terça-feira, 3 de maio de 2016

Uma casa de profetas ou uma fábrica de latas?




O Pr. Joventino S. da Fonseca Filho é o autor do artigo. Formado em Teologia com bacharelado em Ministério Pastoral, hoje está jubilado pela AICEB a que serviu como obreiro por cinco décadas.  O referido artigo está publicado na Revista dos 80 Anos do Seminário Cristão Evangélico do Norte. 
Pr. Joventino e Adelaide

O Seminário Cristão Evangélico do Norte (SCEN) foi para mim, um verdadeiro lugar onde eu aprendi como viver meus 51 anos e um mês de ministério. Estou contando desde o dia em que cheguei lá, 19 de fevereiro de 1965, até hoje. Talvez você estranhe esta comparação do Seminário com uma fábrica de latas. Ela foi feita pelo ex-diretor do Seminário Rev. Allan Stensvad. Ele nos mostrou que esta casa de ensino também tem esta utilidade. Ele dizia que nós, os estudantes éramos as latas e o seminário, a fábrica.
Ele explicava que o SCEN  tinha a incumbência  de fabricar, forjar as latas, preparando-as para conter os produtos  que aquela escola oferecia com bastante segurança. Aqueles estudantes que se submetessem às ordens e regulamentos eram como latas bem preparadas para guardar com segurança todo o conteúdo recebido. Mas o estudante que se rebelasse, sendo insubmisso àquelas ordens, seria como uma lata mal preparada que não podia conter os produtos recebidos naquela escola.
ESPERA-SE QUE OS ESTUDANTES SE ABSTENHAM DO NAMORO DURANTE OS QUATRO ANOS. ESTE ERA O QUINTA REGULAMENTO DO SEMINÁRIO, CONSIDERADO O CALCANHAR DE  AQUILES.  Muitos não o obedeceram e se deram mal.
Lamento com muita tristeza, ao ver tantos que foram formados no SCEN não estarem mais no ministério. Esses foram “as latas” que não foram forjadas e ficaram fracas para enfrentar as ondas da vida ministerial por não se deixarem ser  preparados por Deus através de líderes colocados para este serviço.
Por falta de tempo e espaço posso narrar  apenas o exemplo de dois estudantes dessa casa. Um estudante era rebelde contra tudo e todos no seminário. Nunca se submeteu às autoridades e ordens de lá. Quando esse rapaz formou-se o SCEN relutou muito antes de conceder-lhe seu diploma, pois no documento dizia: “TENDO EM VISTA SEU CARÁTER CRISTÃO”... Esse rapaz não demonstrou um caráter cristão, mas ele foi formado. Trabalhou um ano no Maranhão, depois se casou com uma moça de Brasília, mudando-se para lá. Algum tempo depois encontrei-me com um missionário e curiosamente perguntei-lhe como estava  o meu antigo colega. Ele respondeu-me ironicamente: “ESTÁ BEM”  Perguntei-lhe onde o mesmo estava trabalhando. O missionário respondeu: “ELE É O MELHOR COVEIRO DO DISTRITO FEDERAL”   
Imaginem meus irmãos!  Um estudante  passa quatro anos no Seminário para depois se tornar um coveiro de  Cemitério?
O outro colega que eu gostaria de citar formou-se no Seminário. Casou-se com uma canadense, foi morar naquele país e lá resolver fazer o MESTRADO. APRESENTOU O CURRICULO DO SEU BACHARELADO E CONSEGUIU TRES MATÉRIAS COMO CRÉDITO.  Siga este último, pois é um bom exemplo e repudie o primeiro, pois é um mal exemplo.


RD

Que inversão de valores!  Chamado para se preparar como pregador da Palavra que oferece vida, vida eterna. Comporta-se  o aluno de um seminário cristão com rebeldia, é  insubmisso aos regulamentos da casa, desrespeitoso aos superiores ( rebelde contra tudo e todos). Ainda assim, tratado com tolerância (pois merecia ser despedido e mandado de volta para sua casa). Tem toda a oportunidade.    É isto que  Deus faz na nossa vida...  Quão tolerante Deus tem sido para conosco.  Quantas oportunidades nos são oferecidas pelo Pai.  Porém quando insistimos deliberadamente no erro teremos de enfrentar as duras consequências de uma conduta,não recomendável.
 Pois “aquilo que o homem semear isso também ceifará”.   
Não que a profissão seja indigna, mas no mínimo uma inversão de valores.   

Um comentário:

  1. Olá, Caro Repórter de Deus!
    Agradecemos a postagem.Ficamos felizes em ver a história do Pastor Joventino aqui nesse nobre blog.Nós da família, agradecemos o carinho para com ele.Deus lhe abençoe muito nesse ministério de divulgar as noticias da nossa querida denominação.Somos admiradoras do seu trabalho. Um abraço.
    Adelaide (esposa ) e Ruth Silvéria(Filha)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...