segunda-feira, 10 de abril de 2017

CARGA PESADA

CARGA    PESADA
        
         Segundo o dicionário da língua portuguesa, carga é um objeto ou conjunto de objetos geralmente volumoso e pesado. Na nossa vida secular, por exemplo, o Brasil passa atualmente por uma fase muito difícil conhecida como crise, em razão da má gestão pública de seus administradores. Por isso, todos os brasileiros estamos carregando uma carga de fato muito pesada! Na nossa vida cristã a situação é ainda pior, pois, como consequência do pecado, o homem passou a ter tremendas dificuldades no seu viver diário (Gn 3:15-19). Vamos focar nossa conversa nessa carga imposta à humanidade após a expulsão do homem do Paraíso.
            Sobre a questão espiritual dos cristãos (os filhos de Deus), há duas realidades incontestáveis no mundo. A primeira: os pesados fardos que temos de carregar. A segunda: somos peregrinos sobre esta terra e um dia tais cargas desaparecerão para sempre (Hb 11:13). Apesar das terríveis lutas, o nosso Deus, numa demonstração de grande amor por seus filhos, “nos ajuda a levar diariamente o nosso fardo” (Sl 68:10).
            Os fardos, sob a ótica espiritual, estão agrupados em dois grandes segmentos, sendo o primeiro os problemas físicos e emocionais relacionados ao corpo e mente. São as deficiências e doenças físicas e os problemas ligados à nossa mente (problemas mentais que afetam nossos sentimentos e emoções). Sobre esse aspecto o apóstolo Paulo declara: “Por isso, não desanimamos; pelo contrário, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo, o nosso homem interior se renova de dia em dia” (II Co 4:16). O físico e o emocional, após a morte, voltarão ao pó de onde vieram. O outro segmento são os fardos espirituais, incomparavelmente mais graves que os problemas físico/emocionais. Paulo, escrevendo aos efésios sobre o assunto, disse: “Porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes” (Ef 6:12). O fracasso ligado à nossa deficiente vida espiritual (o nosso relacionamento com Deus) traz consequências eternas muito graves, pois enquanto o corpo/mente desaparece no pó da terra, a nossa vida espiritual determinará o nosso destino eterno perto ou separados de Deus.

            A Bíblia registra a história de servos de Deus do passado que foram provados e tiveram de carregar pesados fardos:
§  Noé: Construir um grande barco e convencer uma geração toda do seu pecado. Aprovado! (Gn 6:11-22)
§  Abraão: Deixar tudo e sair para uma terra desconhecida. Aprovado! (Gn 12:1-3)
§  Moisés: Libertar o povo de Israel da escravidão do Egito. Aprovado! (Hb 11:23-29)
§  Elias: Enfrentar a idolatria dos seguidores de Baal. Aprovado! (I Rs 18:38-40) 
§  Paulo: Pregar o evangelho sob intensa perseguição e sofrimento. Aprovado! (At 9:10-16)
§  Jesus: Deixar o Pai para salvar a humanidade através do sacrifício na cruz. Aprovado! (Jo 3:16).

Tiveram vida fácil? Não! Tiveram dúvida e medo? Evidentemente que sim, mas não desanimaram ou desistiram, pois tinham acima de si o Deus Onisciente, Onipotente e Onipresente, o mesmo Deus que está conosco todos os dias!

Hoje os nossos fardos em geral são bem diferentes, por exemplo:
§  O fardo físico da labuta diária – O castigo de Deus ao homem após a queda
§  O fardo das tradições religiosas – Os pesados sacrifícios religiosos
§  O fardo da perseguição e do sofrimento -  A porta estreita e o apertado caminho para o Lar Celeste
§  O fardo dos vícios e maus costumes  -  Pecados que insistem em nos dominar (escravizar)
§  O fardo do pecado não confessado e não perdoado – A culpa que insistentemente martela a nossa consciência
§  O fardo das preocupações diárias  -  passadas, presentes e futuras...   
§  O fardo das preocupações com o próximo -  Necessidade de carregar as cargas dos outros...

Assim como aconteceu com os servos fiéis no passado, nenhum cristão hoje pode ter vida fácil como muitos andam apregoando por aí. É certo que Deus vai sempre suprir nossas necessidades, além de termos sua contínua presença ao nosso lado. Incentivados pelo testemunho dos nossos antepassados precisamos perseverar até o fim para alcançarmos a coroa de glória preparada apenas para os vencedores.

Encerrando, qual é a fórmula para carregar os fardos e alcançar a vitória na vida espiritual? .
§  Aceite o Senhor Jesus como seu Salvador e a ajuda que Ele oferece
     “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei” (Mt 11:28)
§  Reconheça sua incapacidade e confie cada vez mais no Senhor
     “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará” (Sl 37:5).  
§  Creia e descanse nas infalíveis promessas do Senhor
     “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos recebereis para mim mesmo, para que, onde estou, estejais vós também” (Jo 14:1-3). Na graça de Deus.


Humberto Jônatas Jorge Miranda – ICE Marco – Belém – Pará – Março/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...