terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Papa Francisco pede perdão a protestantes por perseguição imposta pela Igreja Católica

O pontífice católico voltou a expressar um pedido de perdão aos cristãos de tradição protestante pela perseguição perpetrada pela Igreja Católica séculos atrás, quando a Reforma Protestante marcou a primeira grande cisão no cristianismo.
Em Roma, o papa Francisco lamentou os fatos do passado protagonizados pelos católicos, e disse lamentar que protestantes e membros de outras denominações cristãs tenham sido vítimas do fanatismo religioso.
O discurso foi feito na Basílica de São Paulo, e Francisco aproveitou para falar aos católicos, pedindo que eles também perdoassem aqueles que os perseguiram no passado.
Essa não é a primeira vez que o líder católico se desculpa com os evangélicos. Em junho do ano passado durante visita a Turim, na Itália, Francisco foi a um templo da Igreja Valdense, fundada em 1170 como um movimento de renovação espiritual e que mais tarde tornou-se parte da Reforma Protestante, e lá, expressou uma posição oficial de arrependimento, dizendo que os católicos “não podem deixar de lamentar” a violência cometida em nome da fé contra os irmãos cristãos. “Em nome do Senhor Jesus Cristo, perdoem-nos!”, disse.

Francisco celebrará a Reforma

De acordo com o Vaticano, o papa visitará a Suécia ainda este ano para celebrar os 500 anos da Reforma Protestante. O plano é que no dia 31 de outubro Francisco desembarque na cidade de Lund, onde a Federação Luterana Mundial, fundada em 1947, está sediada.
Martinho Lutero, ex-padre católico que iniciou a Reforma Protestante, em 1517, ao publicar 95 teses em Wittenberg, criticando a doutrina da Igreja Católica na época, que vendia indulgências, uma negociata por perdão de pecados em troca de dinheiro.
A história registra que, em toda a Europa houve cisões dentro do cristianismo, marcada por violência e disputas políticas. Alguns dos fatos mais marcantes são a Guerra dos 30 anos, a destruição de mosteiros ingleses e a condenação à morte na fogueira de vários “hereges”, de ambos os lados.
De acordo com informações do jornal O Povo, católicos tradicionalistas se queixam do papa, afirmando que ele faz concessões aos luteranos de forma demasiada, e rejeitam a “oração comum” que ambas as tradições cristãs vão usar durante as comemorações de 2017.

Fonte:  Gospel+

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Morre Missionária aos 99 anos





Faleceu ontem  no Canadá aos 99 anos a missionária Ivone Canfield, viúva do também missionário João Canfield. Ambos serviram ao Senhor no Brasil por mais de 4 décadas, deixando um grande legado para a AICEB.  Do casal nasceram seus filhos Daniel e Judith Canfield, que também se tornaram missionários  pelo belo exemplo que seus pais. Daniel serviu muitos anos na Rádio Trans Mundial em Bonaire Antilhas Holandesas e Judite no Brasil com a MICEB. Ambos encontram-se no Canadá.
D. Ivone vivia sob os cuidados de sua filha Judith. Completaria 100 anos no dia 20 de abril.
Segundo a filha, D. Ivone, sua mãe foi para o céu viver com Jesus ontem as 22 hrs. "Terça feira  ela estava muito bem, mas piorou rapidamente. Estamos gratos que ela está com o Senhor a quem ela serviu a vida toda."  informou no seu face.
Esta foto mostra Pr. Abdoral Silva, Miss. Jóia Hunsberger, Teresina Soares, Élcia Reis, o casal João e Ivone Canfield. Com exceção  só de Raquel Medeiros, (atrás ao lado de Joana Collett, todos já partiram.
Rev. João e Ivone Canfield
Daniel e sua mãe Ivone
Judity e D. Ivone

