quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Centenário da Igreja de Grajaú, Maranhão (Vitoriano Melo)

Cem anos de História


            A Igreja Cristã Evangélica completará cem anos de fundação na cidade de Grajaú, com seu endereço à Rua Cel. Pedro Lopes nº 155, no Bairro Trizidela.
Resumo Histórico

            Os registros históricos informam que o evangelho chegou a esta cidade de Grajaú, no ano de 1905, através do Missionário canadense Perrin Smith.
 Esse pioneiro da obra de evangelização, depois de implantar a boa semente do evangelho em Grajaú, onde montou sua base de ação, empreendeu uma obra de evangelização por todo o sul do estado do Maranhão, abrangendo as regiões da vizinhança, até Imperatriz, à margem do Rio Tocantins, incluindo também a região do Alto Mearim.
             Aquele herói da fé, realizou todo o seu trabalho dentro de um território que abrangia um raio de cerca de setecentos quilômetros tendo como meio de transporte o animal de carga (especialmente o muar), tendo em vista que na época da sua militância ainda não havia automóvel nesta região.
 O seu roteiro incluía os municípios de Balsas, Riachão, Carolina, Imperatriz, Santa Luzia, Santa Inês, Barra do Corda e outras, chegando até a Capital do Estado. Certamente que Perrin Smith, num contexto geral, alcançou toda a população então existente dentro do território em que exerceu seu ministério, pois ele percorria todas as cidades, vilas, vilas, povoados e fazendas proclamando a mensagem da salvação para todos os que quisessem ouvir.

         Os poucos fragmentos informativos de que dispomos dão conta de que, como resultado do trabalho de Perrin Smith e, certamente sob sua presidência, no dia 10 de outubro de 1911, foi fundada a Igreja Cristã Evangélica em Grajaú, no endereço supra citado, onde permanece até esta data. 
Desde então, a Igreja Cristã Evangélica tem-se emprenhado com dedicação, ao ministério de proclamação da mensagem das boas novas do evangelho de Jesus Cristo, através de homens e mulheres, cujos nomes e realizações estão gravados no livro do Reino celeste.
 Neste cenário e campo de ação, desfilaram alguns homens vocacionados, valorosos e ousados, que sucederam-se na liderança e ministério pastoral. Dentre os quais destacam-se, nominalmente:
 Ernesto Wootton, Missionário vindo da Inglaterra, o qual sucedeu a Perrin Smith, permanecendo na liderança desta Igreja até a década de quarenta.
 Foi Ernesto Wootton, quem implantou e manteve um trabalho missionário no meio da tribo dos índios guajajara, em aldeias localizadas à margem direita do rio Mearim, dentro dos limites da atual reserva indígena Bacurizinho, neste município.
 Ele, juntamente com a esposa Dona Ninoca, são considerados como verdadeiros pais, pelos índios aos quais evangelizaram, conforme informam os índios idosos ainda sobreviventes e seus descendentes.
Ele foi também um destacado professor do idioma inglês nesta cidade. Respeitado por todos os segmentos da sociedade. Era reconhecido como um homem extraordinário,  e um cristão autêntico.
 Ernesto Wootton também, a exemplo de Perrin Smith, realizou suas atividades utilizando como meio de transporte o animal de carga, considerando que até então ainda não havia transporte motorizado neste município.
 Depois de Ernesto, quem aparece no cenário é Paulo Monteiro de Sousa, que em data recente adormeceu, para despertar ao soar da última trombeta, o que liderou o trabalho até a década de setenta.
 Na sequência da liderança pastoral, no início da década de oitenta, entra em cena o saudoso Pastor Elizabeto Ferreira dos Santos, em um primeiro e abençoado pastorado.
 Em continuação, surge o pastor Joventino Sousa da Fonseca Filho, que, igualmente, cumpre com dedicação a tarefa que lhe fora confiada frente a esta Igreja.
 Segue-se a liderança do Pastor Daniel Costa Primo, que também escreveu com desvelo a sua página na liderança desta agência do Reino de Deus.
 Após o pastorado de Daniel Primo, retorna a este campo o Pastor Elizabeto Ferreira dos Santos, em um segundo pastorado, isto já na década de noventa.
 Após um ministério marcado por muitas atividades e muitas conquistas, o Pastor Elizabeto é sucedido pelo Pastor Elias João Dias de Azevedo, que permaneceu até o ano de 2004.
 A partir do ano de 2005, a liderança vem sendo exercida pelo jovem Pastor João Batista Dourado Bandeira, o qual goza um conceito privilegiado, tanto como ministro evangélico, quanto como cidadão, prestando sua contribuição para o bem da comunidade grajauense.
Coincidência ou não, a ele coube a honra de presidir a festa do centenário desta grei que, ao lado de outros ministérios evangélicos, prossegue firme, na gloriosa missão de proclamar as boas novas do evangelho neste território de Grajaú, em obediência ao mandamento do grande Mestre Jesus Cristo de Nazaré.
 São cem anos de muitas lutas e grandes vitórias, mostrando em cores vivas a evidência da fidelidade do Criador, em cumprir cabalmente todas as suas promessas contidas nas páginas da Bíblia Sagrada. Ao Rei da glória tributamos louvor, honra e ações de graças, até que Ele venha. Amém.
            Vale ressaltar que, além dos Missionários e pastores acima nominados, a liderança desta histórica Igreja foi, periodicamente exercida por diáconos, diaconisas e evangelistas.
 Ressalte-se também, que, durante este período de militância, esta Igreja criou e movimentou congregações nas cidades de Amarante, Arame, Formosa da Serra Negra, Fazenda Veneza, e nos bairros Canoeiro e Rodoviária em Grajaú.
 Todas essas congregações encontram-se devidamente emancipadas e organizadas em igrejas autônomas.
            Certamente que, grande é o galardão daquele que proclama a paz, que anuncia as boas novas do Reino de Deus.
 “Quão formosos os pés dos que anunciam a paz, dos que anunciam coisas boas!” (Rm. 10:15b).

Postado por Vitoriano Melo.

            

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...