Eudcadora Lizânia Barros |
" Nem olhos viram,nem ouvidos ouviram,nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que O amam. " I Co 2:9
Nestes primeiros dias em Angola, as descobertas acontecem diariamente. Quando cheguei em Luanda ( 16/07 ), fui recebida no aeroporto pelo Pr. Gabriel que me conduziu até uma agência onde peguei um ônibus , e depois de 8 horas de viagem cheguei na cidade de Benguela e fui recepcionada pelo Dr. Afonso e família. Estou hospedada na residência deles, e sendo muito bem tratada.
Na segunda-feira(18/07) pela manhã fomos de carrom para igreja na cidade de Catumbela, há 20 km de Benguela. Na igreja fui recebida com alegria, os irmãos estavam preocupados com a minha demora, tive que explicar o episódio da bolsa.
O Curso Bíblico havia começado há uma semana atrás, e estava sendo realizado nesta igreja ( Catumbela ). Tivemos 42 alunos vindos de várias províncias próximas, sendo 37 homens e 5 mulheres. Para compensar , tive que dar aulas em dois horários, um pela manhã e outro à tarde, sendo uma hora e meia cada aula.
Os alunos : Pessoas muuiiito simples e humildes, com idades diferentes ( 20 à 75 anos ) , alguns alfabetizados, outros com dificuldades nesta área, pois não tiveram oportunidade de estudo devido à guerra. Todos com uma característica comum, um grande interesse em aprender.
A hospedagem e alimentação foi na própria igreja, tudo preparado com muito carinho.
Sobre a disciplina " Ministério com Crianças ", tive que fazer algumas alterações devido ao tempo que foi bem pouco para a quantidade de conteúdo, e também pelo grau de compressão dos alunos. Tudo foi novidade para eles, desde as músicas, material visualizado, psicologia da crianças, EBD, programações com crianças, etc... Na sexta-feira(22/07) , como forma de avaliação, nós dividimos os alunos, entregamos convites, e eles saíram pelas ruas convidando as crianças para uma programação "Sábado Legal ", eles fizeram isso apenas nas proximidades da igreja, apenas durante uma hora. No sábado, às 09:00 h, a programação começou, e Deus enviou 340 crianças até o momento que contamos, depois apareceu mais que não foram contadas. Foi MARAVILHOSO ver o templo lotado de crianças ouvindo de Jesus Cristo e do Evangelho, havia crianças sentadas nas cadeiras, no chão, em pé, a maioria nunca tinha recebido um convite para vir à igreja, e todas estavam lá, sendentas em aprender.....
Em Angola, as pessoas vivem em um grau de pobresa bem alto. As famílias são grandes ( mais de 13 filhos ); não há saneamento básico NENHUM, o esgoto corre a céu aberto, o lixo está em todo lugar; a água é precária, tanto a potável, quanto para outro consumo, é necessário ferver, ou usar um sistema de purificação da água na própria residência, a maioria não tem esse recurso. A energia às vezes falta diversas vezes ao dia. Neste período agora, não há chuvas, o tempo fica nublado quase o dia todo, mas não chove, está bastante seco. Exitse praias próximas que são lindas, mas estão impróprias para banho devido a poluição.
A alimentação é basicamente o peixe ( cozido, frito, assado...) acompanhado pelo funje ( um purê branco feito da massa do milho sem nenhum tempero ), as folhas ( de todo tipo ) são muito consumidas, sempre refogadas, os molhos também são apreciados por todos. Aqui tem Fanta de abacaxi, é uma delícia.
A moeda é o Kwanza, sendo que 1.000 Kz = 10 dólares = R$: 16,00. Uma margarina de 500 g custa 500 Kz= R$: 8,00. Há muitos produtos importados, a população não tem acesso por causa do preço alto. A maioria dos homens não tem trabalho formal, vivem de "bico", às vezes por mês só conseguem 30 Kz para sustentar uma família com vários filhos.
As mulheres são "guerreiras", fazem de tudo; cuidam do marido, da casa, da criação dos filhos, menos delas mesmas. Carregam ao mesmo tempo, um dos filhos nas costas amarrado com um pano que é traspassado pelo corpo, duas bacias de roupas na cabeça, um balde com água em uma das mãos, e na outra, outro filho. Envelhecem cedo, e adoecem com facilidade.
As crianças são MUIIIITAS, de todas as idades. São espertas, inteligentes, gostam de brincar e de perguntar, ativas, arteiras, interessadas e muito carentes; a diferença das crianças brasileiras está na cor da pele. Para ir à escola, elas tem que levar e trazer de volta cada uma a sua cadeira, não há carteiras e nem cadeiras nas escolas, às vezes também não há teto, só paredes para dividir as salas. Estudar neste país é um grande desafio, tem que querer mesmo.
As atividades na igreja, no domingo, é somente pela manhã. Neste domingo (24/07), o culto começou às 09:30 h e terminou às 13:30 h. Houve a entrega dos certificados dos alunos do curso, a parte oficial de emancipação da igreja, mensagem pelo Pr. Messias, e muiiiiitas músicas, pelos vários corais que a igreja tem ( senhoras, jovens, senhores... ), menos das crianças, as crianças ficam fora do templo na hora do culto, elas não podem entrar. Tenho um grande desafio por aqui..... Ore por mim....
A hospitalidade e a boa acolhida é a marca deste povo, estou feliz e agradecida a Deus por esta oportunidade , tenho muito que aprender ainda .....
Nesta semana continuarei aqui em Benguela, servindo às igrejas, na próxima estarei viajando para visitar e dar treinamento em outras igrejas
Continuem orando por nós...
O Pr.Messias e esposa retornarão no final do mês, eu ficarei um pouco mais.
Se em seu coração, sentir o desejo voluntário de contribuir com esse trabalho
coloco à disposição a conta corrente :
Banco Bradesco
Agência : 2113-0
Conta corrente : 38689-8
Que Deus nos abençôe.
Fraternalmente.
Lizânia Barros
E-mail: lizaniabarros@hotmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário