quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Como a obra misssionária começou em Caracol - Homenagem ao Mês de Missões da AICEB

Caracol - PI.  100 Kms. de São Raimundo Nonato
Nossa Igreja antes da ampliação
Parque Nacional Serra das Confusões
contemplando a criação
Obra da mão de Deus
imensas formações rochosas
O Repórter de Deus esteve lá
Conheceu a furna
Distante da capital  Teresina 627 quilômetros, a cidade de Caracol  se localiza ao sul do Estado do Piauí. Natabilizou-se pela instituição da Serra das Confusões, que fica dentro do seu território, como Parque Nacional atraindo  turístas e pesquizadores.  A cidade foi referência nacional, quando do lançamento do Programa  Fome Zero pelo Presidente Lula, no seu primeiro governo, uma vez que fica há poucos quilômetros de Guaribas.
Caracol é uma cidade acolhedora. Assim recebeu os missionários suíços que ali chegaram  na década de 60, quando tudo era muito mais difícil.  Acesso só  por estrada  vicinal em péssimo estado de conservação. Assistência médica, não existia. Educação precária, nem  se falava. A  água potável era escassa, chegava em carro pipa,  a pobreza enfim campeava.  Guaribas ainda hoje é um reflexo.
Pois bem, foi nesse contexto que os primeiros missionários Werner e Emmi  Hediger iniciaram ali a  obra missionária. Amparados pela Missão Suíça,(SAM) em parceria com a AICEB muito benefiaram o povo pobre daquela cidade. Como enfermeira D. Emmi tratou da saúde do povo. Quando o caso  era mais grave, eles providenciavam recurso médico transportando o doente em seu próprio  jippe para São Raimundo Nonato. O casal mesmo com dificuldade com a língua e a cultura, se misturou ao povo suprindo suas necessidades básicas do pão caseiro aos rémedios. Da carne para alimentação à orientação para o cultivo de plantações. Assim praticaram tantas obras sociais  associadas à evangelização e como reconhecimento, depois de vários anos de bons serviços prestados aos moradores de Caracol, os Poderes Executivo e Legislativo  outorgaram aos religiosos o Título de Cidadãos de Caracol em reconhecimento aos seus feitos. Em 1972 chegava para se juntar à equipe o jovem pastor Elizamar Santos, recém formado do seminário. que durante muitos anos também ali cumpriu parte do seu ministério.
A parte física da igreja continua crescendo
as plantinhas continuam se desenvolvendo
os crentes continuam servindo ao Senhor

A Igreja Cristã Evangélica hoje é respeitada e acatada por toda a coletividade tendo um dos seus membros como político influente na cidade, e proprietário de um dos melhores colégios.
O Pr. Luís de Carvalho, preside aquela igreja desde de 2003, quando foi transferido de Cristino Castro para aquela cidade.  A Igreja mantém várias congregações e pontos de pregação e assim continua cumprindo o ide de Jesus, imperativo este que impulsionou os primeiros missionários.

Aguarde a continuação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...