quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

PASTOR ROBERTO MANSO - CORAGEM E DINAMISMO


Dr. Jorge Barros, Escritor e Reitor da Faculdade Sul Americana - Formatura






Nascido em Parintins, Amazonas, o Pastor Roberto de Melo Manso, desde os primeiros dias de vida foi uma criança consagrada a Deus e assim cresceu freqüentando o departamento infantil, juvenil, adolescente e mocidade da Igreja Cristã Evangélica. Filho de família predominantemente crente e ativa na igreja, lembro-me, como pastor daquele inesquecível campo, que Roberto teve um comportamento sempre exemplar. Sempre estava pronto para cooperar nas tarefas que lhes eram designadas.
Chamado para o ministério pastoral, logo obedeceu, graduando-se em Teologia em Novembro 1989.
Recém formado, casou com Catarina Primo, que também concluía naquele mesmo ano , o curso de educação cristã, no mesmo Seminário Cristão Evangélico do Norte em São Luís. Ela, também de grande, conhecida e tradicional família cristã evangélica.
Em dezembro do mesmo ano, convidado a pastorear o seu primeiro campo no interior, assumiu a direção da Igreja, na pequena cidade de Fortuna, a mais de 600 quilômetros de São Luís. Ali trabalhou até novembro de 1991, quando transferiu-se para Tuntum no mesmo estado, saindo de lá em 1994 para a cidade de São Raimundo Nonato, no sul do estado do Piauí a 600 quilômetros de Teresina, onde ficou até janeiro de 1996.
Sempre exercendo bom pastorado e boa administração foi convidado para assumir a igreja de Altamira, em Barra do Corda, onde passou 6 anos, deixando a mesma em janeiro de 2002 para assumir a direção da primeira igreja, ou melhor, da igreja central, ainda em Barra do Corda, o berço da nossa AICEB, também conhecida tradicionalmente como a igreja mais antiga de denominação, por ter sido a primeira a ser organizada. Ali ficou até junho de 2006. Em todas as igrejas por onde o Pr. Roberto e Catarina passaram, segundo informações que colhemos, realizaram a obra de Deus com eficiência e amor deixando grandes amizades.
Pastor Roberto Manso é pai de um casal de filhos: Kaio, de brilhante inteligência. Com 18 anos faz o segundo ano de educação física pela UEPA (Universidade Estadual do Pará) já fazendo também o curso de violão clássico pelo Conservatório Carlos Gomes. Estéfane, tem 16 anos faz o segundo ano do ensino médio.
Pastor Roberto Manso está completando 4 anos na liderança da Igreja Cristã Evangélica do Marco, em Belém.
A Igreja do “Marco”, como é mais conhecida, diz Roberto: “é fruto do esforço missionário daqueles que, obedecendo a ordem de Jesus - Ide, fazei discípulos de todas as nações, ensinando-os ..." ,saíram de seus países de origem e aqui plantaram a semente do evangelho”, referindo-se aos missionários pioneiros.
Tenho lembrança do ano 76/77 (se não estou enganado) que eu tive o privilégio de articular e presidir a cerimônia de filiação da Igreja do Marco ao quadro de igrejas da antiga região amazônica, a qual era dirigida por mim. Era pastor daquela igreja o missionário presidente da MICEB, Douglas McAllister, de saudosa memória, que naquela mesma ocasião passou o cajado para o Pastor Lourival Mendonça de Sousa,também de saudosa memória, vindo de Brasília a convite da igreja para pastoreá-la.
Pois é, o Pr. Roberto tão logo chegou ao Marco, começou a sentir a necessidade de ampliar a estrutura do templo, um projeto audaz, para alguns, muito longe de ser concretizado. O Manso conseguiu convencer a igreja de que deveriam começar a obra. O velho templo foi demolido e construído outro maior no lugar com dois pavimentos com estacionamento, área social e melhor espaço para os departamentos. Com muito entusiasmo Roberto Manso comemora: Atualmente a ICEM conta com pouco mais de cem membros, já tendo organizado três igrejas: a ICE da Terra Firme e a ICE do Bengui, e uma igreja no Aura. Esta ultima já em nossa administração. Também estamos empenhados na construção de nosso novo templo e já estamos com a data de inauguração marcada para o segundo final de semana de junho de 2010.
Pastor Roberto Melo Manso, há dois anos bacharelou-se no Curso de Teologia pela Faculdade de Teologia Sul Americana, de Londrina, Paraná.
Já exerceu e ainda exerce vários cargos de administração na AICEB desde a Diretoria Geral, diretorias regionais e departamentos nacionais e regionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...