sexta-feira, 6 de maio de 2016

SEPARADO PARA O EVANGELHO DE DEUS



Pr. Enoque Vieira de Santana


Pr. Enoque Santana
 
Nasci onde nasceu a primeira congregação da história da AICEB. Meus pais eram de família humilde e pobre, como quase todos os moradores do Centro dos Protestantes: eram camponeses Quando eu tinha 6 anos mudaram-se daquela localidade, no interior de Barra do Corda, para um centro agrícola na proximidade de Pedreiras. Minha mãe, que saíra gestante do Centro dos Protestatntes ou Paraíso dos Crentes, chegados os dias de dar à luz, foi ter o seu último filho na      casa do meu tio e sua esposa Luís Lucena e Altina, em um povoado a 6 quilômetros de Pedreiras por nome Barreiros.
O parto fde minha mãe foi muito difícil e complicado levando-a à morte como também a morte de Elias, um mês depois. Antes de falecer , minha mãe Adi pediu ao tio Luís e Altina que nos criassem como filhos, a mim, minhas minhas irmãs Nali e Alzeni, visto que o casal não tinha filhos e já estavam criando Otacília e Isaías, meus irmãos de criação.  Assim, de extrema pobreza em que vivi, fui morar com meus tios e pais adotivos, os quais eram prósperos comerciantes nos Barreiros. Fui criado, com meus irmãos de criação com extrema severidade, onde a disciplina e a educação eram aplicadas com exacerbado rigor, principalmente por nossa mãe Altina.
Vivi em Pedreiras, parte da minha infância e também adolescência até os 16 anos de onde aos 17 anos fui servir ao Exército Brasileiro e continuar meus estudos em São Luís, capital do meu estado, Maranhão. Desde minha infância, fui levado à igreja, onde recebi as primeiras instruções bíblicas, uma consciência cristã que juntamente com a família, me deram princípios que me têm acompanhado por toda a minha vida. Converti-me a Cristo quando tinha 22 anos, só pela graça e misericórdia de Deus. Tornei-me membro da igreja Cristã Evangélica de Pedreiras quando fui batizado e aceito por aquela comunidade. Aos 23 anos, fiz  algumas matérias no Seminário enquanto concluía o curso ginasial; ingressei de tempo integral naquela casa de ensino teológico em 1962.
Em 1966 formei-me com outros colegas sendo tema da nossa formatura, exatamente a expressão paulina de Romanos: “Separado para o Evangelho de Deus”. Lembro-me daquele dia memorável quando tive a honra de discursar pela minha turma decorando todo aquele discurso; a emoção e os desafios me rodearam a alma e aqueceram meu coração naquele dia.  Vou completar, no fim de 2016, 48 anos de ministério, como pastor e pregador do evangelho de Deus, e ainda hoje, a graça de Deus me induz a proclamar as boas novas para as quais fui separado pelo Senhor da Seara.
O Seminário tem influência na minha formação acadêmica, na minha vida espiritual; muito do que sou e tenho realizado, devo á bondade e misericórdia de Deus, que me concedeu a bênção de estudar e me formar no SCEN, o qual recebe de mim pobre servo de Jesus, o reconhecimento e a gratidão, para a glória do Deus soberano, que me separou para o evangelho.

"O Pr. Enoque Santana é um dos mais bem sucedidos pastores da Aliança. Em todas as igrejas que pastoreou desde o início do seu ministério da cidade de Codó - MA, ganhou o respeito admiração de todos.  Em Codó  serviu duas vezes, como também em Imperatriz. Foi pastor em Fortaleza e no Distrito Federal.  Hoje é pastor em Barra do Corda, berço da AICEB. Já exerceu muitos cargos administrativos na denominação, incluindo 16 anos como presidente geral. Construiu o atual edifício sede da AICEB. Como pregador sempre foi muito eloquente  e querido.  Homem simples, zeloso e bom amigo."     
O seu depoimento sobre o Seminário e sua separação para o Evangelho de Deus está publicado na Revista dos 80 Anos do SCEN.   Repórter de Deus.   

Um comentário:

  1. Agradeço a DEUS por ter me dado a graça de conhecer pastor enoque cresci ouvindo hinos e dialogos entre meu e minha mãe também frequentei a igreja na qual o pastor congregava.sempre é um instrumento de DEUS nas suas pregação.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...