quarta-feira, 12 de maio de 2021

CONHEÇA MELHOR O PASTOR JOSUÉ DIAS ASEVÊDO

 

Pr. Josué Dias Asevêdo

Seu José Ferreira Asevêdo e sua esposa dona Joana  Dias Asevêdo moravam no litoral maranhense na beira mar, na praia de Mangunça, nos rumos de Cururupu, MA. Eram pais de uma numerosa  família.  Ele, um homem simples, pequena estatura, pele queimada pelo sol do litoral.  Ela, uma afetuosa dona de casa.  

Conhecido e estimado pela sua admirável inteligência, nos meses de junho e julho, período dos festejos juninos, seu José gostava de brincar o Bumba-Meu-Boi e era possuidor de uma voz pujante.  Sem concorrente era o cantador de toadas oficial, que por muito tempo foi a principal figura que improvisava qualquer tema, como aquela do dia  em que se converteu a Cristo despedindo-se do seu grupo folclórico:  “Eu já deixei de brincar boi, abandonei a brincadeira do gado...”   Foi um impacto muito grande quando seus companheiros, das noites juninas, receberam a notícia que o  Seu Zé estava abandonando sua velha curtição  que também a considerava uma arte.   Quando ele terminou a toada, seus amigos e companheiros estavam chorando.  Dali para a frente José Asevedo  nunca mais participou do famoso Bum-Meu-Boi de Mangunça.  

Mais tarde mudando-se para Cururupu, onde teria de colocar os filhos na escola, encontrou os missionários que administravam o Internato Betânia, a mais conceituada escola para crianças na cidade, mantida pela Missão Cristã Evangélica. As missionárias pioneiras fundadoras do internato  dona Florença e dona Marline, seu Donaldo e dona Miriã muito fizeram pela família.  Seu José e dona Joana Asevêdo, cujos filhos foram estudar no Internato, tornaram-se membros fundadores da Igreja Cristã Evangélica de Cururupu.  Josué Asevêdo,  um dos filhos do casal  se destacou como um brilhante aluno durante o primário. Antes já havia tido como professora D. Hosana Pacheco (de Barra do Corda) de saudosa memória, que morou na casa com a família em Mangunça e dava aulas para a meninada. Josué se refere à mesma com muito carinho e saudade.     

O seu José como pescador e homem do mar, tornou-se também pescador de almas, tendo aprendido a pregar o evangelho com o missionário Arouldo, com quem também muito se relacionou. Tinha ele o dom da palavra. A família tornou-se muito integrada na obra de Deus e  por isso é reconhecida como uma das famílias fundadoras da Igreja Cristã Evangélica de Cururupu.

Depois de ter feito o ginásio em  São Luís, Josué Asevêdo ingressou em 1967 no Seminário Cristão Evangélico do Norte.

Conheça melhor o candidato a presidente da Diretoria Geral da AICEB pela CHAPA 02  para o quadriênio de Julho 2021 a 2025 na 30ª CONVENÇÃO GERAL  DA AICEB  em JULHO de 2021

1.   Dados Pessoais

Nome: Josué Dias Asevêdo

· Nasceu na cidade de  Cururupu-Maranhão em 1947

· Filho de pais cristãos evangélicos, fundadores da Igreja Cristã Evangélica de Cururupu.

· Tem 11 irmãos dentre os quais 4 pastores.

Estudo Primário: em Cururupu, Internato Betânia da MICEB

Nível Médio: São Luís, MA.

Superior: Graduado em Ciências Jurídicas (Bel. em Direito pela – Universidade Federal do Maranhão.

Pós Graduado em Promotoria de Justiça – Escola Superior de Ministério Público – São Luís-MA.

Bacharel em Ministério – SCEN

Bacharel em Teologia – SCEN

2. Dados Profissionais:

Janeiro/1973 – Escriturário – Springer Panasonic da Amazônia S/A

Fevereiro/1975 a Junho/1980 – Gerente da Springer Panasonic... Em Manaus – Amazônia

Junho/1980 a Novembro/1988 – Gerente da Bosch do Brasil S/A – Manaus-Am. Foi para Bosch a convite da  Diretoria Geral da Bosch em Campinas- SP.

3. Dados do Ministério

- Nascido em lar cristão

- Treinado dos 06 aos 19 anos no Internato Betânia da MICEB.

