terça-feira, 23 de julho de 2019

HOMENAGEM AOS 72 ANOS DA AICEB


AICEB – 72 ANOS
A semente da Aliança das Igrejas Cristãs Evangélicas do Brasil foi lançada no ano de 1893 na cidade de Barra do Corda estado do Maranhão, com a chegada de um homem chamado João Batista Pinheiro. Esse homem sofria de uma doença degenerativa que o obrigou mais tarde a ter as duas pernas amputadas, uma na cidade de Icó – CE e a outra na cidade de São Luis - MA. Ele e sua família emigraram da cidade de Icó estado do Ceará em 1870 para a baixada maranhense, a cidade de Viana e em 1892 chegaram em Barra do Corda em busca de uma vida melhor.

João Batista era muito pobre de recursos deste mundo e em 1892 deixou seus parentes em Barra do Corda e tomou um barco a  vapor para São Luis com o objetivo de ir a cidade de Recife cuidar da saúde e pedir ajuda as pessoas para se manter e manter a família. Foi nesta cidade, quando pedia esmolas, assentado na calçada, segurando no colo a imagem da “Nossa Senhora da Conceição” que sua irmã emprestara, que ouviu um hino evangélico e atraído pela linda melodia e letra entrou numa igreja evangélica, na Igreja Presbiteriana, onde ouviu o Evangelho de Cristo e converteu-se ao Senhor. Porém, antes de voltar ao Maranhão, aprendeu alguns hinos e adquiriu uma Bíblia e a trouxe consigo. Chegando em Barra do Corda, no ano de 1893,  começou a reunir os parentes, lia e explicava o livro sagrado. Alguns parentes converteram-se a Cristo e assim era lançada a semente da denominação que hoje é conhecida como Aliança das Igrejas Cristãs Evangélicas do Brasil - AICEB.

Em 1905, chegou à cidade de Grajaú, o primeiro missionário estrangeiro a fazer parte da história da AICEB, o missionário canadense Perin Smith que fundou a primeira Igreja Cristã Evangélica daquela cidade.

Em 1910 veio visitar João Batista e o grupo de convertidos em Barra do Corda um missionário presbiteriano de Caxias-MA chamado W. M. Thompson, mas por conta da distancia foi impossível esse missionário dar assistência aos convertidos em Barra do Corda. Mas o grupo continuava firme em Jesus Cristo, se alimentando da Palavra de Deus e se desenvolvendo.

Em 1911, de passagem para São Luis, Perin Smith que já tinha ouvido falar em João Batista Pinheiro, visitou o evangelista aleijado, mas estava apenas de passagem para Grajaú onde morava e trabalhava. Mas nessa visita, João Batista Pinheiro falara que estava orando pedindo que Deus enviasse um pastor para cuidar dos convertidos em Barra do Corda e que Perin Smith era esse homem e que logo deveria mudar para cá. Neste mesmo ano, foi realizado o primeiro batismo nas águas pelo missionário canadense Perin Smith que passava por Barra do Corda mais uma vez, onde 30 pessoas foram submetidas a essa Ordenança Sagrada.

Em 1914, após voltar do Canadá, Perim Smith que já havia deixado a Igreja de Grajaú organizada, que veio a ser a primeira Igreja da AICEB a ser organizada como igreja, veio morar em Barra do Corda por ser uma região mais central do estado e por ter um grupo de convertidos necessitando de assistência espiritual. Neste tempo João Batista já estava surdo, quase cego e sem poder continuar a obra. Mudara com filhos e alguns parentes para um local chamado Lagoa da União a pouco mais de 30 quilômetros de Barra do Corda onde viviam da lavoura. Neste local que ficou conhecido como Centro dos Protestantes também iniciou uma igreja, pois havia muitos convertidos e neste local os cultos e as festas evangélicas eram animadas, tendo hora para iniciar e não para terminar.

No dia 17 de julho de 1947, numa convenção de obreiros, foi organizada na cidade de Barra do Corda, Estado do Maranhão a ALIANÇA DAS IGREJAS CRISTÃS EVANGÉLICAS DO NORTE BRASIL que mais tarde tornou-se a ALIANÇA DAS IGREJAS CRISTÃS EVANGÉLICAS DO BRASIL - AICEB. Foi organizada com 12 Congregações e 10 igrejas autônomas: Grajaú, Barra do Corda, Santa Inês, Colinas, São Domingos, Presidente Dutra, Pedreiras, Belém, Parnaíba e Teresina e 14 missionários estrangeiros e 14 obreiros nacionais.

A semente do Evangelho começou a ser lançada em 1893, mas a AICEB como denominação foi organizada em 1947, completa então nesse dia 17 de julho de 2019, 72 anos de existencia para a glória de Deus.
A AICEB é fundamentada em Jesus Cristo, por isso continua firme no propósito que foi fundada. O próprio Senhor expressou: “...e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.” (Mateus 16.18) e o apostolo Paulo afirmou: Porque nada podemos contra a verdade, senão em favor da própria verdade.” (2 Coríntios 13.8) e ainda Gamaliel complementa dizendo: “Agora, vos digo: dai de mão a estes homens, deixai-os; porque, se este conselho ou esta obra vem de homens, perecerá; mas, se é de Deus, não podereis destruí-los, para que não sejais, porventura, achados lutando contra Deus...” (Atos 5.38,39)

