Templo da ICE de Pedreiras - 72 anos |
plantação da obra - 1939 comemorações |
tantos outros colegas que por ali passaram. Tenho bonitas lembranças de algumas dessas tradicionais famílias, diz o Pr. Lucimar Rocha referindo-se ao Major Lucena - próspero empresário na cidade, irmão de Luíz Lucena outro grande comerciante e homem de fé e Antonio Lucena, o qual após seus estudos no antigo Instituto Bíblico de Barra do Corda, casado com D Antonia também formada na mesma escola, procedente da região de D. Pedro, foi pastorear a igreja de Cururupu. Também foi empresário bem sucedido mudando-se dali na década de 60 para Parnaíba, PI para assumir a igreja com a saída dos Sessoms para Santarém. Antonio Lucena foi Secretário Executivo da AICEB por vários anos.
A Igreja é muito influente e respeitada na cidade desde seus primeiros anos.
"A igreja se reunia em um salão na Rua do Engenho e vários pontos de pregação pelo interior onde moravam as família de influência no lugar. Eram os Quina Os Carvalhedo, os Lucena, José Leite e Antonio Macedo, que davam aquele respaldo seguro..." relata o Pr. Abdoral Silva no seu livro Nossas Raízes.
"Tive a honra, de pastorear também aquela igreja, dentre onde
como pastor nos idos anos de 83 quando ali chegamos", finaliza o veterano pastor.
Participaram do evento, como pregador oficial o Pr, Jaime Fróis (ICE Dom Pedro, MA.) Igrejas de Codó, Governador Archer e Joselândia.
Conheci também alguns da família Carvalhedo, a matriarca que morava com sua filha Sara, irmã de Isaías, que ainda mora em Dom Pedro, e de Cristino e Isac Carvalhedo. Estes dois estudaram para ser pastores. Cristino foi pastor por muitos ano da sua igreja em Pedreiras e Isac foi para Anápolis onde depois cursou direito.
Da família Cantanhede homenageio a irmã Glória, mulher destemida, trabalhora e que muito fez pela igreja, residindo hoje em São Luís. Essa memória é para homenagear essas famílias que muito contribuíram com o evangelho na cidade de Pedreiras, dentre tantas outras que me fogem a memória neste momento.
"Falar da Igreja de Pedreiras é voltar às nossas raízes - são tantas famílias, como a da Irmã Sansinha e em nome do Aurílio seu filho, homenageamos a todas as famílias mais recentes que nos acolheram
"Como pastor daquela igreja a 26 anos em uma dessas festas levamos o Tiro de Guerra da cidade (Corporação Militar do Exército Brasileiro) para a execução e cântico do Hino Nacional em um momento cívico, já que o aniversário da igreja ocorre no Dia 7 de Setembro, Dia da Independência", lembra com saudade o Pr. Lucimar.
Hoje como pastor daquela igreja, presidente da região sul maranhense e conselheiro da diretoria geral da AICEB, o Pr. Jorge Alves consegue administrar seu tempo de tal modo que desenvolve uma boa rentatibilidade e relacionamentos.
Fotos de 1983
Pr. Lucimar quando pastor em Pedreiras 1983 |
Aderson, Nicolau e Samuel - diáconos da igreja |
veja se conhece essas pessoas. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário