segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Igreja de Batalha comemora 59 Anos




A conferência de aniversário da Igreja Cristã Evangélica de Batalha, marcou seus 59 anos  desde a chegada dos primeiros missionários irlandeses Wesley Gould e Edmund Norwood com um grupo de crentes novos na fé oriundos de Piracuruca, onde o trabalho já havia sido iniciado em 1954.  Foi o primeiro culto evangélico em Batalha na noite do dia 27 de Dezembro de 1959,  justamente o dia em que os festejos do padroeiro da cidade haviam sido suspensos pelo o Frei Solano Kühn, Alemão da ordem franciscana, administrador da paróquia de Piripiri que respondia pela paróquia de São Gonçalo. Setores da paróquia local, não se submeteram às imposições de domínio e autoritarismo do alemão  e a confusão resultou na brusca suspensão do festejo do padroeiro.
Residentes na  pequena cidade de Piracuruca, há 45 quilômetros,  os missionários Wesley e Edmund coincidentemente,  sem que nada soubessem sobre o episódio ocorrido,  naquela  mesma noite chegaram à Batalha e celebraram o culto. Admiraram-se de tanta gente ter comparecido e após o culto um cidadão da cidade relatou o que havia acontecido ao meio dia na cidade.   Relatarei toda a história no livro que estou escrevendo.
Na noite de abertura da conferencia estiveram presentes ao culto os pastores Samuel Paulino,  com uma caravana da nossa igreja  de Piracuruca, bem como o Pr. Moises Pinto da Igreja Assembleía de Deus Missão também com uma caravana. Pr. Moisés Pinto é  nosso amigo histórico com quem temos estreita amizade. Foi uma surpresa agradável. O Pr. Manoel Carlos de Esperantina igualmente veio com uma caravana. Registramos a presença do Pr. Joral Rodrigues, de Barras. Quem também nos prestigiou foi o Pr. Levi Guimaães da Primeira Igreja Batista de Esperantina.
O Cantor Gilclean de Pìracuruca cantou na primeiro noite e Francisco Morais na segunda noite.    Foi pregador oficial o Pr. Marcelo Carvalho, (Piracuruca) da ICE evangelista, que abordou o tema: Santificai-vos... entregando  poderosas mensagens de Deus para o seu povo.  
Houve EBD e manhã de alegria e comunhão no Espaço de Lazer e Eventos  Dois Irmãos, com almoço e banho de piscina. 
À noite muitos irmãos vieram à frente como sinal de desejo de melhor se consagrarem ao Senhor.
De Belfast,  Irlanda do Norte,  Edmundo Norwood  com 83 anos disse: “É com muita alegria e também muitas saudades que recebemos a notícia e fotos da primeira noite do aniversário da Igreja de Batalha. Não temos palavras para explicar nossos sentimentos. Parabéns a todos  na Igreja e também todos da Igreja de Piracuruca. Lembramos muito o primeiro dia que entramos em Batalha, com trepidação. Não sabíamos como iriamos ser recebidos, não conhecíamos ninguém. Mas graças a Deus que nos deu coragem e o culto foi muito bom, com muitas pessoas”

Primeiro Culto 1959
Construção do tempo por Edmundo
 congregação antes da templo 1962
Missionário Edmundo em 1959
Missionário Wesley na época
Momento Cívico


Davi homenageia seu pai Pr. Lucimar

Abertura




Cantor Gilclean, Pastores: Levi,( Ig. Batista Esperantina) Carlos, (Esperantina) Pregador Marcelo, (Piracuruca) Samuel, (Piracuruca) e Moisés (Assembleia Missão Piracuruca)


Cantor Gilclean

Pregador Pr. Marcelo Carvalho 



Pr. Manoele Simoni Esperantina

Brasas do Altar


Grupo de Flautistas


Domingo EBD - Espaço de Lazer e Eventos Dois Irmãos



Pr. Marcelo, Pr. Lucimar e cantor F. Morais

Cantor Francisco Morais

Marcelo, Rosilene e Fátima, cantores do ministério de louvor

Renovação de Votos e Consagração

após a mensagem momento de renovação de votos e consagração a Deus

Francisco Morais e filho

O Pr. Levi Guimarães - cantando as músicas de Luís Carvalho, momento especial



Domingo à noite o pregador Pr. Marcelo (Piracuruca)  Pr. Martin Baumann (Barras) e o Cantor Francisco Morais(Esperantina) 




Pastores da esquerda para a direita: Pregador Pr. Marcelo, Joral, Samuel,Moisés, Lucimar,  Carlos e Levi



Um comentário:

  1. Querido pastor Lucimar, parabenizo a todos das ICE Batalha pelos 59 anos de louvor a Deus.
    Festa muito linda!
    Que Deus vos abençoe.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...