segunda-feira, 17 de julho de 2023

AICEB - CONHEÇA MELHOR A SUA DENOMINAÇÃO

 



Breve histórico da AICEB

Segundo os  antigos registros históricos a Aliança das Igrejas Cristãs Evangélicas do Brasil – AICEB, é uma denominação cristã desde de os idos anos de 1947,  fundada nos protótipos neotestamentários em 17 de Julho daquele ano. É uma Igreja genuinamente brasileira, muito embora ter tido participação ativa de missionários estrangeiros que já viviam no Brasi.  Entretanto sua verdadeira origem histórica já nasceu pelos  anos de 1893 com a chegada no Brasil de antigos missionários estrangeiros oriundos da Europa e América do Norte que aqui em terras brasileiras ao norte se estabeleceram.  

Enviados por igrejas independentes no estrangeiro, esses missionários começaram a evangelizar por conta própria, uma vez que não existia agência missionária que os acolhesse e apoiasse. Esses aguerridos e fiéis pioneiros com intrepidez, enfrentando o problema da língua não se deixaram esmorecer, porém embrenharam-se pelo Maranhão por pequenas cidades e aldeias e parte do Piaui.   

Cerca de 50 anos depois a obra já contava com um grande crescimento. A cidade de Barra do Corda Maranhão já tinha se tornado um centro muito importante dos novos cristãos. O Senhor, pelo testemunho de João Batista Pinheiro já havia  salvo tantas e tantas pessoas  enfrentando ele grande perseguição por parte do clero romano. Esse irmãos firmaram-se mais e mais na sua nova fé. Muitas famílias de crentes de uma localidade rural, há trinta quilômetros da sede do município, a saber de Barra do Corda, se mudaram naquela época para a cidade. Aquela localidade dado o grande número de famílias crentes, passou a ser conhecida como Centro dos Protestantes.  O antigo Instituto Bíblico do Maranhão, fundado pelo missionário canadense George Thomas,(1936) estava em pleno funcionamento; as convenções de obreiros já sendo realizadas anualmente, como a convenção de 1939, que marcou profundamente a história.com uma decisão que registraremos daqui a pouco. Todos esses eventos havia a participação de grande número de crentes  provenientes das principais igrejas da região que vinham a pé e em lombos de animais trazendo  suas famílias em longos dias de viagem. Cada família levava pequenos animais para abate, além de arroz, feijão, farinha e outros itens pois iam preparados para ficarem vários dias até uma semana de alegrias e refrigérios espirituais. Muitos vinham de distâncias de até 25 léguas,  como Colinas, São Domingos, Presidente Dutra, Pedreiras, Grajaú e de outros lugares mais perto.

Essas festas tornaram-se os eventos mais importantes de comunhão, amor fraternal, e edificação cristã. Os crentes ouviam as pregações, aprendiam novos hinos, renovavam amizades, rapazes  conheciam aquelas jovens e começavam um romance terminando tempos depois em matrimônio. Assim eram as conferências espirituais de Barra do Corda, que duravam até uma semana.  Depois da festa todos voltavam para a sua labuta do dia a dia sob as bênçãos de Deus e dali para os próximos meses começavam a sonhar com a festa seguinte.  

Em 1947  muitas igrejas já haviam sido formadas e organizadas, muitos pastores e obreiras já haviam se formado na escola bíblica do Reverendo George Thomas, chamada Instituto Bíblico do Maranhão, à margem do Rio Corda de “águas puras e cristalinas”. Igrejas e congregações espalhavam-se pelas cidades de:  Barra do Corda, Presidente Dutra, Colinas, São Domingos, Santa Inês, Pedreiras, Grajaú, Belém do Pará, Parnaíba e Teresina no Piauí. (A primeira tentativa de criação, mais tarde igreja fechou, pois o missionário Tomazinho  seguiu para Parnaíba e não houve como prosseguir sendo restaurado o trabalho na década de sessenta com irmãos que vieram de Parnaíba morar na capital, a exemplo das famílias de Manoel Sena e Luiza Praxede, Rute Varão, o jovem Augusto de Castro de Batalha e João Santos com numerosa família de Cocal)

Foi em uma das convenções espirituais em Barra do Corda, aos 17 dias do mês de Julho de 1947 que nasceu legítima e oficialmente a nossa querida AICEB com 10 igrejas, várias congregações e pontos de pregação. Ainda em 1939 na convenção daquela ano, houve a reforma dos seus estatutos e depois de muita oração em uma noite especial os crentes pediram a Deus  que lhes desse o nome das nossas igrejas, que até então não tinham uma identificação oficial.   Recebendo de Deus a convicção de estabelecer o nosso nome definitivo, foi escolhido por unanimidade: IGREJAS CRISTÃS EVANGÉLICAS, que vieram a formar um pacto entre elas denominando (1947) de: Aliança das Igrejas Cristãs Evangélicas. A princípio a nova denominação se chamava Aliança das Igrejas Cristãs Evangélicas do Norte do Brasil. Tempos depois foi suprimido o nome NORTE, para assinalar todos os estados do Brasil, ficando assim escolhido  o nome da nossa denominação de  ALIANÇA DAS IGREJAS CRISTÃS EVANGÉLICAS DO BRASIL (AICEB) até hoje. O seu Lema: Jesus Cristo, Nosso Fundamento surgiu muito tempo depois, na década de noventa, nas comemorações do cinquentenário da AICEB, gestão do Pastor Enoque Vieira de Santana.

 

Pr. José Lucimar da Rocha

(Repórter de Deus)




Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...