segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Igreja Cristã Evangélica Betel, uma das mais antigas

Igreja Cristã Evangélica de Parnaíba - construção 1959

Inauguração  Outubro 1960
A Igreja Cristã Evangélica Betel de Parnaíba é uma das igrejas mais antigas da AICEB. Enquanto as Igrejas de Grajáu, Barra do Corda, Pedreiras, Presidente Dutra, todas no Maranhão, assim são consideradas, a Igreja em Parnaíba comemorou este final de semana 28 a 30/10 seus 69 anos anos e o templo 51.
  No Piauí, depois dela vêm as igrejas de Piracuruca, Batalha no norte e no sul do estado depois vieram as igrejas de São Raimundo Nonato, Caracol, no Piauí e Remanso e Campo Alegre de Lourdes na Bahia, aquelas  plantadas pelos irlandeses e estas pelos suiços respectivamente.



Igreja de Parnaíba Out. 2011
Os missionários Myrddin Thomas e sua esposa Irene,  chegaram do país de Gales em 1929.  No ano de 1959, trinta anos  construiriam o templo em Parnaíba, já tendo passado pelo trabalho entre os índio guajajaras na região de  Barra do Corda, Pedreiras como pastor chegando também à Teresina mais ou menos em 1943 com intenção de abrir um trabalho missionário. Por algum tempo o trabalho funcionou, mas as muitas dificuldades da época, impediram o seu avanço, vindo a desfalecer. Só muito tempo depois,  nos meados da década de sessenta a igreja de Teresina se solidificaria, com a chegada de Edmundo Norwood, Wesley Gould, dois irlandeses que já haviam passado por Piracuruca e deixado ali uma igreja em franco desenvolvimento. Depois vieram também para Teresina  Josué (Hans) e Mônika Reifler,  Ari e Elzabeth Aerberhard, estes últimos entregando a direção do trabalho para o primeiro pastor nacional Lucimar Rocha que emanciparia o campo oficializando-o em nome da AICEB em 1985.
Myrddin Tomas e D. Irene
Voltemos ao casal  Myrddin Thamas, enfrentando os dissabores da sua missão em Parnaíba, cuja congregação ali existente reunia-se em salão alugado no centro da cidade. 
Seu Thomas, como era conhecido, adquiriu por compra um amplo terreno no subúrbio da cidade e ali construiu um grande templo  para a época, e o equipou com lindos  bancos e um grande harmônio de foles, coisa rara naquele tempo. Pena que a Igreja não soube preservar aquele patrimônio, restando hoje só o banco  do velho instrumento, tão usado nos antigos templos. O templo era muito bonito para a época,  por sinal muito  bonito até hoje, e bem localizado,  em uma importante avenida no bairro Nova Parnaíba.
Muitos outros missionários passaram por Parnaíba naqueles tempos, como Edmundo Norwood, João Sessoms  entregando para Antonio Lucena no início da década de sessenta.
As comemorações da conferência de aniversário da Igreja de Parnaíba tiveram início na sexta-feira encerrando domingo a noite.
Veja algumas das fotos antigas dos primeiros anos em Parnaíba
Antiga avenida Marquês de Paranaguá - onde o terreno foi comprado
Veja a construção do templo - 1959
Miss João e Olívia Sessoms  (Glória e Joãozinho)
Thomas e Edmundo
O velho Baú que dirigido por Edmundo
Primeiro local de culto centro de Parnaíba
dia da inauguração do templo out. 1960
Dia da inauguração
O convite da conferência (clic para ampliar)
antiga foto de conferência
Seu Thomas batizando um irmão em dia de conferência
a igreja posa para foto de conferência
Myrddin Thomas e Miss Irene

Aguarda outra matéria sobre a conferência em Parnaíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...