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

AGRADECIMENTOS

Apresentamos nesta postagem uma correspondência do Pr. João Tinoco,  coordenador geral do Projeto Agua Viva, (PROAV) sediado em Belo Horizonte com relevantes serviços prestados à Aliança das Igrejas Cristãs Evangélicas do Brasil, AICEB, através de 13 edições ininterruptas  do projeto realizadas em nossa jurisdição nordeste  numa verdadeira e saudável parceria que abraçou  AICEB, (Região Nordeste) SAM (Missão Suíça) e antigo Pró-Piauí.  
Criado com tempo determinado, o Projeto Pró-Piauí  durou dez anos, deixando um grande resultado em plantação de igrejas que dobrou o seu número na região.
O PROAV  na antepenúltima  e penúltima edições sentiu a ausência da Missão SAM que deixou a parceria abruptamente e sem dar explicação valendo registrar aqui o apoio pessoal do missionário Martin Baumann. A AICEB Nordeste continuou mantendo a parceria através da Igreja Cristã Evangélica de Batalha na plantação do campo de Esperantina e Joaquim Pires que estão em pleno vigor e andamento respectivamente e agora na zona rural dos Municípios de Porto e Esperantina atingindo 5 comunidades rurais do nosso sertão.
O Projeto Água Viva nasceu com o propósito de alcançar comunidades carentes no nordeste através do evangelismo integral.

Eis na íntegra o que diz o Pr. João Tinoco  para a igreja de Batalha
 


À Querida Igreja Cristã Evangélica em Batalha.

Amados Pr. José Lucimar e demais irmãos,

É movido por um sentimento de eterna gratidão, que escrevo-lhes para agradecer pelo convite, apoio e promoção da XV Edição do PROAV - Projeto Água Viva em Porto e Esperantina.
Graças a esta igreja, pudemos levar duas equipes missionária desta vez, as quais alcançaram cinco (05) povoados, a saber: três em Porto (Guabirabas I e II e São Francisco) e dois povoados em Esperantina (Guabiraba e Santa Luzia).
É admirável a visão missionária desta igreja que, na pessoa do Pr. José Lucimar, nos acompanha desde a primeira viagem missionária no Piauí e desta vez, nos ajudou cumprindo os seguintes propósitos:
  1. Organizou "toda a logística da viagem", para que os trabalhos de campo pudessem ser efetuados (recursos, transporte, acomodação, alimentação etc.);
  2. Mostrou ser conhecedora da Missão de Deus, que se dá com ações práticas da pregação e dos atos de misericórdia junto àqueles que se acham excluídos, cativos e oprimidos (Lc 4:18).
  3. Mostrou ser uma igreja de visão, pois não mediu esforços e recursos para cumprir conosco o "Ide" de Jesus (Mc 16:15).
Podemos diante de tudo isto, afirmar que esta é, com certeza, uma igreja que agrada ao coração de Jesus por sua visão missionária a qual permitiu, que em apenas dez dias, mais de duzentas pessoas fossem visitadas, ouvissem a Boa Nova da Salvação e se rendessem a Jesus como Salvador.
Reafirmo que independentemente dos resultados futuros, podemos dar glórias a Deus pois o PROAV e a ICE em Batalha foram e cumpriram a principal missão da igreja de Cristo: "tirar pessoas das trevas e conduzi-las para a maravilhosa luz do Senhor" (1 Pe 2:9).
Resta-nos portanto, suplicar as orações dos irmãos para que o Senhor Deus nos capacite e oriente no sentido de que esses trabalhos se consolidem, para honra e glória do Seu nome.
Com o meu abraço fraterno,

       João Tinoco
Pastor da Igreja Presbiteriana em Belo Horizonte
             Presidente do Projeto Água Viva.

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

PROAV ENCERROU COM SUCESSO



De todas as edições do Projeto Água Viva, PROAV, que desde 2005 lançou-se na saudável aventura de fazer evangelismo integral no estado do Piauí, este ano o PROAV foi o mais distinto de todos.   Com equipes vindas de Campinas, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, o projeto atingiu concomitantemente cinco  comunidades rurais durante os dias 3 a 11  de janeiro.
Em Porto/PI  as  equipes visitaram as comunidades de São Francisco, Guabibiraba 1 e Guabiraba 2.  Em Esperantina/PI. Guabiraba e Santa Luzia.
Para os coordenadores do projeto  Pr. Tinoco, e Tiago Viana a temporada foi bastante  tranquila e produtiva rendendo o seguinte resultado:
Doações de Bíblias: 60 unidades
Distribuições de folhetos:  300
Visitas nas residências:  181
Atendimento à saúde:  32
Atendimento em estética:  95
Crianças:     350        (Histórias, Músicas, Brincadeiras e Lanche) 
Todos os atendimentos foram feitos sem pressa e com muito critério. Demonstrando muita preocupação quanto aos resultados, Tinoco afirmou: O trabalho foi feito, agora os resultados vão depender dos obreiros e igrejas locais, quanto a um plano de visitação e acompanhamento.
A Igreja Cristã Evangélica de Batalha tem sido parceira do PROAV nos últimos três sendo que este último a parceria foi mais efetiva.  Os campos de Porto e Esperantina por sua vez foi muito presente através dos pastores Manoel Carlos e Neila, Edilson Fontinele e Lindalva e Marcelo e Néia (Porto)
 Fotos: Repórter de Deus 

