terça-feira, 2 de janeiro de 2018

Acordo de Cooperação Une AICEB (BRASIL) e ICEA (ANGOLA)



Com uma parceria muito produtiva já há vários anos, a Aliança das Igrejas Cristãs Evangélicas do Brasil – AICEB  e Igreja Cristã Evangélica de ANGOLA – ICEA,  as duas denominações mantêm também um Acordo de Cooperação, que tem rendido resultados gratificantes nas áreas de pastoreio de igrejas, ensino teológico e treinamento de lideranças para EBD e Cadetes a Jato (adolescentes e crianças) na Angola.
Graduados em Teologia pelo Seminário Cristão Evangélico do Norte, Márcio Domingos e sua esposa Rita, voltaram para sua terra onde hoje exerce o pastorado da igreja Cristã Evangélica em Luanda e é coordenador de ensino teológico da Escola de Teologia, da ICEA.  Outro angolano que também fez seus estudos no nosso Seminário é diretor da JOCUM (Jovens Com Uma Missão) e é pastor da Igreja Cristã Evangélica em São Tomé e Príncipe no continente africano.
O Dr. Afonso Morais e família há 17 anos serve na Clínica Boa Vista em Benguela.
O Educadora Cristã Lisânia Ana Barros, membro da Igreja Cristã Evangélica da aliança, no gama (DF) exerce um ministério produtivo na Angola com repetidas viagens àquele país que, mesmo residindo no Brasil, esse investimento tem sido gratificante  com grande retorno para a denominação angolana.
O Repórter de Deus faz uma entrevista à educadora missionária aicebeana  Lisânia Barros e ela faz um balanço do que tem feito no correr dos anos e destaca: “A Diretoria Geral, o Departamento Nacional de Missões e a Igreja Cristã Evangélica no Gama-DF, onde congrego, e a Igreja Cristã Evangélica em Angola tem nos apoiado nas orações, envio e sustento”.
Vale a pena você conhecer melhor o trabalho com nossos irmãos angolanos,  tão distantes do Brasil,  do outro lado do Atlântico.
  
Reporter de Deus:  Desde quando você começou seu ministério em Angola e como tem dado assistência?
Lisânia: O ministério em Angola começou no coração de Deus, o desejo Dele se concretizou  com a ida do Dr. Afonso Moraes e família para Angola em meados do ano 2000 para dar assistência como Oftalmogista na Clínica Boa Vista em Benguela. Nove anos depois, na Convenção Nacional realizada em Brasília, deu-se continuidade através do Acordo de Cooperação entre AICEB e ICEA (Igreja Cristã Evangélica em Angola) passo esse, que oficializou a parceria entre as duas denominações.  Em 2011 as portas se abrem para mim através de uma viagem de três meses. Naquela oportunidade Deus me concedeu o privilégio de visitar algumas igrejas e conhecer um pouco da cultura angolana. Em 2013 retornei novamente, por mais três meses. Desta vez, mais familiarizada com os costumes do país e com as igrejas. Foi um tempo onde oportunidades surgiram para ministrar treinamentos e dar assistências às igrejas em suas programações locais. Em 2016 retornamos novamente, por mais três meses, sendo que, desta vez com objetivos mais definidos para servir prioritariamente na formação de líderes locais nas áreas de crianças e adolescentes. Aplicamos treinamento na Escola de Teologia para alunos vindos das igrejas e para futuros Líderes de Cadetes em uma igreja em Luanda. Em viagem para outra província chamada Huíla, Sul de Angola, na cidade de Lubango, realizamos treinamento para professores de EBD nas igrejas e para líderes de Cadetes a Jato, deste encontro, três grupos foram organizados. A assistência a estes grupos primeiramente é feita através das orações, acompanhamento dos líderes mantendo contato com eles e quando solicitam, enviamos material de apoio para o trabalho com adolescentes.
RD: - Quando criou o grupo de adolescentes  Cadetes a Jato ?
L:  Em Agosto de 2016.  

RD: - Quantos grupos existem hoje ?
L: - Três grupos em três igrejas na cidade de Lubango.  ( Nova Jerusalém, Mapunda 

RD: -  As pessoas que ficaram na liderança receberam treinamento?
L: -  Sim, realizamos um treinamento para um grupo de 13 pessoas em Luanda, e outro na Huíla para um grupo de 21 pessoas. 

RD: -  Estão desenvolvendo?
L: - Em Luanda ainda não, mas em Lubango, sim. 

RD: -  Que atividades tem realizado?
L: - Cultos semanais. Intercâmbios entre os grupos e Retiros.

RD: -  Qual a participação da AICEB?
R: - A participação da AICEB é relevante. A Diretoria geral, o Departamento Nacional de Missões e a Igreja Cristã Evangélica no Gama-DF, onde congrego, e a Igreja Cristã Evangélica em Angola tem nos apoiado nas orações, envio e sustento. 
















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...