Março de 1961 através do missionário Robert Rycker e família, que aportaram em Cametá com a finalidade de fixar residência para plantar uma igreja cristã evangélica. Enfrentou muitas oposições dos moradores, lembram os irmãos mais idosos, mas o evangelho foi mudando paulatinamente algumas famílias. Posteriormente Rycker voltou para sua terra natal e então vieram outros missionários como o missionário Ronald, que morreu afogado nas águas do Rio Tocantins enquanto lutava para salvar seu filho que havia caído nas águas. O Pr. Lucimar Rocha relata que visitou o seu túmulo no cemitério da cidade, quando de sua passagem por Cametá em 1975. Depois vieram os missionários como o Pr. Arnold e posteriormente o Pr. Arthur e o Pr. Allan Guedes, de nacionalidade escocesa, que foi o último missionário estrangeiro a trabalhar naquele campo pioneiro nos anos 1970, 71, 72. Foi no seu ministério que foi construído o primeiro templo para adoração ao SENHOR.
A Igreja foi organizada no dia 25 de Março de 1972, em uma
reunião extraordinária, presidida pelo missionário Teodoro Laskowsky que na
época era presidente da MICEB.
Depois a MICEB passou a Igreja para a AICEB, como aconteceu com todas as igrejas plantadas por missionários, era entregues à jurisdição da denominação através da antiga Junta Regional Amazônica, hoje Diretoria Regional Amazônica.
Ao longo desses anos a Igreja tem passado por muitas
adversidades, mas o SENHOR, que é o dono dela tem dado perseverança aos irmãos
que mesmo com todas as dificuldades tem sustentado o trabalho de pé. Hoje a
Igreja está sob a liderança do pastor Clóvis Monteiro que está há 4 anos no
pastoreio do rebanho do SENHOR em Cametá.
"Nessa conferência de aniversário agora de Março 2025, tivemos a honra de ter conosco o missionário Stewart Guedes que é filho do saudoso missionário Allan, escocês já falecido" disse o pastor Clóvis Monteiro.
Agradecemos a Deus pelo seu dom inefável e agradecemos as orações dos nossos queridos colegas e irmãos pela nossa amada ICE CAMETÁ.
Pr. Clovis Monteiro
Em janeiro de 1975 ainda bem jovem, estive em Abaetetuba sendo professor dos alunos daquele ano, no IBA Instituto Bíblico de Abaetetuba onde convivi como bons colegas e também com o Pr. Arnaldo na companhia de quem viajamos, eu e Lenir, minha esposa para Cametá para uma visita. O Pr. Allan Guedes esteve em nosso casamento em Parintins Amazonas em janeiro de1975. Estivemos com ele também em Igarapé-Miri, pois já cuidava daquela igreja que também era um campo novo. Ele foi o fotógrafo do nosso casamento e fez lindas fotos coloridas, raras naquele tempo, que embelezaram o vídeo da comemoração das Bodas de Ouro minhas com Lenir.
Este histórico da Igreja Cristã Evangélica de Cametá trás lindas recordações, pelas quais louvamos muito a Deus.
Repórter de Deus.
![]() |
Igreja Cristã Evangélica de Cametá em 1975 |
![]() |
Alunos de 1976 Instituto Bíblico de Abaetetuba |
Fotos: Acervo - Repórter de Deus