sexta-feira, 15 de abril de 2011

Bento Carlos de Araújo - um homem de ação


Irmão Bento Carlos
O crescimento de  Teresina na década 80 atraíu para a capital muitas famílias que vieram de todo lugar do interior, em busca de melhores condições de vida.  Foi assim que a família Santos Araújo, uma grande família de cristãos evangélicos, mudou-se  de Cocal  da Estação para Teresina, cidade a 300 quilômetros, da capital. 
O cruzado pioneiro
Nascido  em Granja, estado do Ceará e criado no povoado Santo Hilário, município  de Cocal, Piauí ,  irmão Bento Araújo, filho mais velho do casal João Santos e Maria Pia Santos Araújo, passou sua adolescência e juventude sempre pautando sua vida   no exemplo de trabalho e honradez dos seus progenitores.   
Bento e Raimunda
Chegando à Teresina o irmãos João Santos, já falecido,  e irmã Pia  com a sua numerosa  prole  passaram a se congregar na Congregação do bairro Buenos Aires, que pertencia à Igreja Cristã Evangélica do Bairro Pirajá, na época liderada pelos missionários Ari e Elzabeth Aeberhard. 

 Bento Carlos de Araújo, em 1976  uniu-se em casamento com a  Irmã Raimunda Carvalho, vindo deste feliz matrimônio  quatro filhos, todos já casados,  que até agora lhes deram 5 lindos netos. 
Recordando o dia do casamento
Antes de vir do interior para a cidade grande, irmão Bento trabalhou como cruzado  pioneiro  vinculado à  Cruzada Mundial de Literatura, que na década de 70 promoveu a evangelização em muitos estados brasileiros através da visitação de casa em casa nas sedes  e zonas rurais  dos municípios.  Antes de  ser  admitido nas equipes de cruzados pioneiros  teve que receber  treinamento bíblico, o que muito lhe ajudaria como pregador e professor nas igrejas  por onde passaria  mais tarde.  Passou algum tempo no Piauí e Maranhão nessa missão de evangelização.  Sofreu  muitas dificuldades, mas hoje relembra com satisfação as ricas experiências adquiridas.
Congregação do Mocambinho
Quando chegou a Teresina, exerceu a profissão que já praticava, e começou a trabalhar em um dos salões mais conceituados no centro  da capital, o “Salão Social”, onde passou muitos anos, só saindo dali para trabalhar por conta própria.
Em 1982 trouxe a família para Teresina  onde fixou residência e começou ajudando na igreja do Pirajá, congregando- se como já foi  dito, no Buenos Aires com toda a família.
Naquele  tempo o crescimento da cidade avançou para o norte da periferia  e chegou  à  propriedade Mocambinho, hoje um  imenso bairro residencial com toda a infra-estrutura.   A visão dos missionários deram para aquelas bandas e logo uma casa do conjunto foi adquirida com a finalidade de ser  plantado ali um ponto de pregação. (hoje, a casa pastoral, onde a congregação começou em um salão na esquina).   O irmão Bento, nome que significa abençoado, esteve em todos os momentos  presente como fiel cooperador, das missionárias Susie, Monique, Mônika, Lôide,  Raimundo e Cirlei, que ali trabalharam.
Construindo o novo templo
Um diácono sempre presente
 “Quando eu cheguei para pastorear a igreja do Pirajá em 1985, logo conheci o irmão Bento e desde aquele tempo temos sido bons amigos e irmãos”, o Pr. Lucimar Rocha relembra:  “Ele sempre foi um homem fiel até hoje como diácono, professor, moderador, conselheiro, presidente da comissão de patrimônio e pregador”,  Conclui. 
Um pai querido
O Professor Narcélio Élmer, que é nosso primeiro tesoureiro da AICEB –NE diz o seguinte sobre seu sogro: “...o amado irmão tem dado sua contribuição a nossa denominação e prestado relevantes serviços com fidelidade e compromisso buscando sempre o bem da causa, mesmo que em algumas vezes com muito sofrimento, haja vista o que diz a Palavra “Porque vos foi concedida a graça de padecerdes por Cristo e não somente de crerdes nele” Fp 1:29

Fotos: Acervo da família

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...