A nossa visita à Comunidade Monte Sinai (Região do Arari) a cinco horas de viagem a barco da sede do Município de Parintins, trouxe-nos muitas lembranças dos idos anos na década de 70. Inauguramos a congregação ainda na várzea à margem do Rio Amazonas, que na sua violência engoliu a antiga comunidade Embaubal, como era chamada. As constantes quedas de barrancos, empurraram os moradores para a terra firme. Sem mais vestígios do lugar, hoje a comunidade está localizada num local seguro com o sugestivo nome de Monte Sinai. Na realidade, uma serra. Ao desembarcarmos do confortável barco que nos conduziu, penamos subindo o monte, e lembrei-me do Monte Sinai verdadeiro, lugar em que Deus entregou as suas leis a Moisés. Ali nos aguardavam os irmãos para uma conferência de dois dias. Vários dos pais de numerosas famílias do lugar fomos nós que batizamos à margem do Rio ou no tanque batismal da igreja.
O Pastor Humberto Bonfim, titular da sede, nos presenteou com a feliz oportunidade de revermos aqueles queridos irmãos, acompanhando-nos até lá. Como ficamos felizes abraçando aqueles irmãos, dentre eles o Domingos e o Trindade, lideranças da comunidade. Lá estava também o Machico e família, que vieram do Rio Mamurú a umas 9 horas de viagem.
O programa do governo federal de eletrificação rural “luz para todos”, tem chegado aos mais longínquos rincões também na Amazônia. A comunidade está servida de luz elétrica ( gerada a grupo gerador a diezel) o que muito facilita a vida do homem do interior. À noite a igrejinha lotou com o conforto da cidade, como ventiladores, caixas acústicas, data show, ministério de louvor, apresentação teatral, testemunhos e a mensagem da Palavra. Aí pensamos: como era diferente há 30 anos atrás! Assim a AICEB vai crescendo também nesta região.
Clic nas fotos para ampliar.
Pr. Lucimar com Trindade e Domingos, lideranças da comunidade |
Nenhum comentário:
Postar um comentário