terça-feira, 15 de junho de 2010

Inaugurado o templo da ICE do Marco em Belém - Parte 2


                                                                                      Clic nas fotos para ver maiores 

ALIANÇA DAS IGREJAS CRISTÃS EVANGÉLICAS DO BRASIL – AICEB
“Jesus Cristo, nosso Fundamento”

HISTÓRICO DA IGREJA CRISTÃ EVANGÉLICA DO MARCO - BELÉM-PARÁ
(Período: 1963 a 2010)

A FÓRMULA: A fórmula divina para a abertura e manutenção de uma autêntica Igreja Evangélica tem como sólida base os seguintes pilares:
1.        A doutrina dos Apóstolos contida nas Sagradas Escrituras
2.        Uma Liderança firme trabalhando em unidade com os membros e congregados
3.        A soberana e poderosa mão de Deus conduzindo todo o processo.

O HINO OFICIAL: Nº 188 do Cantor Cristão (O Evangelho).

O LEMA: “Buscai, pois, em primeiro lugar, o Reino de Deus e a sua Justiça, e todas as demais coisas vos serão acrescentadas” e “eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século”  (Mt 6:33 e 28:20b).

A BASE BÍBLICA:
·        “Ora, pois, sê forte, Zorobabel, diz o Senhor, e sê forte, Josué, filho de Jozadaque, o sumo sacerdote, e t, todo o povo da terra, sê forte, diz o Senhor, e trabalhai, porque eu sou convosco, diz o Senhor dos Exércitos” (Ag 2:4)

·        “Tomou, então, Samuel uma pedra, e a pôs entre Mispa e Sem, e lhe chamou EBENÉZER, e disse: ATÉ AQUI NOS AJUDOU O SENHOR” (I Sm 7:12).

1º ATO: ONDE, QUANDO E COMO TUDO COMEÇOU

            No início dos anos 60, Belém era uma cidade calma e ordeira, bem diferente do que vivenciamos hoje. O evangelho não era popular como nos dias atuais e os crentes, ainda carregando a alcunha de protestantes, tinham sua fé firmada exclusivamente na “Sã Doutrina do Evangelho”, base da mensagem trazida ao norte, em grande parte, por missionários estrangeiros. Por serem protestantes, os evangélicos eram perseguidos e discriminados e por isso, a abertura de igrejas era um processo muito trabalhoso, longo e desgastante, devido à grande oposição. Por quê? Qual o motivo? As Sagradas Escrituras sempre expõem a difícil situação espiritual do homem pecador, apontando o caminho do arrependimento, renúncia e entrega de vida ao Senhor Jesus Cristo. E que “atrativo” isso representa? Bens materiais, dinheiro, saúde? Em primeiro lugar, não! É lógico que Ele pode conceder tais benefícios a qualquer um, mas o seu maior desejo é que “todos cheguem ao pleno conhecimento da verdade!” Assim, o autêntico evangelho, à primeira vista, não chegava a ser tão interessante para muitos, como acontece ainda hoje. Mas, nem por isso os missionários mudaram o teor da mensagem bíblica, pois a ordem atemporal dada por Jesus foi e continua sendo: “Pregar o evangelho a toda criatura, buscando, em primeiro lugar, o Reino de Deus”.  
   
