quarta-feira, 24 de março de 2010

ICE de Batalha - realiza manhã de estudo da Palavra de Deus e Lazer - Parte 02

ICE de Batalha - realiza manhã de estudo da Palavra de Deus e Lazer - Parte 01

 Foi neste domingo dia 21 de março que estivemos reunidos na fazenda Curral Velho, distante da sede do Município, 10 quilômetros. Local agradável para meditação e também para recreação. Enquanto muitos irmãos ficaram na sede reunidos na Escola Dominical, outro grupo seguiu para o interior para aquele momento que foi gratificante.   Vamos curtir com algumas fotos feitas por Luís Henrique e Rute

terça-feira, 23 de março de 2010

A MORTE DO PÚLPITO




A igreja evangélica brasileira vive uma tragédia: a morte do púlpito. Nunca na história do protestantismo houve tanto desprezo pela pregação cristocêntrica, preparada com esmero e preocupada com a correta interpretação das Escrituras. O púlpito tem sido substituído pelo altar dos “levitas” ou para os ”sacrifícios” em dinheiro dos mercenários mercantilistas. A “pregação” da Palavra é, hoje, conceituada como qualquer um que sobe na plataforma e começa a falar ou gritar.
Talvez você, lendo esse texto, pense: - “Na minha igreja a pregação é sempre um espaço grande e recebemos visitas de diversos pregadores”. Esse artigo quer alertar que não basta um tempo grande para a pregação e nem que a plataforma esteja cheia de homens engravatados; antes é necessária a avaliação da qualidade dessa pregação. A pregação precisa ser avaliada, assim como fazia os cristãos bereanos, que por sua nobreza, comparam as homilias de Paulo com as Sagradas Escrituras.
Quais são as causas da “morte do púlpito” no evangelicalismo moderno?
A) Espiritualidade em baixa é igual à pregação sem qualidade.

A pobreza das pregações é evidente nesses últimos dias, pois isso é conseqüência direta da pobreza na vida cristã, pois como dizia Arthur Skevington Wood: “Leva-se uma vida inteira para preparar um sermão, porque é necessária uma vida inteira
para preparar um homem de Deus”. Enquanto a espiritualidade da Igreja estiver em baixa, a pregação, por mais espiritual que ela pareça ser, não passará de palavras jogada ao vento. Não basta uma pregação erudita, mas a erudição deve ser acompanhada de contrição, humildade e oração, pois bem escreveu E. M. Bounds: “Dedique-se ao estudo da santidade de vida universal. Sua utilidade depende disso. Seus sermões duram não mais do que uma ou duas horas; sua vida prega a semana inteira.”
Hoje existem muitas igrejas que oram “bastante”, são campanhas atrás de campanhas, mas essas orações não passam de busca “dos próprios deleites” ou de “determinações” de bênçãos. Ora, a oração sem a busca da face de Deus é uma característica do evangelicalismo contemporâneo. Uma igreja que ora errado, logo terá pregadores pobres.
B) A falta de preparo para pregar.
Erudição, esmero e homilética não são inimigos da espiritualidade. Um mito vigente na igreja brasileira é que quem se prepara muito para pregar, terá uma pregação “não ungida”. Isso é mera desculpa de pregador preguiçoso. Você, leitor, já deve ter visto alguém dizer: - “Quando cheguei aqui não sabia o que ia pregar, mas assim que subi nesse altar o Espírito Santo me revelou outra Palavra” ou “Eu não preparo pregação, o Espírito de Deus me revela”… São frases irresponsáveis e brincam com o Espírito Santo, atribuindo a Ele sua preguiça de passar várias horas em estudo e oração para pregar a Palavra.
Hoje, pregar com esboço em papel é quase um pecado em muitas igrejas; alguns olham com “cara feia” para os que levam algo escrito em sua homilia. Será que não sabem que um dos sermões mais impactantes da história, foi literalmente lido pelo pregador. Esse sermão era “Pecadores na mão de um Deus irado”, que Jonathan Edwards pregou em 08 de Julho de 1741 na capela de Enfield. O biógrafo de Edwards, J. Wilbur Chapman , relatou:

