quinta-feira, 1 de abril de 2010

FELIZ PÁSCOA

Era uma vez...
Um dia (domingo de ramos) um homem chamado Jesus disse a um discípulo:
Vá a cidade mais próxima e pegue o primeiro jumento que encontrar e traga-o até mim, e falai que depois eu devolverei.
Neste dia entrou na cidade como um rei, as pessoas jogavam ramos de arvores no chão, pois naquela época quando um rei entrava na cidade estendiam panos ou flores, mas como Jesus era pobre jogavam ramos.
Todos alegres gritavam inclusive brincavam com o jumentinho.
Uns dias depois o jumentinho fez o mesmo percurso, mas como ele foi sozinho ninguém nem olhou pra ele.
Chegando em casa o jumentinho disse assim a mãe dele:
Mãe, domingo eu levei um homem chamado Jesus pra cidade e quando chegamos lá todos gritavam e até brincavam comigo.
Hoje eu fiz o mesmo percurso, porém sozinho e ninguém nem olhou pra mim.
A mãe dele disse o seguinte:
Domingo você estava com Jesus e hoje você estava sem Jesus, portanto hoje você era um simples jumentinho.
Com isso aprendemos:
NINGUÉM É NADA SEM JESUS 

Uma ótima Páscoa.

quarta-feira, 31 de março de 2010

Pró-Piauí - uma parceria que tem dado certo


O Projeto Pró-Piauí, resultado de uma parceria entre a  Aliança das Igrejas Cristãs Evangélicas do Brasil - AICEB e Schweizer Allianz Mission - SAM , (Missão Suíça)tem sido um exemplo de determinação. Nossa Região Nordeste, que há 50 anos praticamente, vinha andando tão lentamente com tão poucas igrejas e campos missionários, todos eles fundados pela  Missão Cristã Evangélica do Brasil - MICEB,  hoje podemos dizer que nossa região  tem experimentado um avanço como nunca na nossa história. Com 8 anos de atividades, desde a sua implantação, o Pró-Piauí  já abriu trabalho nas seguintes cidades: Amarante, São Francisco do Maranhão, Floriano, Barras, Miguel Alves, com construção de templos (em regime de mutirão) em cada cidade, e Demerval Lobão, com construção do templo prevista para o final do ano. Viabilizou a implantação do trabalho de Murici dos Portelas, onde hoje já existe também um templo.
Reestruturou e revitalizou o Centro Bíblico Rancho da Lua, em Demerval Lobão, ampliando suas instalações físicas com construções de banheiros e construções de Chalés, novo auditório, oferecendo mais qualidade na grade curricular, aumentando consideravelmente o número de alunos no Curso Bíblico.
Em todas estas ações a AICEB está presente através da Diretoria Regional Nordeste. 
Com  parceria articulada e levada a efeito pelo Pró-Piauí, vale destacar o grande trabalho realizado pela JUVEP ( Juventude Evangélica Paraibana ) nas implantações das igrejas de Amarante, São Francisco do Maranhão e Miguel Alves; e ainda o trabalho realizado pelo Projeto Água Viva, na revitalização das igrejas de Anisio de Abreu, Canto do Buriti, Cel. José Dias, Murici dos Portelas, Piracuruca e Periferia de Teresina. Construção de um templo em Juremas e outro em Murici dos Portelas, sob a coordenação do Pastor João Tinôco.
Destacamos o trabalho bem feito dos dois coordenadores do Projeto durante este tempo que são pastores Beat Roggensinger e Martin Baumann, que têm dado muito de sí. 

Repórter de Deus

Miguel Alves - mais uma etapa concluída

Retornou para a Suíça a equipe de operarários e mestres de obra, formada por 8 homens e 2 mulheres que veio exclusivamente como voluntários para erguer a construção do templo da ICE em Miguel Alves, PI.  Não podemos deixar de reconhecer o esforço, a dedicação, a disponibilidade desses irmãos que vêm de tão longe custeando suas próprias despesas e doando o seu trabalho, tudo no desejo de contribuir na evangelização. Em matéria anterior destacamos também a boa ação dos serventes que vieram de Campo Maior e Barras além da própria cidade de Miguel Alves. 
Este é um exemplo que deve ser seguido por todos aqueles (pedreiros, carpinteiros, serventes de nossas igrejas)que desejarem e forem tocados por Deus para contribuir também como voluntários com estas obras de construção.Seguindo as metas do Projeto Pró-Piauí,  outra equipe estará vindo novamente em novembro da Suíça para construir o templo na cidade de Demerval Lobão. 

