terça-feira, 5 de novembro de 2019


A Igreja Cristã Evangélica de Parnaiba, (PI) reuniu-se neste final de semana (02 e 03) para celebrar ações de graças a Deus  pela sua longa história de 77 anos.

A Diretoria Regional Nordeste prestigiou o evento através dos seus diretores, pastores: Orisvaldo Ribeiro, (Mocambinho, Teresina) Lucimar Rocha, (Batalha) Inácio Pinto, (Igreja Aliança Pirajá Teresina) João Marcos, Murici dos Portelas) Antonio Filho (Buenos Aires Teresina) Samuel Paulino (Piracuruca) e a Micro Regional Norte também se fez presente nas pessoas dos pastores Manoel Carlos (Campo Esperantina coordenador) Francisco de Brito, o Maná (Campo Maior segundo coordenador) Martin Baumann (Barras) Walisson Maciel (Campo Porto) Negreiros (Campo São João do Arraial) Visitantes: Arão Feitosa (Parque Sul Teresina) e Maurício Alves de Sousa (Água Mineral Teresina)
Missionários Myrddin Thomas e D. Irene
A igreja de Parnaíba teve o seu início em 1942 com os missionários Myrddin Thomas e D. Irene. 
O casal era do País de Gales e veio para o Brasil  com a Cruzada de Evangelização Mundial para trabalhar entre os índios guajajara de Barra do Corda do Maranhão ficando muito pouco tempo. Transferiu-se para Pedreiras, para dar continuação à congregação que havia sido iniciada por Perrim Smith e Patrício Cavalcante.  
De Pedreiras veio para Teresina não tencionando ficar muito tempo. Alugou um salão e ficou pouco tempo na capital.   De Teresina Myrddin e Iremos foram para o litoral Parnaíba onde ficariam muitos anos. Iniciaram em Parnaíba a história da Igreja Cristã Evangélica BETEL como a princípio e ainda hoje é conhecida aquela igreja, que preserva seu patrimônio com muito pouca modificação como o mosaico do piso e batistério em baixo do púlpito.   
Dia da Inauguração
Myrddin Thomas foi o arquiteto e construtor do templo no bairro Nova Parnaíba, um pouco longe do centro na época na avenida Marquês de Paranaguá, recentemente posta em alinhamento com muito poucas  moradias na maioria de taipa e cobertas de palha. 
O templo que ali era construído chamou a atenção de todos  os vizinhos, dada à sua estrutura e beleza de construção.  
77 anos marcam a data do início da obra de Deus naquela importante cidade litorânea, mas o seu templo que foi construído em tempo recorde em 1960, conta com seus 56 anos.  Por vários anos o trabalho funcionou em salões alugados dentre esses, o que ficava na rua Riachuelo.
Congregação da Rua Riachuelo
 Outros missionários que passaram por Parnaíba um foi o Edmundo Norwood, outro o João Sessoms, O primeiro pastor brasileiro foi o Pr. Tonico Lucena.

Completar 77 anos é fazer história e quem faz história enriquece as próximas gerações.





 Foi pregador no sábado, o Pr. Orisvaldo Costa Ribeiro. Na manhã seguinte ensinou a lição de Escola Dominical o Pr. Samuel Paulino e à noite o Pr. João Marcos, que também já foi pastor daquela igreja. 

Irmão Bernardo relata um pouco da história da Igreja










Três adolescentes foram batizados, um dos quais o filho do pastor da igreja, o Martinho Lutero com 12 anos.
Parabéns à querida igreja de Parnaíba.




Pr. João Marcos - pregador da noite de domingo
Um momento solene que me chamou atenção foi a despedida da irmã Janaína e do irmão Junior. Grandes colaboradores daquela igreja. Janaína emocionada falou do seu tempo desde criança, adolescente e jovem participando das atividades da sua querida igreja. A família está de muda para Piripiri PI. Por força da abertura de sua empresa naquela cidade. Oramos que Deus possa estar no controle de todos os seus projetos. Quando Ele está no controle, tudo irá bem. Muito êxito.

A Igreja em Parnaíba é pastoreada pelo Pr. Jaziel Pires e Rute que tiverem formação teológica e educação cristã pelo Seminário Cristão Evangélico do Norte em São Luís.   Osanfitriões deram muito boa atenção a todos os visitantes e a à Diretoria Regional.








Um comentário:

  1. Foram dias abençoados na Betel em Parnaíba! Foi uma bela festa para a glória de Deus. Parabéns Pr Lucimar pela cobertura do evento, estando sempre muito em dia com a história das Igrejas igrejas da AICEB. Grande abraço!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...