sexta-feira, 1 de outubro de 2010

CAFARNAUM


Ruínas da sinagoga de Cafarnaum
Uma viagem pelas terras bíblicas é uma aventura que a gente sempre relembra e gosta de repetir porque as emoções que a mesma proporciona e as curiosidades que se nos deparam a cada passo é algo inesquecível, proveitoso e altamente instrutivo.
Tudo lá emociona, pois é um verdadeiro passeio sobre as páginas da Bíblia Sagrada. Mas infelizmente nem tudo que ali tem ocorrido até nossos dias, pode ser considerado santo, sagrado. Suas terras e campos  estão manchados de sangue e sua triste história está salpicada do sangue de milhares de seus habitantes. Povos, raças e religiões, em nome de Deus, combateram em suas terras e ainda hoje há lutas e desentendimentos internos.
Vamos começar  visitando Cafarnaum.
Cafarnaum, ( Kephar Nachûm, "aldeia" ou "vila de Naum"), uma cidade bíblica que ficava na margem norte do Mar da Galiléia, próxima de Betsaida (terra natal de Simão Pedro) e Corozaim.
Muito perto passava a importante Via Maris (Estrada do Mar), que ligava o Egito à Síria e ao Líbano e que passava por Cesareia Marítima.
Um pequeno vilarejo da Galiléia, situado sobre as margens do lago de Genezaré, por um certo momento entra na história dos grandes eventos.
Estamos nos inícios de nossa era, quando Jesus “deixando Nazaré, veio habitar em Cafarnaum, sobre as margens do mar, nas regiões de Zabulon e de Neftali”( Mt. 4,13 ). A partir daquele dia Cafarnaum, o vilarejo dos pescadores, torna-se a “cidade de Jesus”. “E entrando em um barco, ele atravessou e foi para a sua cidade”(Mt.9,1)
O fato de possuir uma alfândega (Mateus 9:9) e uma guarnição romana sugere que se tratava de uma cidade fronteiriça entre os estados de Filipe e Herodes Antipas. O capitão da guarnição mostrou-se particularmente amistoso para com os judeus, construindo-lhes a sinagoga (Mateus 8:5-13; Lucas 7:1-10).
Com a casa de Jesus em Cafarnaum, o vilarejo dos pescadores se torna a capital do reino messiânico do Evangelho. Das ruínas desta cidade duas coisas se destacam: a casa de Simão Pedro e o edifício da Sinagoga do Centurião romano.
Repórter de Deus visita a velha sinagoga
Ruínas da casa de Simão Pedro
Fotos: Repórter de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...