Repórter de Deus
Foto: Mrtin Baumann

segunda-feira, 29 de março de 2010

Professora Teresinha Soares - completou a carreira e guardou a fé

NOTA DE FALECIMENTO
Comunicamos com muito pesar o falecimento, ocorrido hoje (29/03), da Prª. Terezinha Soares, Professora por muitos anos do SCEN, que residia no campus do mesmo.
A Tia Terezinha como era chamada carinhosamente, era muito querida por todos os alunos e ex-alunos, todos os que com ela conviveram em sua passagem neste mundo.
A Tia Terezinha ficará nas nossas lembranças, pela sua simplicidade, amizade, carisma, e pelo belíssimo exemplo de vida e dedicação ao trabalho. 
O corpo será velado a partir da tarde de hoje, no auditório do Seminário Cristão Evangélico do Norte, localizado na Estrada de Ribamar Km 02, nº 220 - Planalto Aurora.

Pr. Tomé dos Santos e Anjos - Diretor do Seminário (SCEN)

Dona Teresina era filha de um lar cristão na cidade de Colinas Maranhão. Bem jovem foi estudar no Instituto Bíblico, para se preparar melhor para servir ao Mestre. Ficou trabalhando no Seminário como Secretária até à sua aposentadoria e mesmo depois fez daquela casa o seu próprio lar.  Sempre disponível, tinha uma palavra certa na hora certa.

Formada em letras pela Universidade Federal do Maranhão D. Teresinha tinha uma facilidade tremenda na comunicação. Foi minha professora de Português quando retornei àquela casa depois de 10 anos de pastoreio, para fazer o bacharelado em 1984, e de tantos outros pastores da denominação. Uma mulher simples,mas forte, tenaz, dedicada, culta, que viveu todos os seus dias, a serviço do Seminário, porque entendia que estava dentro da vontade de Deus. É portanto, merecedora das nossas homenagens

Repórter de Deus

Foto: Repórter de Deus - 2004
 

quarta-feira, 24 de março de 2010

ICE de Batalha - realiza manhã de estudo da Palavra de Deus e Lazer - Parte 02

ICE de Batalha - realiza manhã de estudo da Palavra de Deus e Lazer - Parte 01

 Foi neste domingo dia 21 de março que estivemos reunidos na fazenda Curral Velho, distante da sede do Município, 10 quilômetros. Local agradável para meditação e também para recreação. Enquanto muitos irmãos ficaram na sede reunidos na Escola Dominical, outro grupo seguiu para o interior para aquele momento que foi gratificante.   Vamos curtir com algumas fotos feitas por Luís Henrique e Rute

terça-feira, 23 de março de 2010

A MORTE DO PÚLPITO




A igreja evangélica brasileira vive uma tragédia: a morte do púlpito. Nunca na história do protestantismo houve tanto desprezo pela pregação cristocêntrica, preparada com esmero e preocupada com a correta interpretação das Escrituras. O púlpito tem sido substituído pelo altar dos “levitas” ou para os ”sacrifícios” em dinheiro dos mercenários mercantilistas. A “pregação” da Palavra é, hoje, conceituada como qualquer um que sobe na plataforma e começa a falar ou gritar.
Talvez você, lendo esse texto, pense: - “Na minha igreja a pregação é sempre um espaço grande e recebemos visitas de diversos pregadores”. Esse artigo quer alertar que não basta um tempo grande para a pregação e nem que a plataforma esteja cheia de homens engravatados; antes é necessária a avaliação da qualidade dessa pregação. A pregação precisa ser avaliada, assim como fazia os cristãos bereanos, que por sua nobreza, comparam as homilias de Paulo com as Sagradas Escrituras.
Quais são as causas da “morte do púlpito” no evangelicalismo moderno?
A) Espiritualidade em baixa é igual à pregação sem qualidade.