            Foi, então, dessa forma que, no início do ano de 1963, o casal de missionários americanos, Douglas (já falecido) e Mary Mac Allister, chegou à grande cidade, procedente de Abaetetuba. Tais missionários ainda não pertenciam à Missão Cristã Evangélica do Brasil (MICEB). Eles iniciaram seu pioneiro trabalho em Belém entrando pela Av. Duque de Caxias, àquela época localizada na periferia da cidade e bem diferente dessa modernidade que é hoje. Transitando com certa dificuldade, resolveram entrar na Trav. Estrela, uma das ruas aqui ao lado que cruzam a citada avenida, para as primeiras visitas e escolha de um local onde pudessem realizar um culto à noite. Na Trav. Estrela conheceram D. Nazilda, uma senhora crente cuja residência está localizada no meio do trecho entre a Duque de Caxias e a Visconde de Inhauma. D. Nazilda, de bom grado, concordou em ceder a frente de sua casa para a realização do culto que os missionários pretendiam fazer à noite. Já com o local escolhido, o casal passou a convidar todos os moradores da vizinhança para participarem daquela primeira reunião. Entretanto, ao chegarem à noite com os instrumentos e equipamentos para o culto programado, surgiu um grande problema. O esposo daquela senhora não concordou com o ato religioso planejado para ser realizado em frente à sua residência. Mesmo assim, os missionários não desanimaram. Lembraram-se que mais próximo à Duque de Caxias haviam conhecido também um casal de evangélicos da Assembléia de Deus, o Sr. Joel e D. Sila Ayres (já falecida), pais de Joelcilene Aires. O casal Ayres, ao tomar conhecimento do problema, prontamente disponibilizou a frente de sua residência para o culto marcado, sendo aquela a primeira reunião da Igreja Cristã Evangélica do Marco. Depois desse culto inaugural, outras reuniões aconteceram semanalmente no mesmo local até quando foi encontrado um espaço na Av. Duque de Caxias para a possível instalação da futura igreja. Vale registrar que a primeira integrante da igreja que ainda está conosco é Joelcilene Miranda que, com 4 meses de idade e no colo de sua mãe, esteve presente no primeiro culto da Igreja Cristã do Marco em frente à casa de seus pais no início do ano de 1963.

2º ATO: O INÍCIO DOS TRABALHOS NA DUQUE DE CAXIAS, O PRIMEIRO PASTOR E AS PRIMEIRAS LIDERANÇAS

            No mês de agosto de 1963, convictos de que o bairro do Marco precisava mesmo de uma igreja evangélica, o casal de missionários e a missionária Elizabeth Jones passaram a se reunir em frente à residência do Sr. José Vicente bem próximo ao local em que estamos hoje. Sempre que chegavam em uma Kombi, muitas pessoas se aproximavam para as reuniões, sendo a maioria crianças. Aqueles cultos eram uma grande novidade e passaram a ser aguardados com muita expectativa! A semente do evangelho começava a germinar com mais vigor no coração das pessoas.  

Após alguns meses, os missionários compraram de D. Adélia a casa localizada neste local em que hoje estamos inaugurando o novo templo da Igreja. A residência foi adaptada para as reuniões da congregação já formada por alguns irmãos. E foi assim que no dia 11/05/1966 foi fundada oficialmente a Igreja Cristã Evangélica do Marco, composta dos seguintes membros-fundadores:

·        Douglas Mc Allister (já falecido)
·        Mary Mc Allister (sua esposa)
·        João Arantes Gomes (já falecido)
·        Marta Maria Galhardo Gomes (esposa do irmão João Arantes)
·        Maria do Espírito Santo Vasconcelos (já falecida, avó da Nazaré Magalhães)
·        Rosilda Monteiro Guedes
·        Amélia Bezerra da Silva (já falecida)
·        Carlos Alberto da Silva  Wassallis
·        Cristina Fonseca de Souza
·        Maria Nascimento Resende
·        Adélia de Souza Gazânia (já falecida) e
·        Ayda Cristina Nascimento Reis.

O local já não comportava o número de pessoas que se congregava e para que o primeiro templo da Igreja fosse construído, foi armada uma tenda nos fundos do terreno. A construção do primeiro templo foi feita em ritmo de mutirão com a participação de todos e sob o comando do irmão João Arantes Gomes, especialista em construções e também um dos líderes da Igreja.

Agora, a Igreja já possuía o seu primeiro templo e, no período em que antecedeu a entrega da mesma para a Aliança das Igrejas Cristãs Evangélicas do Brasil (AICEB), estiveram na liderando dos trabalhos os seguintes missionários:
Rev. Leslie Jantz, de maio/66 a julho/67
Pr. Douglas Mc Allister, de agosto/67 a março/71
Pr. Rui Denton, de abril/71 a outubro/72 e
Pr. Douglas Mc Allister, de novembro/72 a janeiro/76.

