quinta-feira, 24 de março de 2011

Heróis da Fé (História)


Heróis da Fé

Há aproximadamente quinhentos anos, o mundo conheceu e admirou homens que deixaram suas marcas de coragem, determinação, fé, abnegação e amor à obra de Cristo. Hoje, em pleno século XXI, a história e perseverança desses admiráveis servos de Deus continuam vivas e inspirando os corações daqueles que realmente desejam fazer a vontade de Deus.
Sentindo as necessidades dos homens que perecem sem Cristo, os heróis da fé romperam limites, desafiaram os pecados do povo e não se intimidavam com as ameaças dos poderosos da época. Com sermões cheios de unção, milhares de vidas foram impactadas pela fé sobrenatural destes, que tinham em Cristo, o refrigério e força para prosseguirem nessa árdua tarefa de desafiar e combater o pecado em um mundo cada vez mais arraigado no pecado e na maldade.

Jerônimo Savonarola, Martinho Lutero, João Bunyan, Jônatas Edwards, João Wesley, Jorge Whitefield, Davi Brainerd, Guilherme Carey, Christmans Evans, Henrique Martyn, Adoniram Judson, Carlos Finney, Jorde Muller, Davi Livingstone, João Paton, Hudson Taylor, Carlos Spurgeon, Pastor Hsi, Dwight Lyman Moody e Jônatas Goforth. Esses 20 extraordinários nomes foram verdadeiros guerreiros da causa santa e incendiaram o mundo com mensagens de fé e amor.
Mas o que esses homens tinham em comum?  Uma vida de consagração e oração. Jonathas Edward costumava passar treze horas estudando e orando todos os dias; João Wesley considerava a oração a coisa mais importante de sua vida, tanto é que todo o dia levantava-se religiosamente às 4 horas da manhã; Jorge Whitefield, pregador escocês do século XVIII assim dividia o seu tempo: 8 horas sozinho com Deus; 8 horas para dormir e refeições, 8 horas para trabalho entre o povo; Dwight Lyman Moody, de acordo com biógrafos, após, uma viagem cansativa de trem, chegando ao hotel passava o resto da noite em oração.
Tanta comunhão com Deus trouxe grandes resultados: avivamento, arrependimento, restauração, salvação e libertação de uma multidão de vidas. Que possamos nos espelhar e nos deixar impactar pela vida e história desses homens. Isso é o que o Salvador espera e que o mundo carece.