Edwards segurava o manuscrito tão perto dos olhos, que os ouvintes não podiam ver-lhe o rosto. Porém, com a continuação da leitura, o grande audi­tório ficou abalado. Um homem correu para a frente, cla­mando: Sr. Edwards, tenha compaixão! Outros se agarra­ram aos bancos, pensando que iam cair no Inferno. Vi as colunas que eles abraçaram para se firmarem, pensando que o Juízo Final havia chegado.[
1]
C) Ter uma visão pragmática sobre a pregação.
Para muitos, uma pregação só é válida se houver resultados. As pessoas não querem saber se o conteúdo da pregação é biblico ou herético, mas preferem esperar pelos resultados propagados pelo pregador. A primeira motivação dos pragmáticos é buscar a praticidade, portanto o pragmatismo é casado com o imediatismo, onde tudo tem quer ser aqui e agora.
O conceito de pregação “ungida” é bem pragmática, pois para boa parte da comunidade evangélica, a boa pregação tem que envolver o emocional, nesse contexto nasce frases do tipo “crente que não faz barulho está com defeito de fabricação”. Se não houver choro, gritos, pulos ou outras manifestações “espirituais”, a pregação perde o seu valor para aos cristãos atuais.
Pregadores pragmáticos gostam de ver seus ouvintes interagindo exageradamente no culto. É constante dos pregadores mandarem as pessoas glorificarem e até falar em línguas. Nesses cultos a justificativa para essas ordens é que “quando a glória da Igreja sobe, a glória do céu desce”. Não há respaldo bíblico para esse tipo de pensamento que é passado como algo bíblico. A emoção e as experiências fazem parte da vida cristã, mas não devem normatizar a liturgia ou direcionar os crentes, pois os verdadeiros cristãos tem a Palavra de Deus, e somente Ela, como regra de fé e prática.
D) Pastor-professor X pregador-ator
Eis o dilema existente no evangelicalismo moderno. O pastor-mestre foi substituído pelo pregador-carismático-ator. O mestre que orientava a sua congregação nas Sagradas Letras, sendo um homem de estudos e contemplativo, era característico de piedosos servos de Deus, como Charles Spurgeon, Jonathan Edwards, D. L. Moody etc.
O púlpito tem sido morto pelo estrelismo de pastores-atores, que confundem a plataforma da igreja com um palco para entretenimento, são pessoas que pregam o que a congregação quer ouvir e fazem de seus carismas uma imposição de sua pessoa. Quem estuda a história da igreja, verá que os piedosos servos de Deus, da Reforma as Grande Despertamento do século 18, eram homens de grande interesse pela pregação expositiva, onde o texto fala por si só. A partir do século 19, os sermões são cada vez mais temáticos e os pregadores mais articulados no estrelismo.
O Movimento Pentecostal peca, e gravemente, em não valorizar os sermões bem preparados e articulados, ungidos pelo Espírito Santo, para edificação da congregação. Em uma piedade aparente, muito exaltam a ignorância como virtude, justificando os sermões artificiais, sem profundidade e recheados de chicles, modismos e até heresias.
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quarta-feira, 17 de março de 2010

Miguel Alves - uma obra de fé


Uma equipe de 10 operários, dentre estes,  duas mulheres, prossegue em ritmo acelerado na construção do templo da Igreja Cristã Evangélica na cidade de Miguel Alves, há 160 quilômetros  ao norte de Teresina.    Além dessa equipe  vinda da Suíça,  participam também da obra de construção dois operário da ICE de Campo Maior, além do coordenador do Projeto Pró-Piauí  Pr. Martin Baumann e seu filho Arão e irmãos do próprio campo missionário.
Outras construções já foram erguidas neste sistema de mutirão, com irmãos dedicados da Suíça que, separam parte de seu tempo, para se dedicarem como voluntários a construções de igrejas em outros lugares do mundo. No Piauí  outras edificações já foram feitas como: o auditório do Centro Bíblico Rancho da Lua  em Demerval Lobão, o templo na cidade de Amarante, na cidade de Barras e agora na cidade de Miguel Alves. Estas construções obedecem a política de crescimento do Projeto Pró Piauí, resultado da parceria  SAM/AICEB-Nordeste.  “Todos trabalham unidos e animados e o  bom testemunho do grupo está sendo a conversa na cidade. Glória a Deus!”  informou Martin Baumann ao Repórter de Deus.