- Em 1967 a 1970 – Estudou no SCEN.

· Como seminarista de 1967 a 1969 – Ajudou ao Pr. Abdoral Silva na Igreja do Centro –  (Rua Cândido Ribeiro) São Luís.

· Nesse período nos meses de Julho e Dezembro, Janeiro e Fevereiro, assumia a Igreja, por motivo de viagens do Pr. Abdoral.

· O Seminarista Lucimar Rocha, as vezes o acompanhava, quando teve a primeira experiência no Rádio ajudando-o no Programa  A Voz Cristã Evangélica, da AICEB através da Radio Timbira do Maranhão, que alcançava todo o Estado.

Março/1970 – Recebeu a responsabilidade de dirigir um pequeno trabalho no bairro do Santo Antônio – São Luís.

Novembro/1970 – Esse trabalho foi organizado em Igreja, hoje é a ICE – Elshadai – São Luís-Ma.

- Foi convidado como seu pastor, antes de se formar.

- Ficou na Igreja até Dezembro/1972, quando foi para Manaus.

1973-1974 – Foi cedido aos Batistas e foi pastor da Igreja Batista Redenção – Manaus-Am, com tempo parcial pois já tinha emprego secular.

1975 – Começou com outros irmãos principalmente vindos de Parintins um trabalho cristão evangélico, na Av. Ayrão no Centro de Manaus. Irmãos vindos de outras cidades do interior, como Tefé e Alvarães se juntaram à nova congregação, que mais tarde se tornaria, uma forte representação da AICEB na capital amazonense.

Dez/1988 – Por forte chamada para o Ministério Integral, deixou tudo em Manaus, e se transferiu com a família para São Luís, deixando em Manaus 4 igrejas Cristãs Evangélicas – Na Compensa, no Novo Israel, no Coroado e na Alvorada.

Junho/1989 a Outubro/2001 – Pastor da Primeira ICE de São Luís-Ma.  (Igreja que foi liderada pela saudoso Pastor Nahur falecido recentemente)

Julho/1990 a Junho/1994 – Eleito Presidente da AICEB – Região Maranhense, incluindo a Região Centro Sul Maranhense.

Julho/1997 a Julho/2005 – Eleito Presidente da AICEB – Diretoria Geral.

Principais Realizações como Presidente da AICEB:

1. Identidade da AICEB, como organização Religiosa.

2. Aprovação e Registro do Estatuto da AICEB.

3. Aprovação dos Regimentos Internos dos Departamentos da AICEB.

4. Aprovação do Estatuto Modelo das Igrejas Cristãs Evangélicas.

5. Dedicação na área de Missões na AICEB, ao ponto de ser aprovado não apenas um dia Nacional de Missões, mas setembro como nosso Mês de Missões, ocasião quando é levantado o alvo financeiro da Denominação.  A instituição deste grande projeto missionário revitalizou toda a ALIANCA. 

6. Articulou junto à Missão Cristã Evangélica do Brasil toda a negociação para a nacionalização do Seminário Cristão Evangélico do Norte, que 5 anos depois, seguido todo o processo com a MICEB, em Dezembro/2004, o Seminário Cristão Evangélico do Norte, oficialmente passou a ser nacionalizado, isto é, passou a ser totalmente patrimônio da  AICEB.

Outros Cargos:

De 1999 a Julho/2005 – Presidente do Conselho Diretor do SCEN.

De julho/2005 a julho/2013 – Membro do Conselho Fiscal da AICEB.

Janeiro/2006 a Dezembro/2013 – Pastor da 1° ICE de Imperatriz. Realização Material = Construção do Templo Novo.

Janeiro/2014 - até então = Missionário do Campo Missionário de Conceição do Araguaia – Pará.

Julho/2015 – até então = Presidente da AICEB – Região Carajás.

Agosto/2017 – até então = Presidente da Comissão Permanente de Revisão dos Documentos oficiais da AICEB.

2018 até então – Presidente da Comissão de Negociação com a MICEB, para receber a MICEB, como agência Missionária da AICEB.

 

Histórico e Biografia:

Pr. Josué Dias Asevedo, elaborado pelo Pr. Lucimar Rocha publicado pelo Repórter de Deus

 

 

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...