Jerônimo Savonarola – O Precursor da Grande Reforma 
                                        (1452-1498)
O intrépido e ousado Jerônimo Savonarola foi um poderoso instrumento de Deus para conduzir o povo à fonte pura e às verdades registradas na Bíblia. Nascido em 21 de setembro de 1452 em Ferrara, na Itália, Jerônimo era filho de Niccolo e de Elena Savonarola. Foi o terceiro dos sete filhos do casal. Os Savonarolas possuíam profundas raízes na história italiana, entre eles, o seu avô Michele, conhecido por seu trabalho médico. Por influência de seu avô, Jerônimo foi levado à sua casa e ali estudou medicina até os dezesseis anos.
Após a morte de seu avô, foi educado por seu pai por dois anos antes de ser enviado à universidade, onde estudou cinco anos. Na universidade, começou a conscientizar-se dos grandes males da sociedade e da miséria do mundo. A iniqüidade do homem, a corrupção da sociedade, a grande miséria do mundo lhe causavam uma verdadeira repulsão. Sendo assim, deixou seus estudos médicos e começou a dedicar-se às coisas de Deus.
Assim como o avô, Jerônimo era a esperança de seus pais, que não admitiam que nada viesse a desviar o jovem dessa carreira, por isso, se decepcionaram com a decisão tomada. No festival de S. Jorge, Savonarola fugiu de casa indo para Bolonha. O seu pai escreveu depois, em profunda tristeza:
“Lembro-me como no dia 24 de abril, dia de S. Jorge, em 1475, Jerônimo, meu filho, estudante das artes, saiu de seu lar dirigindo-se a Bolonha, juntando-se aos irmãos de São Dominic, com o intuito de tornar-se também um irmão. Ele deixou-me, Niccolo delle Savonarola, seu pai, palavras de consolo e exortação, para minha satisfação”
Determinado e ainda mais apegado a Deus, Savonarola passou sete anos no mosteiro dominicano de Bolonha. Começou a estudar intensamente a Bíblia e as doutrinas da Igreja. Sua vida era inteiramente dedicada à oração e jejum. Em seguida, foi escalado para instruir os noviços.
Ao estudar a Bíblia, Savonarola começou a verificar os males e a corrupção, imperantes na Igreja vindo então, a descobrir toda a verdade sobre o que ocorria no mosteiro. Tomado por uma grande indignação ao ver toda a corrupção da Igreja, Savonarola foi se achegando mais a Bíblia e a oração.
Em 1481 foi enviado a Ferrara, para pregar, mas seu ministério na cidade foi interrompido por uma guerra civil. Ele se deslocou até Florença onde ficou alojado no mosteiro de S. Marcos, em Florença. Em Florença, desapontou-se ao perceber que o povo florentino era tão depravado como nos demais lugares.
Após um ano no mosteiro de S. Marcos foi apontado instrutor dos noviciados e depois, pregador do mosteiro. Savonarola tinha a seu dispor uma extensa biblioteca, mas tinha na Bíblia, o seu livro de instrução. Em suas pregações, externava sua indignação e afrontava o pecado do povo.
Ismênia Noleto - jornalista
Certo dia, ao ir a uma feira, teve uma visão dos céus abertos por onde passavam, perante seus olhos, todas as calamidades que sobrevirão à Igreja. Então lhe pareceu ouvir uma voz do céu ordenando-lhe anunciar tudo aquilo ao povo. Sob nova unção do Espírito Santo, começou novamente a pregar e a exortar ao arrependimento. O resultado disso foi uma multidão de pessoas arrependidas e convertidas a Deus.
O amor e a fé de Savonarola aumentavam a cada dia. Ao orar, freqüentemente caía em êxtase e Deus lhe revelava visões. Em toda a parte onde pregava, seus sermões causavam profundo terror e reuniam milhares de pessoas, até mesmo os homens mais cultos começaram a assistir às pregações.
O regente de Florença, Lorenzo Medici mergulhado na lama da corrupção e da maldade sentia-se costumeiramente afrontado pelas mensagens de Savonarola. Para tentar induzir o pregador e acabar de vez com os seus sermões, o regente tentou todas as formas de abordagens possíveis, mas vendo que nada surtiu nenhum efeito, contratou um famoso pregador na época, Frei Mariano para falar contra Savonarola. Apesar de toda a eloqüência do Frei, ninguém lhe deu crédito e ele não ousou continuar.
Savonarola profetizou que Lorenzo, o papa e o rei de Nápoles morreriam dentro de um ano, o que acabou concretizando. Após esse acontecimento, Carlos VII invadiu a Itália e com isso, a influência de Jerônimo aumentou ainda mais. Em vez da literatura mundana e torpe, o povo passou a ler os sermões do pregador; Em vez de oprimir os pobres, os ricos os socorriam. A cidade começou a passar por um avivamento espiritual e Deus começava a agir poderosamente na vida daquelas pessoas.
Infelizmente, o ministério do pregador foi muito curto. Depois de ter sido ameaçado e excomungado, em 1498, por ordem do papa, foi queimado em praça pública. Assim, acabou de forma trágica, a vida de um dos maiores e mais dedicados mártires de todos os tempos.
Em vida, Savonarola experimentava uma profunda e contínua intimidade com Deus. Seu maior prazer era estar na presença do Senhor, alimentando-se da Bíblia e em profunda oração e jejum. Passava noites inteiras em oração e recebia revelações. Seus livros que falam sobre a humildade, a oração e amor continuam ainda hoje, a exercer grande influência e impactar os corações dos homens, que tal como ele, buscam uma verdadeira intimidade com o Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...