 No mês de janeiro/76, em uma solenidade especial, a Igreja, fundada em 11/05/1966 e organizada oficialmente em 03/02/1971, foi finalmente entregue para a Aliança das Igrejas Cristãs Evangélicas do Brasil (AICEB), representada naquela solenidade pelo presidente da Junta Regional Amazônica, Pr. José Lucimar da Rocha. Na mesma ocasião tomou posse como pastor da Igreja o primeiro obreiro da AICEB, o Pr. Lourival Mendonça de Souza (já falecido), que permaneceu aqui até dezembro/81.

Só para recordar e matar saudades, vamos ouvir uma pequena amostra do coral da Igreja à época, bem como do seu quarteto, formado por Manoel Quaresma, João Stélio, Joel Junior e Humberto Jônatas e uma bela peça musical executada pelo Pr. Lourival e seu trompete, sendo as três apresentações acompanhadas ao órgão (hoje teclado) pela organista da igreja, Joelcilene Aires.

            Em seus primeiros anos de funcionamento, integrada à AICEB, a liderança da Igreja Cristã do Marco era basicamente composta dos seguintes irmãos, com o apoio dos missionários da MICEB:
·        1º Diácono: João Arantes Gomes
·        Corpo Diaconal: Dilson Ferreira dos Santos (já falecido), Natanael Galhardo Gomes, Manoel Antonio Quaresma Rodrigues, Milton Gonçalves Duarte e Humberto Jônatas Jorge Miranda
·        Secretários da Igreja: Biramar Ferreira dos Santos, Eliezer Brelaz de Melo (ambos já falecidos), Humberto Jônatas Jorge Miranda e Maria Carmelita Rodrigues de Oliveira
·        Tesoureiros: Dilson Ferreira dos Santos e João Stélio Galhardo Gomes
·        Superintendentes da Escola Bíblica Dominical: Manoel Antonio Quaresma Rodrigues e José da Silva Rodrigues de Oliveira
·        Secretários da Escola Bíblica Dominical: Manoel Nazaré Ferreira e Jairo Galhardo Gomes (ambos já falecidos)
·        Superintendentes do Departamento Infantil: Eliezer Brelaz de Melo e Marta Maria Galhardo Gomes
·        Presidente da União Feminina: Mary Mc Allister
·        Presidente da União de Mocidade: Biramar Ferreira dos Santos
·        Líderes de Cadetes: Paulo e seu irmão Dilson Ferreira dos Santos, Carol Derstine, Gercina e Else Miranda.  

Professores da Escola Bíblica Dominical:
·        Principiantes: Marly Isabel da Silva Rodrigues e Odilene Cardoso Gomes
·        Primários: Dorotéa Costa e Sandra Maria da Silva Leão
·        Juniores: Maria do Socorro de Oliveira Castro e Elienai Brelaz de Melo
·        Adolescentes: Isaías Oliveira e Joel Queiroz Ayres Júnior
·        Jovens e Adultos: Pr. Lourival Mendonça de Souza e missionários da MICEB.

3º ATO: OS DEMAIS PASTORES DA IGREJA

            Após a saída do pastor Lourival em dezembro/81, assumiu a Igreja, em fevereiro/82, o pastor Elias João Dias de Azevedo, permanecendo até dezembro/88.
            Na sequência, em abril/89, assumiu o comando da Igreja o pastor Hélio Pereira da Silva, da coirmã Igreja Cristã Evangélica do Brasil (ICEB - Anápolis) que ficou conosco até janeiro/93.
            No período de fevereiro/93 até fevereiro/97 a Igreja ficou sem pastor, sendo comandada pelo seu corpo diaconal, tendo como líderes Manoel Antonio Quaresma Rodrigues e Humberto Jônatas Jorge Miranda.
            Em março/97 a Igreja passou a ser liderada pelo Pr. Nahur Monteiro dos Santos que nos deixou em junho/01.
            A Igreja, então, remanejou de sua congregação do Aurá o Pr. Waldecir Ribeiro da Silva, que comandou os trabalhos de agosto/01 até julho/05, ficando a Igreja novamente sem pastor até julho/06.

