“Ninguém da
Igreja Cristã Evangélica assinou, assim seguem sem reconhecimento formal e de
grande alcance seus líderes”
Este é um desabafo do Pr. Hugo Cunha, da Igreja Cristã
Evangélica de Farias Brito, CE. referindo-se à notícia postada no grupo DNM pelo Pr. Jairo no dia 19 de janeiro
com o título: Líderes Evangélicos emitem
Nota contra a “guerra” teológica entre Calvinistas e Arminianos.
A Nota traz as assinaturas de "famosos
ministros evangélicos brasileiros" de muitas denominações e ministérios dentre eles alguns que surgiram em tempos muito mais recentes do que a AICEB.
Somos uma denominação com
70 anos de organização, com mais de um século de história, se levarmos em
conta as obras de Eva Y Mills no livro Em
Lugar do Espinheiro e de Abdoral F. Silva no livro Nossas Raízes.
Realmente já não somos tão crianças e temos uma linda
história. Temos um grande seminário, excelentes professores, boa teologia,
grandes pregadores, muitos mestres em teologia, pastores com várias outras graduações
como filosofia, direito, ciências políticas, entretanto ainda não atingimos o
píncaro da notoriedade, como lamentou Hugo. Falta algo. O que será?
Alguém gostaria de arriscar?
O que pretendo é somente um debate saudável e respeitoso e quem sabe
alguém irá tocar no ponto a ter de ser considerado.
Concordo com o desabafo do Pr Hugo e o debate proposto pelo Repórter de Deus. Creio que somos uma grande denominação mais devido nossa origem humilde sem nenhuma pretensão de mídia ou marketing nossos líderes seguiram está linha de não querer aparecer um exemplo é que ainda se rejeita a ideia de fazermos uma Convenção nacional em hotéis e etc. Creio que já é hora da AICEB sair do anonimato e aparecer mais no contexto denominacional Brasileiro
ResponderExcluirBom comentário pastor Luís Pinheiro
ResponderExcluirA AICEB esquece que teve sua orígem fundamentada no puro e essencial evangelho de Jesus Cristo trazido pelos missionários e nossos pioneiros e não tem porque se considerar insignificante denominação religiosa. Pelo contrário, somos relevantes no contexto onde muitas denominaçoes aparecem e crescem tendo como base um falso evangelho. Jesus fez a seguinte oração: "Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e instruidos e as revelaste aos pequeninos" (Mt 11:25). Por que tanta demora em se posicionar contra a ideologia da esquerda? Aliás, lamentei profundamente ao ter sido criticado até de forma grosseira por pastores e professores do SCEN quando me manifestei duramente contra isso, questionando, inclusive, nossa liderança maior sobre o assunto sem que tenha recebido qualquer posicionamento. Por que esse "medo" de falar "a tempo e fora de tempo" contra essa heresia como disse o apóstolo Paulo? Mais recentemente fui criticado por pastores da AICEB sobre a doutrina da presdestinação, ocasião em que um deles me disse que foi ensinado erradamente durante muito tempo sobre o Plano de Salvação baseado no livre arbítrio, mas que agora tinha "descoberto" a verdade... Não sei se vão "riscar" de suas bíblias os textos de Mt 13:3-9, Tt 2:11, I Jo 2:2 e Ap 22:17, onde a Palavra deixa bem claro que o evangelho de Cristo foi disponibilizado a TODOS os homens, mas nem todos o aceitarão, não porque Deus não os queira salvar, mas "porque os homens amaram mais as trevas do que a luz...". Não vamos "inventar" doutrinas simplesmente porque outros o estão fazendo e não vamos ter vergonha de proclamar alto e bom som o Santo Evangelho de Cristo ao mundo carente! Humberto Jônatas Jorge Miranda.
ResponderExcluirAICEB: Você já ouviu falar?
ResponderExcluirNão é de se espantar que alguém faça essa pergunta, pois o não aparecimento dos cristãos evangélicos no cenário teológico brasileiro é uma realidade que não se dá pelas divergências doutrinárias das igrejas que comungam da AICEB, mas é conseqüência do pouco alcance midiático, pois não temos ainda um departamento que trate da imagem da denominação com maior eficácia, mas creio que essa será uma direção que a nova diretoria poderá tomar.
Entre as denominações congregacionais do Brasil, a AICEB está entre as 10 maiores e acredito que isto é relevante para a sociedade e para o Reino de Deus, de fato temos uma gama de obreiros preparados e comprometidos com a sã doutrina e a palavra de Deus como um todo. Recentemente foi criado um novo órgão, a Literatura Cristã que terá um alcance além da denominação, nosso DNM é atuante e o mais preparado no quesito marketing, certamente vamos avançar, mas bem que podia ser logo.
Nossa jóia preciosa é o SCEN, estrutura fantástica, professores gabaritados, mas que falta ainda um quantitativo de alunos maior, talvez isso se dá pela escassez de trabalhadores que queiram ir pra Seara, ou pelo pouco envolvimento das igrejas e regiões em incentivar jovens a desejarem o episcopado.
Oremos pelo crescimento denominacional, e atentemos para valorizar o que é nosso.
Hugo Cunha
ICE Betânia
Farias Brito - CE