domingo, 17 de janeiro de 2016

MISSIONÁRIO E MÉDICO AFONSO MARAES, NO BRASIL

Afonso e Geisa
Com um ministério muito frutífero e obra social relevante já há muitos anos na Angola, o Pr. e Dr.  José Afonso Moraes  está no Brasil em uma "nova fase de vida, como diz o mesmo:  Ananindeua, na Grande Belém) e em  Breves (Ilha do Marajó). Nos intervalos 4 semanas em Benguela (Angola).
Em Ananindeua  seus filhos vão  estudar. Em Breves o  médico oftalmologista irá trabalhar. Em Angola,  dar o apoio ao Projeto Boa Vista no treinamento de médicos angolanos em oftalmologia. 
Dr. Afonso estará também viajando nesta semana  para São Paulo para fazer contatos com o CBO (Conselho Brasileiro de Oftalmologia) no processo de reconhecimento especialização dos médicos angolanos, prosseguindo até Curitiba onde irá contatar o Hospital de Olhos do Paraná onde Dr. Lupsi e Dra. Fanice farão um curso de um mês. Nos dias 13/02 a 12/03 estará fazendo a primeira viagem para Benguela para o treinamento dos dois novos médicos que entram no treinamento em 2016. 
Segundo José Afonso Esse é o seu desafio em 2016. 

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

O TRONO DE DEUS



Objetivando tornar o tema anual da AICEB devidamente explorado por todas igrejas e campos missionários, estamos enviando em anexo, uma sugestão de sermão para ser usado, como Deus dirigir. Caso tenhas liberdade em expô-lo, nos dê um retorno das suas impressões e sentimentos. É apenas um roteiro e o irmão e irmã tem toda liberdade de fazer cortes e acréscimos. Como disse anteriormente, é tão somente uma singela contribuição, com muita humildade, sem subestimar sua capacidade, visando apenas a edificação das igrejas cristãs evangélicas aicebianas.
No amor de Cristo,
Pr. Rivaldo Braga

                                                                         O TRONO DE DEUS
                                                          Apocalipse 4  
Este é o segundo sermão da série Conhecendo a Deus, como sugestão para ser pregado nas ICEs e campos missionários da AICEB como parte do ano temático de 2016: “Um Deus, Uma Igreja, Uma missão”.  

INTRODUÇÃO: Todas as igrejas e campos missionários da AICEB estão focando neste primeiro quadrimestre O tema Conhecendo a Deus, dentro do tema gerador: Um Deus, uma Igreja, uma Missão. Somos desafiados a amar a Deus sobre todas as coisas. É impossível amar o desconhecido. Por isso, eis a importância do conhecimento de Deus, a razão da nossa existências e o motivo do nosso louvor.

Estamos na primeira semana de 2016. Os prognósticos políticos e econômicos tanto do Brasil como do mundo são pessimistas. Por aqui,a inflação de  2016 foi de % 10,65, o desempenho acelera, a violência campeia, vivemos em total insegurança como cidadãos. No campo político, muitas incertezas. Pedido o impedimento da presidenta, presidentes da câmara e senado investigados na operação lava-jato, judiciário acusados de tendencioso, etc. A Igreja está no mundo, mas não é do mundo. Ela sofre a turbulência do mundo.

Prá onde olhar neste momento? Em apocalipse capítulo 4 somos desafiados a olhar para o alto, para o trono. Não é um trono qualquer, mas o trono de Deus. Ele está no trono e governa os destinos da história. A mensagem central do livro de Apocalipse é mostrar para a igreja que o seu Deus está no trono do universo e nossas vidas estão em Suas mãos.