A AICEB é fundamentada nas Sagradas Escrituras que é a infalível Palavra de Deus, escrita por homens santos, mas Deus é o verdadeiro autor, pois o Santo Espírito inspirou esses homens a escrever, cujo conteúdo é perfeito, de inspiração verbal e plenariamente, sem mescla de erros. A Bíblia é a autoridade única em matéria de religião, sendo o fiel padrão pelo qual devem ser aferidas todas as doutrinas e a conduta dos homens, sendo nossa única e suprema regra de fé e pratica. Ela só pode ser interpretada à luz da glória do Pai, da iluminação do Espírito Santo, e da Pessoa e dos ensinos de Nosso Senhor Jesus Cristo. (parte do Artigo 1º da Confissão de Fé da AICEB): “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.” (2 Timóteo 3.16,17); “sabendo, primeiramente, isto: que nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação; porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens [santos] falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo.” (2 Pedro 1.20,21)

A AICEB é fundamentada no poder de Deus e ação do Espírito Santo. A mensagem que João Batista Pinheiro, Perin Smith e outros homens e mulheres de Deus trouxeram era a mensagem do Evangelho de Cristo e por isso foi aceita pelos primeiros convertidos e criticada pelos intolerantes perseguidores dos fiéis do Senhor. Essa mensagem continua sendo pregado por todos aqueles que fazem a nossa Denominação em várias cidades pelo Brasil e pelo mundo afora: “Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê...”  (Romanos 1.16).

A AICEB é regida pelo Estatuto Reformado que é o conjunto de Leis e regras que disciplinam o funcionamento da organização. Nesse Estatudo, temos a definição da AICEB no Artigo 1º: “A Aliança das Igrejas Cristãs Evangélicas do Brasil - AICEB é uma organização religiosa, educativa e filantrópica, sem fins lucrativos, de duração ilimitada, com foro e sede na cidade de São Luís – Maranhão, fundada em 17 de julho de 1947, constituída de Igrejas Cristãs Evangélicas, que se rege pelo presente Estatuto, pelos Regimentos Internos dos seus Departamentos e pelas Normas Complementares, fundamentados nas Sagradas Escrituras e na legislação pátria aplicável.”

A AICEB tem por finalidade (Estatuto Reformado Art.2º):
I - fundar e organizar Igrejas Cristãs Evangélicas e auxiliá-las em seu desenvolvimento integral;
II - filiar igrejas que adotem o presente Estatuto, os Regimentos Internos dos Departamentos, as Normas Complementares, a Confissão de Fé da AICEB e o nome “Igreja Cristã Evangélica”;
III – coordenar, orientar e estimular as igrejas nas práticas adotadas pela denominação;
IV - dar assistência na administração das igrejas;
V – promover o congraçamento e o bem-estar das igrejas;
VI - fundar e manter organizações religiosas e estabelecimentos para cuidar da educação teológica e secular, da saúde e da assistência social;
VII - publicar jornais, revistas, folhetos e livros que ajudem a disseminação do Evangelho de Jesus Cristo, bem como a edificação das igrejas filiadas;
VIII - planejar, coordenar e administrar Programas Cooperativos definidos pelas igrejas filiadas que consiste nas seguintes áreas:
a)    de Missões: evangelização, edificação e expansão;
b)    de Educação: religiosa, teológica e secular;
c)     de Assistência: social e à saúde;
IX – cooperar, estabelecer intercâmbio e parceria com entidades congêneres.
Parágrafo único. As bases de cooperação com outra entidade serão estabelecidas em “Modus Vivendi”, Contratos e Acordos, aprovados e assinados pelas partes.

A AICEB é administrada (Estatuto Reformado Arts.3º e 4º):
I.     pela Diretoria Geral
II.    pelas Diretorias Regional
O Artigo 4º afirma que “a Diretoria Geral é o poder representativo geral da entidade e a ela cumpre executar todas as decisões das Convenções Gerais e exercer a responsabilidade administrativa da AICEB.” É composta de:
Presidente: Pr. Reinaldo Mouacyr Chaves Miranda
Vice Presidente: Pr. Polary da Silva e Silva
1º Secretário: Pr. Tomé dos Santos e Anjos
2º Secretário: Ed. Cristã Dilaíde Sarrazin de França
1º Tesoureiro: Ed. Cristã Maria do Nascimento Couver (Diná)
2º Tesoureiro: Ir. Jesimiel Lima Portela
Conselheiros: Pr. Sérgio Luis Rodriguês do Nascimento e Pr. José Cloves Gomes de Lima
As Diretorias Regionais são em número de dez: Maranhense, Centro Sul Maranhense, Tocantina, Central, Nordeste, Amazônica, Amazônia Equatorial, Amazônia Ocidental, Sertaneja e Carajás.
A AICEB realizada anualmente as Convenções Geral nos anos ímpares e Regionais nos anos pares que são os órgãos deliberativos para deliberar sobre os assuntos relevantes no território eclesiástico da Denominação. (Estatuto Reformado nos Artigos 30-37)

A AICEB conta hoje com mais de 400 Igrejas, Congregações e Campos Missionários, bem como inúmeros pontos de pregação espalhados pelo Brasil.
A cada obreiro da AICEB e a cada membro e congregado, seja fiel na missão que Deus confiou: “Ora, além disso, o que se requer dos despenseiros é que cada um deles seja encontrado fiel.” (1 Coríntios 4.2)

A DEUS toda a glória!
Pastor Jairo Oliveira dos Santos




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...