quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

CONSCIÊNCIA NEGRA


CONSCIÊNCIA NEGRA

         Que é consciência negra? (Do Latim: Conscientia). Ou seja, sentimento do que se passa em nós mesmos. Percepção do que se quer, do que se faz, do que se diz: julgamento íntimo pelo qual a alma aprova as boas ações e condena as más, sentimento das faltas cometidas.
         Chamamos a atenção dos leitores sobre essa reflexão, a mesma tem ocorrido a partir de uma investigação histórica, criando subsídios que auxiliam o repensar sobre a participação e contribuição na formação cultural, econômica e social da sociedade brasileira pela etnia negra desde os tempos do período colonial até os dias atuais.
         Poucos estudos têm tido como foco a análise do papel do negro brasileiro no crescimento econômico e social, entretanto por estarem biologicamente presentes, marcantes, influentes e contribuintes, se faz necessária uma releitura dos aspectos sociais que fazem do negro brasileiro em toda a história um tipo miscigenado de homem e uma configuração nacional.
         Para tanto, no primeiro momento se faz necessário analisar o contexto social em que o negro-afro-brasileiro esteve e está inserido até os dias atuais, com a apresentação de alta relevância de contribuição nas diversas áreas da sociedade brasileira.
         De acordo com a SECNEB (Sociedade de Estudos da Cultura Negra no Brasil): 45% da população brasileira são de descendência africana, o estado da Bahia e do Rio de Janeiro a maioria da população é negra. O negro não é somente comida típica, religião exótica e dança. Ao contrário, o negro foi a mola propulsora para o desenvolvimento econômico, político e social, tendo construído a subsistência e riqueza da massa de privilegiados neste país.
         Consciência negra, que significa isso? Não seria viável pensar na consciência humana, invés de negra? O homem é o único ser que tem consciência, seja negro ou branco. Refletir sobre os feitos dos homens é considerá-los capazes de realizações, assim sendo logo o negro é capaz como tem provado com sua contribuição na sociedade em todas as áreas.

Texto elaborado pelo Pastor e Professor Luiz Batista de França.

Pensamento
“não conheço missão maior e mais nobre, que a de dirigir as inteligências juvenis e preparar os homens do futuro”. (Humberto de Campos).

Contato:
Cellular: 43-996157123
Pr. Luiz Batista de França


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...