Olhando para Apocalipse capítulo 4, destacaremos três verdades importantes:


1. Deus está assentado no trono do universo e governa o nosso destino. João viu um trono no céu e trono é lugar de honra, autoridade e julgamento. Todos os tronos da terra estão sob a jurisdição desse trono do céu. O mesmo Deus que criou todas as coisas e está no controle de tudo levará a história para uma consumação final. O que João descreve não é Deus mesmo, mas o seu esplendor, porque a ele não se pode descrever (Ex 20.4). Não há descrição do trono nem da pessoa que está assentado nele. O que João viu quando olhou para o trono só pode ser descrito em termos de brilho de pedras preciosas. João descreve a Deus como um ser absolutamente misterioso, único, singular, o totalmente outro. João diz que ele é semelhante, no aspecto, a pedra de jaspe (a mais cristalina, a mais pura, sem nenhuma poluição) e de sardônio (cor vermelha, a mais translúcida que existe). A pedra de jaspe (branca) descreve a santidade de Deus e a de sardônio (vermelha), o seu juízo.


2. O trono de Deus é de graça, misericórdia, juízo e santidade. Ao redor do trono há um arco-íris semelhante, no aspecto, a esmeralda. O arco-íris é o símbolo da graça e da misericórdia de Deus, da sua aliança com o seu povo. Normalmente o arco-íris aparece depois da tempestade, mas aqui, ele aparece antes dela. Para os filhos de Deus a tempestade já passou, porque Cristo já se deu a si mesmo para nos resgatar do dilúvio do juízo. Agora, temos o sol da justiça brilhando sobre nós. Antes de Deus derramar o seu juízo sobre a terra, ele oferece a sua misericórdia. Antes das taças do juízo, ele envia as trombetas de alerta. Mas, o trono de Deus é, também, um trono de juízo. Os relâmpagos, as vozes e os trovões são evidências de juízo e ira. O arco-íris foi visto antes dos relâmpagos. A graça sempre antecede ao julgamento. Aqueles que recusam receber a misericórdia terão que suportar o juízo. Quem não foi purificado pelo sangue, terá que suportar o fogo do juízo divino. Mas, o trono de Deus é, ainda, o trono de santidade. O mar de vidro está em contraste com o mar de sujeira e poluição do pecado. Para estar diante do trono de Deus é preciso ser purificado. Não há sujeira nem corrupção diante do trono de Deus. Tudo é transparente, limpo e puro. Deus é santo. Ele não se associa com o mal. Ele abomina o mal. Embora ele ame a todos, não ama a tudo.

NOTA: Neste ponto, apresente o plano de Salvação.

3. Deus que está assentado no trono deve ser adorado. Os remidos adorarão àquele que vive pelo século dos séculos. A igreja se prostra diante daquele que está assentado no trono. A glória deles é glorificar ao que está assentado no trono. Depositarão suas coroas diante do trono em sinal de total submissão e rendição. Ele é digno de receber a glória; eles não são dignos de glorificar, por isso, se prostram e depositam suas coroas diante do trono. O que está assentado no trono é o criador de todas as coisas. O mesmo Deus que criou tudo e sustenta tudo levará o mundo, a história e a igreja à consumação final.


CONCLUSÃO:  João é chamado ao céu para ver o trono e o entronizado. O trono de Deus está no centro do universo. Tudo acontece a partir do trono. Tudo está ao redor do trono. Graça e juízo emanam do trono. Todo o louvor e glória são dirigidos àquele que está assentado no trono. Não precisamos temer o ano que se inicia. Tudo está sob controle daquele que está assentado no trono!

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

CONHECENDO DEUS -

Objetivando tornar o tema anual da AICEB devidamente explorado por todas igrejas e campos missionários, estamos enviando em anexo, uma sugestão de sermão para ser usado, como Deus dirigir. Caso tenhas liberdade em expô-lo, nos dê um retorno das suas impressões e sentimentos. É apenas um roteiro e o irmão e irmã tem toda liberdade de fazer cortes e acréscimos. Como disse anteriormente, é tão somente uma singela contribuição, com muita humildade, sem subestimar sua capacidade, visando apenas a edificação das igrejas cristãs evangélicas aicebianas.
No amor de Cristo,
Pr. Rivaldo Braga

CONHECENDO A DEUS

Isaías 46.11

Este é o primeiro sermão da série Conhecendo a Deus, como sugestão para ser pregado nas ICEs e campos missionários da AICEB como parte do ano temático de 2016: “Um Deus, Uma Igreja, Uma missão”.