segunda-feira, 15 de março de 2010

Pastor e sua mulher são expulsos do país por pregarem o amor de Cristo

 
Um pastor americano foi expulso de Israel com a esposa. O casal, que trabalha há quase 20 anos no país, recebeu uma ordem para que deixasse o local em 14 dias. Segundo a agência de notícias BosNewsLife, os evangélicos foram expulsos pelo envolvimento com o trabalho missionário.

Ron Cantrell, 59 anos, e sua mulher, Carol, de 54 anos, dirigem um grupo pequeno chamado “Shalom, Shalom Jerusalém” há quatro anos. Antes disso, Ron trabalhou em uma organização evangélica por 14 anos. Os filhos do casal se casaram com israelenses e, por isso, conseguiram nacionalidade no país.

Ron Cantrell recorreu, mas o pedido de permanência em Israel foi negado. Na última sexta-feira, 17/08, oficiais do Ministério do Interior disseram ao “Jerusalem Post” que o casal estava se dedicando ao trabalho missionário. A prática cristã de missões não é permitida entre os judeus.

O pastor negou exercer trabalho missionário no país. Segundo ele, a única obra que realiza é a arrecadação de dinheiro para Israel e projetos sociais que atendem novos imigrantes.

O caso preocupou cristãos estrangeiros que trabalham em território israelense. Atualmente, grupos judeus ortodoxos têm intensificado a perseguição contra evangélicos. Mesmo assim, existem igrejas cristãs que pregam sobre Jesus entre os judeus. Muitas vezes, clandestinamente.

Ainda não se sabe se Ron Cantrell e sua esposa Carol poderão voltar a Israel depois da expulsão.

sábado, 13 de março de 2010

GESTÃO DO CONHECIMENTO – UMA NECESSIDADE URGENTE


Considerando os aspectos organizacionais da AICEB (diretorias, igrejas, departamentos e seminário) não podemos desprezar o valor desses compartimentos para o cumprimento da missão que Cristo deixou sob nossa responsabilidade: “PREGAR O EVANGELHO DA SALVAÇÃO A TODA CRIATURA”. Sem organizações eficientes e sólidas, certamente teremos mais dificuldades para atingir os alvos estabelecidos. Assim, fica evidente a importância das organizações para que o organismo vivo (igreja no sentido espiritual) possa desempenhar com eficiência e a todo vapor o IDE de Jesus.
         Todos nós que fazemos parte desta Casa temos bastante conhecimento, tanto o explícito, contido nas Sagradas Escrituras, normas, regulamentos, estatutos, regimentos e instruções diversas (facilmente captado, codificado e distribuído), como o tácito (alocado essencialmente na cabeça de cada um), um saber subjetivo, baseado em experiências pessoais. Este último, se transformado em explícito, é um autêntico “filão de ouro”. Não agrega tanto valor se ele permanecer continuamente armazenado na cabeça de seu detentor. A finalidade do conhecimento é fazer acontecer e por isso quanto maior e mais dinâmica for essa troca de conhecimento entre nós, mais ágeis e eficientes seremos na execução das tarefas inerentes tanto à igreja organização como organismo. Cabe às lideranças, em todos os níveis, “garimpá-lo”, disponibilizá-lo e aproveitá-lo da melhor maneira possível. Como fazer isso? Interagindo com as pessoas, trocando idéias, incentivando a criatividade, conversando e fazendo-as participar efetivamente de todas as atividades (o indispensável e eficiente trabalho em equipe). Afinal, todos são importantes independentemente do cargo ou local de trabalho dentro das organizações da AICEB.
         Se assim acontecer, estaremos iniciando um processo de mudança cultural focado no conhecimento e dessa maneira as pessoas:
§  não atentarão apenas para o que está relacionado ao curto prazo;
§  não estarão preocupadas somente com a sua área de trabalho;
§  terão liberdade para, com responsabilidade, tentar, falhar (se for o caso) e acertar na maioria das vezes;
§  terão mais aspiração e vontade de fazer de forma excelente o que precisa ser feito;
§  serão mais solidárias, cooperativas, felizes e amáveis.
         Dessa forma, o ambiente de trabalho ficará propício para o desenvolvimento de competências, onde os integrantes das organizações:
§  sentir-se-ão estimulados pelo próprio trabalho;
§  conversarão com mais frequência uns com os outros (troca de idéias);
§  passarão a ser mais informais em seus relacionamentos (ambientes leves e agradáveis);
§  terão mais tempo para aprender e se aperfeiçoar.
         A AICEB, em todas as suas instâncias, precisa atingir esse nível de excelência para que possamos alargar as nossas “tendas” alcançando as pessoas tanto a nível local como em outros lugares, “cumprindo cabalmente o nosso ministério”. Evidentemente, não podemos ser diferentes disso, pois o Espírito Santo habita em cada um de nós e é Ele quem nos capacita para a obra!
Humberto Jônatas Jorge Miranda
                          Igreja Cristã Evangélica do Marco – Belém-Pará
 

