sexta-feira, 9 de março de 2012

DIA INTERNACIONAL DA MULHER



MULHERES  DE  VALOR

            Anualmente, nos meses de março e maio, o tema MULHER se destaca e por essa razão, nesse período, as igrejas da AICEB homenageiam aquela que Deus criou como uma pessoa idônea e competente para auxiliar o homem.
A Bíblia Sagrada registra belas histórias de mulheres que se destacaram. Evidentemente, a mais especial não poderia ser outra senão a mãe de Jesus, Maria. Mulher digna, íntegra, honrada, inteligente, humilde, a quem coube a Divina Missão de trazer ao mundo o Filho de Deus, Jesus Cristo (homem), gerado pelo Espírito Santo para salvar a humanidade.
            Vamos relembrar outra mulher muito especial que viveu bem antes de Maria de Nazaré (cerca de 1.300 a.C). Trata-se de Rute, a moabita, que pela sua dedicação, fidelidade e amor a Noemi, sua sogra, fez parte da família que mais tarde seria também a família de Jesus, o Filho de Deus.
Tudo aconteceu quando os judeus estavam passando por uma grande crise. Houve fome em Judá e, para sobreviverem, muitos tiveram de procurar outras terras. Entre os retirantes estava Elimeleque com sua esposa Noemi e seus jovens filhos Malom e Quiliom. Escolheram se estabelecer em Moabe, uma nação estrangeira. Tudo parecia normal, quando aconteceu uma tragédia. Elimeleque veio a falecer. Apesar do triste acontecimento, Noemi ainda tinha seus filhos que já estavam casados com duas moabitas chamadas Orfa e Rute. A situação da família ficou ainda mais difícil com outro acontecimento trágico. Os filhos de Noemi, Malom e Quiliom também faleceram, ficando agora viúvas as três mulheres. Era uma situação muito complicada porque mulheres viúvas e sem filhos homens não tinham nenhum valor para a sociedade e cultura da época.
 Diante da dura realidade, Noemi resolveu retornar para sua terra de origem, acompanhada de suas noras. Já a caminho, ela pediu que Orfa e Rute voltassem para suas mães para refazerem suas vidas. Elas não concordaram com o pedido de Noemi e insistiram em continuar a viagem. Apesar da insistência delas, a vontade de Noemi prevaleceu e, diante dessa decisão, Orfa aceitou ficar em Moabe. Rute, porém, decidiu acompanhar sua sogra no retorno a Judá. Certamente uma atitude louvável, pois ela, com essa decisão, estava renunciando sua pátria, seus parentes, sua religião e até mesmo a possibilidade de refazer sua vida para não deixar a querida e idosa sogra voltar sozinha para Judá. O livro de Rute, capítulo 1º, versos 16 e 17, registra o momento em que aquela valorosa mulher tomou a decisão de acompanhar Noemi, declarando: “Não me proíba de ir com a senhora nem me peça para abandoná-la! Onde a senhora for eu irei; e onde morar, eu também morarei. O seu povo será o meu povo e o seu Deus será o meu Deus. Onde a senhora morrer, eu morrerei também e ali serei sepultada. Que Deus me castigue se qualquer coisa, a não ser a morte, me separar da senhora!” Que declaração! Assim, Noemi e Rute voltaram para Belém. Mediante essa sublime demonstração de amor, Deus permitiu que, em Judá, Rute, a moabita, se casasse com Boaz, o parente resgatador de Noemi, homem honrado e de posses. Com a bênção de Deus o casal ganhou um filho chamado Obede que foi pai de Jessé e avô do Rei Davi, de onde veio Jesus, o nosso Salvador.  
Que esse exemplo de dignidade, fidelidade e altruísmo permeie no seio de nossas famílias, sabendo que o Senhor se agrada daqueles que têm esse perfil. O Apóstolo Paulo, em carta escrita aos Filipenses, capítulo 2, versos 3 e 4, declara: “Não façam nada por interesse pessoal ou por desejos tolos de receber elogios; mas sejam humildes e cada um considere os outros superiores a si mesmo. Que cada um procure os interesses dos outros e não somente os seus próprios interesses”. O mesmo Apóstolo registra muito claramente o que acontece conosco quando somos comprometidos com o Deus Eterno. Ele escreveu em sua carta aos Romanos 8:28: “Pois sabemos que em todas as coisas Deus trabalha para o bem daqueles que O amam, daqueles a quem  Ele chamou de acordo com o seu propósito”.
Nossos parabéns a todas as mulheres de nossas igrejas. Que esse sentimento de gratidão e destaque não se resuma apenas nessas datas especiais, mas durante todos os dias de nossas vidas. Que Deus recompense cada uma de vocês com bênçãos materiais e espirituais.   

Humberto Jônatas Jorge Miranda
Igreja Cristã Evangélica do Marco – Belém-Pará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...