INTRODUÇÃO: Quem é Deus? Como responder a esta questão que acompanha o ser humano há séculos? Não é tarefa nada fácil definir quem é Deus, pois defini-lo seria limitá-lo e Deus é ilimitado e, portanto, indefinível. As próprias escrituras não se preocupam em definir Deus, mas se ocupam em apresentá-lo como a razão de todas as coisas. Aquele que tem sido o nosso refúgio e fortaleza de geração em geração.

No capítulo 46 de Isaías, Deus exorta a nação de Judá quanto ao perigo da idolatria. Observe os versículos 5 e 9. Deus diz: “Eu sou Deus e não há outro, eu sou Deus e não há outro semelhante a mim.

Quem é o Deus que nos salvou e que o adoramos e servimos? No versículo 11 nos sugere três ideias muito interessante em relação a Deus:

1.É O DEUS QUE FALA “Eu o disse”

* É um Deus que se comunica, que fala, que manifesta sua vontade diferentemente dos ídolos  (Sl. 115):

* Hebreus 1.1 diz: “Havendo Deus, outrora, falado muitas vezes e de muitas maneiras”.

Muitas vezes: a Adão e Eva no ato da criação. Falou a Noé, a Abraão, a Moisés a Davi e Salomão. Falou com os profetas muitas vezes. Nosso Deus fala com o ser humano.

De muitas maneiras: Deus é um comunicador dinâmico – Ele fala no trovão (Sl 81.7), Fala través de um animal (Nm 22.28), Fala através de um anjo (Lc. 1.26-28), Fala no fogo (I Reis 19.12,13). Fala em lugares diferentes: Com Isaías no templo (Is 6), Com Saulo, na estrada (Atos 9), com Samuel, no quarto, dormindo (I Sm. 3.204).

Ainda hoje Deus fala conosco: 1. Através da Palavra; 2. Através dos seus servos; 3. Através das circunstâncias; 4. Quando oramos.

Nossa atitude deve ser de ouvi-lo (Hb. 3.7,8 e Sl. 85.8)

Neste sermão estamos conhecendo a Deus a partir do próprio Deus.

A segunda ideia sugerida pelo texto:

2. É O DEUS QUE CUMPRE “Eu também cumprirei)

* Deus não somente fala conosco mas cumpre o que diz. Vivemos num mundo onde as pessoas dificilmente creem naquilo que ouvem falar. Infelizmente, as pessoas falam e prometem, só que na maioria das vezes não cumprem o que falam.

Deus não é assim! Ele é fiel, Ele não mente, Ele cumpre.

*Deus falou e prometeu coisas difíceis, mas cumpriu: Falou a Abraão e Sara sobre a posteridade; O dilúvio, a destruição de Sodoma e Gomorra e outros;

* Há outras referências bíblicas que afirmam que Deus cumpre o que diz: (Josué 21.45; 23.14; I Reis 8.56; Nm 23.19);

Irmãos e irmãs, estejamos certos, seguros e tranquilos de que Deus jamais deixará de cumprir fiel e cabalmente o que diz.

Sugiro cantar uma estrofe do hino “Tu és fiel Senhor”, neste ponto do sermão para reafirmar esta ideia.

A terceira ideia sugerida no texto:

3. É O DEUS QUE EXECUTA “Também o executarei”

O Deus que nos salvou, e que portanto, o adoramos e servimos, não somente fala, mas cumpre o que diz e executa seus decretos.

*É o Deus que age, que intervém, que opera, que trabalha. Está assentado no alto e sublime trono e governa todas as coisas (Apoc. 4);

* I Reis 18.27 mostra o profeta Elias dizendo aos profetas de Baal que clamassem em altas vozes porque Baal poderia estar viajando, meditando ou dormindo. Mas, o nosso Deus não dorme, está atento, está perto, está pressente, está agindo.

* Deus executa os seus projetos (Salmos 127.2; Isaías 43.13; João 5.17; Rm. 8.28; Isaías 64.4)

CONCLUSÃO: Familia aicebiana vale a pena confiar e descansar neste Deus que se comunica conosco, que cumpre o que diz e que executa todos os seus propósitos. Não existe alguém maior e mais maravilhoso que o nosso Deus. “Tudo posso naquele que me fortalece” (Fp. 4.13)

Cântico: Não há Deus maior!

Pr. Rivaldo Braga

03.01.16
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...