Departamento de Mocidade prepara-se para seu congresso regional em Amarante

Graça e paz, amados!
Faltam poucos dias para o nosso Congresso Regional de jovens. Graças a Deus, já temos praticamente 90% dos preparativos prontos.Lembrando que o referido evento, será realizado nos dias 2,3 e 4 de Abril/2010.
Segue em anexo a Arte para a camisa, se preferirem usar este modelo(Obs. Abrir com Corel draw x3 e mudar o nome da UMICE); também o nosso cartaz, só pra adiantar, já que o cartaz mesmo chegará até vocês só semana que vem.

Queremos apresentar-lhes apenas alguns lembretes que os amados não podem esquecer:

1-Todas as UMICES devem confirmar presença, participação e quantidade de jovens que virão ao Congresso, até dia 22 de Março, para não trabalharmos no improviso. Outra; não encontraremos carne para comprar, na semana santa, ou seja, precisamos comprar com antecedência. Não deixem para decidir na última hora. Por favor, cooperem conosco, para que o evento seja benção para todos os congressistas.
2-Levar pratos, talheres e colchonete.
3-Músicos, levem seus instrumentos.
4-Haverá gincana, esporte, sociabilidade, show de talentos e evangelismo (preparem-se).
5-A recepção para os congressistas, se dará na quinta-feira a noite (não serviremos jantar na quinta-feira) e a abertura do evento, será, na sexta-feira, pela manhã.
6-Levar carta credencial ( estarei enviando para os amados o modelo).
7-Todas as UMICES, devem apresentar relatórios financeiros e de atividades do período de Julho de 2008 a março de 2010.(Obs. estes relatórios devem ser apresentados por escrito e lido perante o plenário).
8-Ainda dá tempo de acertarem suas mensalidades atrasadas, para o DUMCER-NE.
Se houver dúvida, entre em contato comigo, pelo telefone ou e-mail citados abaixo.

Pr. Elias Alves
Tel. (86) 3292-8066 e-mail: preliasdumcer-ne@hotmail.com

Amados jovens, ainda acredito que podemos mudar nossa história.Não estou falando de mudanças doutrinárias, mas, de ação e participação com compromisso no Reino de Deus. Por isso, estejam orando pelo evento e se dispondo a estarem presentes.
Queridos, fiquem na paz de Cristo.

Pastor Elias - Presidente do Departamento Regional de Mocidade
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