quinta-feira, 18 de agosto de 2016

O perfil de um bom Governante




O perfil de um bom Governante

O sucesso de um país depende muito do seu governo e um bom governo, é reconhecido pelo seu perfil. Isto é pela sua identificação pessoal. Quando se trata de alguém que é aspirante ao exercício público ou eclesiástico. E até mesmo outros líderes, como um chefe de família. Existem certas características que são indispensáveis para ser um bom governante:
·                    Boa reputação. (do Latim: reputatio, Onis). Isto significa caráter bem formado. O caráter é aquilo que a pessoa é. Feliz ou infeliz... boa ou ruim. A reputação marca a vida da pessoa. Alguém disse que a reputação é o que os homens dizem de outro junto a sua sepultura. É um viver moralmente digno diante da sociedade que nos cerca. É uma exigência de Deus para sua criatura.
·                    Sabedoria. Uma das coisas que o Rei Salomão pediu a Deus, quando assumiu o reinado do povo de Israel, foi sabedoria. Na Teologia, sabedoria significa totalidade de conhecimentos adquiridos tanto das coisas divinas como humanas. Modo de vida próprio do sábio. O apóstolo Paulo ensina dizendo: “Portanto, vede prudentemente como andais não como néscios, mas como sábios”. (Ef.5:15). Por que se dá tanta ênfase a sabedoria na história da humanidade? Porque ela capacita e ajuda na resolução dos conflitos a encontrar respostas para os problemas. O bom governante precisa ser sábio no que se refere em seu modo de viver... não acumulando em seu perfil, práticas não compatíveis a função que ele exerce. Ser sábio depende de muito esforço, temos que reconhecer que vivemos numa sociedade bastante conturbada, e num mundo sem equilíbrio ou seja sem controle... precisamos muito da graça divina. A Bíblia nos ensina: “Clama a mim e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes, que não sabes”. ( Jer. 33:3 ). Se alguém tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos da liberalmente (Tg. 1:5).
·                    Honestidade. O homem honesto, recebe honra pela sua postura em relação o seu papel diante da sociedade e dos seus liderados. A honestidade é como o trabalho, dignifica o homem. O governante precisa ser honesto para com ele mesmo e depois com os outros. A honestidade faz parte da formação do caráter do cidadão. A boa educação é aquela que inclui no seu conteúdo a formação do caráter do seu aluno. Honestidade faz parte da vida do individuo em todos seus aspectos.
·                    O temor a Deus. É uma característica que não pode faltar no perfil de um bom governante. Seja ele religioso ou não. Não se trata da pessoa ter medo de Deus. É o sentimento respeitoso e reverente. ( do Latim: Timor, oris ). Quem não teme a Deus, se torna uma pessoa desumana... é muito difícil lidar-se com alguém que tenha este comportamento. A Bíblia afirma “que o temor do Senhor é o princípio da sabedoria”. (Sl.133:10). Quem despreza este caminho, desconhece a ciência e a instrução. Logo se torna uma pessoa néscia ou louca. (Pv. 1:7). O perfil do bom governante, é a sua credencial. Os homens de bem deixaram sua marca registrada na história; um exemplo, foi José no Egito, que de escravo tornou-se um governador competente. Josué, sucessor de Moisés, na liderança do povo de Israel. Homens que temem a Deus, merecem o respeito e também a confiança dos outros. Mostremos o nosso perfil e, sejamos aprovados sendo bons governantes, quer seja em cargos públicos ou não, mesmo como chefes de família ou em outras organizações, cumpramos nossa missão com honra!

Pensamento:
“A oração verdadeira é um caminho da vida; a vida verdadeira de ser um meio de oração” (Dr. Alex Carrel).


Contato:               Email: professorbatista_pr@hotmail.com   Tel: (43) 84415388


Coluna Manancial
Escrito por Pastor Luiz Batista de França.
1ª Igreja Batista em Jataizinho
Horário de Culto:
 Domingo 9:00 horas EBD Domingo 20:00 horas Culto de adoração
Terça 20:00 horas Culto de oração
Rua: Benjamim Giavarina, n° 482
http://radiojatai.com.br/
Horário do Programa Cristo na Alvorada:Sábado as 9:00 horas na Rádio Nova Geração 87,9FM
“Pois em Ti está o manancial da vida”. (Salmo 36:9)
 

Um comentário:

  1. Professor, o bom governante precisa conhecer a Cristo! http://www.nandamendonca.com.br/blog/governantes-autoridades-e-a-b%C3%ADblia

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...