4º ATO: O NOSSO ATUAL PASTOR E A CONSTRUÇÃO DO NOVO TEMPLO

            No mês de agosto/06 a Igreja passou a ser liderada pelo Pr. Roberto Melo Manso, procedente de Barra do Corda-Ma. Vale destacar que o Pr. Roberto, ao assumir o cargo, tomou conhecimento de um projeto para a construção do novo templo e, de forma corajosa, ousada e com muita fé e disposição, conclamou a Igreja para o início dos trabalhos de construção no ano de 2008, quando havia em caixa menos de R$-50.000,00 para a obra. Antes, por exigência do projeto de construção, foi necessário adquirir o terreno ao lado. A compra foi efetivada com a colaboração do irmão Osni Brelaz de Melo (ex-membro da Igreja e filho da irmã Odaléia) que colocou à disposição da Igreja a quantia necessária, facilitando o reembolso do valor em suaves prestações.
Para o início dos trabalhos de construção do novo templo, foi criada uma comissão, desfeita alguns meses depois. A obra, então, passou a ser liderada e conduzida pelo Pr. Roberto, juntamente com o diácono Paulo Gomes e o obreiro Elionias Melo, evidentemente com o apoio de toda a igreja. A responsabilidade técnica da construção foi liderada pelo engenheiro João Carlos Dias, nosso irmão da Assembléia de Deus e o arquiteto Mauro Nascimento.
Não podemos negar que aqui está mais um grande milagre de Deus, pois sendo uma Igreja com pouco mais de cem membros, Ele nos permitiu erguer, para a Sua Glória, este bonito templo agora inaugurado.

CONCLUSÃO

            A Igreja Cristã Evangélica do Marco, ao longo de seus 44 anos, já fundou três novas igrejas em Belém: Igreja Cristã Evangélica do Bengui, Igreja Cristã Evangélica da Terra Firme e Igreja Cristã Evangélica do Aurá. É uma Igreja que tem se mantido fiel à “Sã Doutrina dos Apóstolos” e também comprometida com a obra missionária, tendo apoiado financeiramente na formação de vários obreiros que por aqui passaram, bem como tem ajudado, desde 1996, o missionário Benedito Barbosa e família no trabalho entre os índios na cidade de Barra do Corda, interior do Maranhão, berço da AICEB.

            Vale também destacar que ao longo desses 44 anos de existência a Igreja passou por grandes dificuldades, muitas lutas e provações, todas vencidas com a força do Senhor, a firmeza de sua liderança e a unidade da Igreja.

O objetivo maior e a motivação que nos levaram a ampliar este santuário é continuar avançando ainda mais na propagação do evangelho de Cristo, resgatando almas para o nosso Deus, a missão maior da Igreja na Terra. Para isso, as portas deste templo continuarão sempre abertas para quem tem esse relevante compromisso. Você, portanto, está convidado a se integrar conosco nessa nobre e sublime missão!  

A Igreja agradece de forma muito amável a todas as crianças, cada membro e congregado, os amigos e visitantes que de alguma forma participaram desse grande projeto Sem esse apoio e compromisso assumido por vocês seria muito difícil alcançarmos o objetivo final.

Finalmente, o nosso maior agradecimento deve ser dado ao Senhor nosso Deus a quem dedicamos esta obra. Sem Ele, nada teríamos feito e nada, evidentemente, faria sentido! Portanto, para o Senhor nosso Deus, toda honra, glória e louvor! Parabéns, Aliança das Igrejas Cristãs Evangélicas do Brasil! Parabéns, Igreja Cristã Evangélica do Marco!                                      
                                      Belém-Pará, 11 de junho de 2010
Humberto Jônatas Jorge Miranda
Comissão de Comunicação

Um comentário:

  1. uma trajetória sob às bênçãos de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo !!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...