quinta-feira, 3 de março de 2011

Jonatas Edward: o grande avivalista


Jonatas Edward: o grande avivalista
(1703-1758)

Treze horas diárias de oração e leitura da Bíblia. Assim era a vida de Jonatas Edward, conhecido por ser o grande avivalista. O sermão “Pecadores nas mãos de um Deus irado” tornou-se um marco na história do avivamento da Inglaterra e induziu muitos a se entregarem verdadeiramente a Deus. Eis abaixo trechos do sermão:
Aí está o inferno com a boca aberta. Não existe coisa alguma sobre a qual vós vos possais firmar e segurar... há, atualmente, nuvens negras da ira de Deus pairando sobre vossas cabeças, predizendo tempestades espantosas, com grandes trovões. Se não existisse a vontade soberana de Deus, que é a única coisa para evitar o ímpeto do vento até agora, seríeis destruídos e vos tornaríeis como a palha da eira... O Deus que vos segura na mão, sobre o abismo do inferno, mais ou menos como o homem segura uma aranha ou outro inseto nojento sobre o fogo, durante um momento, para deixa-lo cair depois, está sendo provocado ao extremo... Não há que admirar, se alguns de vós com saúde e calmamente sentados aí nos bancos, passarem para lá antes de amanhã...   
     O sermão foi interrompido por gemidos dos homens e gritos das mulheres. Foi como se Deus arrancasse um véu dos olhos da multidão para contemplar a realidade e o horror da posição em que estavam. O resultado disso foi um grande avivamento e muitas almas rendidas a Cristo.
Mas quem era Jonatas Edward? O famoso pregador nasceu em um lar cristão. Seu pai foi pastor de uma só igreja durante um período de sessenta e quatro anos. Sua mãe era filha de um pregador que pastoreou uma igreja durante mais de cinqüenta anos. Quando Jônatas tinha sete ou oito anos, o menino acostumou-se a orar sozinho, cinco vezes, todos os dias, e a chamar outros da sua idade para orarem com ele.
Antes de completar dezessete anos, diplomou-se no Yale College com honras. Estudava com esmero, mas também conseguia tempo para estudar a Bíblia, diariamente. Após diplomar-se, continuou seus estudos em Yale, durante dois anos e logo depois foi então separado para o ministério.
Relatos comprovam que tanta comunhão e intimidade com Deus faziam com que o rosto dele brilhasse perante o próximo, e sua aparência, semblante, palavras e todo o seu comportamento eram acompanhados por seriedade, gravidade e solenidade.
Aos vinte e quatro anos casou-se com Sara Pierrepont, filha de um pastor de onde nasceram onze filhos. A doutrina, à qual deu mais ênfase, foi a do novo nascimento, como sendo uma experiência certa e definida, em contraste com a idéia da Igreja Romana e de várias denominações.

 Em 1758, a vida de Jônatas Edwards foi tirada da Terra. Apareceu a varíola em Princeton. Apesar de ter sido vacinado, devido a uma febre, as forças do pregador diminuíram gradualmente até que, um mês depois, faleceu.
De acordo com um de seus biógrafos, Jonatas Edward era considerado o maior erudito desde os dias do apóstolo Paulo ou de Agostinho. A vida de Jonatas Edwards é uma prova de que devemos desenvolver nossas faculdades intelectuais, sob a direção do Espírito Santo e entregarmos a Deus para o seu uso.

São homens de grande fé. Suas histórias nos edificam e nos inspiram a viver como eles viveram.

abç
Ismênia Noleto



Um comentário:

  1. A biografia de Jonatas Edwards e de outros grandes homens de Deus você, querido leitor, pode encontrar no livro Heróis da Fé de Orlando Boyer.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...