A pobreza das pregações é evidente nesses últimos dias, pois isso é conseqüência direta da pobreza na vida cristã, pois como dizia Arthur Skevington Wood: “Leva-se uma vida inteira para preparar um sermão, porque é necessária uma vida inteira
para preparar um homem de Deus”. Enquanto a espiritualidade da Igreja estiver em baixa, a pregação, por mais espiritual que ela pareça ser, não passará de palavras jogada ao vento. Não basta uma pregação erudita, mas a erudição deve ser acompanhada de contrição, humildade e oração, pois bem escreveu E. M. Bounds: “Dedique-se ao estudo da santidade de vida universal. Sua utilidade depende disso. Seus sermões duram não mais do que uma ou duas horas; sua vida prega a semana inteira.”
Hoje existem muitas igrejas que oram “bastante”, são campanhas atrás de campanhas, mas essas orações não passam de busca “dos próprios deleites” ou de “determinações” de bênçãos. Ora, a oração sem a busca da face de Deus é uma característica do evangelicalismo contemporâneo. Uma igreja que ora errado, logo terá pregadores pobres.
B) A falta de preparo para pregar.
Erudição, esmero e homilética não são inimigos da espiritualidade. Um mito vigente na igreja brasileira é que quem se prepara muito para pregar, terá uma pregação “não ungida”. Isso é mera desculpa de pregador preguiçoso. Você, leitor, já deve ter visto alguém dizer: - “Quando cheguei aqui não sabia o que ia pregar, mas assim que subi nesse altar o Espírito Santo me revelou outra Palavra” ou “Eu não preparo pregação, o Espírito de Deus me revela”… São frases irresponsáveis e brincam com o Espírito Santo, atribuindo a Ele sua preguiça de passar várias horas em estudo e oração para pregar a Palavra.
Hoje, pregar com esboço em papel é quase um pecado em muitas igrejas; alguns olham com “cara feia” para os que levam algo escrito em sua homilia. Será que não sabem que um dos sermões mais impactantes da história, foi literalmente lido pelo pregador. Esse sermão era “Pecadores na mão de um Deus irado”, que Jonathan Edwards pregou em 08 de Julho de 1741 na capela de Enfield. O biógrafo de Edwards, J. Wilbur Chapman , relatou:

Edwards segurava o manuscrito tão perto dos olhos, que os ouvintes não podiam ver-lhe o rosto. Porém, com a continuação da leitura, o grande audi­tório ficou abalado. Um homem correu para a frente, cla­mando: Sr. Edwards, tenha compaixão! Outros se agarra­ram aos bancos, pensando que iam cair no Inferno. Vi as colunas que eles abraçaram para se firmarem, pensando que o Juízo Final havia chegado.[
1]
C) Ter uma visão pragmática sobre a pregação.
Para muitos, uma pregação só é válida se houver resultados. As pessoas não querem saber se o conteúdo da pregação é biblico ou herético, mas preferem esperar pelos resultados propagados pelo pregador. A primeira motivação dos pragmáticos é buscar a praticidade, portanto o pragmatismo é casado com o imediatismo, onde tudo tem quer ser aqui e agora.
O conceito de pregação “ungida” é bem pragmática, pois para boa parte da comunidade evangélica, a boa pregação tem que envolver o emocional, nesse contexto nasce frases do tipo “crente que não faz barulho está com defeito de fabricação”. Se não houver choro, gritos, pulos ou outras manifestações “espirituais”, a pregação perde o seu valor para aos cristãos atuais.
Pregadores pragmáticos gostam de ver seus ouvintes interagindo exageradamente no culto. É constante dos pregadores mandarem as pessoas glorificarem e até falar em línguas. Nesses cultos a justificativa para essas ordens é que “quando a glória da Igreja sobe, a glória do céu desce”. Não há respaldo bíblico para esse tipo de pensamento que é passado como algo bíblico. A emoção e as experiências fazem parte da vida cristã, mas não devem normatizar a liturgia ou direcionar os crentes, pois os verdadeiros cristãos tem a Palavra de Deus, e somente Ela, como regra de fé e prática.
D) Pastor-professor X pregador-ator
Eis o dilema existente no evangelicalismo moderno. O pastor-mestre foi substituído pelo pregador-carismático-ator. O mestre que orientava a sua congregação nas Sagradas Letras, sendo um homem de estudos e contemplativo, era característico de piedosos servos de Deus, como Charles Spurgeon, Jonathan Edwards, D. L. Moody etc.
O púlpito tem sido morto pelo estrelismo de pastores-atores, que confundem a plataforma da igreja com um palco para entretenimento, são pessoas que pregam o que a congregação quer ouvir e fazem de seus carismas uma imposição de sua pessoa. Quem estuda a história da igreja, verá que os piedosos servos de Deus, da Reforma as Grande Despertamento do século 18, eram homens de grande interesse pela pregação expositiva, onde o texto fala por si só. A partir do século 19, os sermões são cada vez mais temáticos e os pregadores mais articulados no estrelismo.
O Movimento Pentecostal peca, e gravemente, em não valorizar os sermões bem preparados e articulados, ungidos pelo Espírito Santo, para edificação da congregação. Em uma piedade aparente, muito exaltam a ignorância como virtude, justificando os sermões artificiais, sem profundidade e recheados de chicles, modismos e até heresias.
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