quinta-feira, 6 de outubro de 2011

História da ICE de Grajaú contada por Ana Lima

Histórico da I Igreja Cristã Evangélica em Grajaú – MA
(1911 – 2011)

Introdução: Deus ordenou que a história do seu povo fosse passada das gerações futuras.
E em obediência à palavra de Deus repetimos o que nos  foi possível colecionar, iniciando com as palavras de Samuel: “Até aqui nos ajudou o Senhor.”
Em 1906, realizou-se nesta cidade o primeiro culto publico pelo missionário Perry Sehmit recém-chegado do Canadá.  O culto foi bem próximo, em frente a residência do Cel. Pedro Lopes, chefe político na época. Por esta razão o templo foi construído neste local. O missionário Perry mais tarde tornou-se membro da família Grajauense, casando com uma jovem daqui. Ele enfrentou varias dificuldades na evangelização desta cidade idolatra. Não demorou para que se manifestasse o que disse o Senhor Jesus aos seus discípulos: Eu vos envio como ovelhas para o meio de lobos.”
Logo em tempo bem posterior, temos testemunhas de baixas criticas proferidas aos protestantes, como eram chamados os crentes.
Os primeiros convertidos foram: Cassiano e Família, Abel Azevedo e Família, João Rodrigues Alves e sua esposa Aurora, João Pedro Nunes, Cotinha Melo, Caruncha, Leandro Brandes, Perpétua Carvalho, Maria Aragão e seus familiares. Estes irmãos foram verdadeiros baluartes no sustentáculo do trabalho dando tudo de si para esta maravilhosa obra.
Devemos a eles a igreja de hoje. Somente em 1911 foi organizada com 13 membros e congregados. Nos seus primeiros anos a igreja contou com a ajuda do Tenente Paulino, que mantinha a ordem nos cultos, que frequentimente sofriam ataques violentos por parte dos inimigos da cruz de Cristo.
Mais tarde, liderado pelos frades Capuchinos, houve ataques brutais. Crentes foram apedrejados, humilhados, Bíblias, novos testamentos, hinários e outras literaturas evangélicas foram queimadas na fogueira em praça publica, com aplausos dos religiosos da igreja romana. Todavia a igreja do Senhor Jesus não foi abalada, pelo contrário, ela se desenvolveu na sublime missão de ganhar almas para o Senhor. Hoje conta com grande numero de membros e congregados como fruto deste perroso trabalho para a gloria de Deus. Muitos tem se transferido para outras unidades da Federação, e muitos outros atenderam o bem-vindo do Senhor, chamados para estarem para sempre com Ele. O evangelho foi se espalhando pela cidade, interior do Município e circunvizinhas e assim é que hoje contamos com a 2ª Igreja no bairro Canoeiro, a 3ª no Bairro Rodoviário, uma em Amarante do Maranhão, uma em Arame, uma em Veneza, outra em Formosa da Serra Negra, essa fruto de trabalho sacrificial da irmã Ana Lima e irmão Bitona.
Como Pastores tivemos o missionário Ernestos Woton, fiel testemunha que ainda fala bem alto e sua esposa Ninoca, missionário Jorge Tomas, que trabalhava com os índios neste município, missionário Martins a quem muito devemos, pois foi quem construiu o templo, o evangelista Valdemar Gomes, Pastor Abdoral Fernandes da Silva, Pastor Paulo Monteiro (por dois mandatos), Evangelista João Pedro Rodrigues, Josué Santos Chaves, Pr. Elizabeto Ferreira dos Santos (dois mandatos),  Pr. Joventino da Fonseca Filho, diácono Valdecí Chaves, Pr. Daniel da Costa Primo, diaconiza Ana Lima, Irmã Leile Alves, Pr. Elias João de Azevedo, atualmente Pr. João Batista Dourado Bandeira, missionário Vitoriano Melo que muito tem trabalhado, tanto na igreja como nas  aldeias indígenas.
            Muitos outros servos de Deus tiveram parte ativa na caminhada desta igreja nos primeiros tempos, como: João Pedro Nunes, João Santos, Francisco Carneiro e sua esposa Alderina, Leile Alves que muito trabalharam para manter aceso o farol que tem iluminado por todos estes anos. Até que ele venha. 

Postado por Ana Lima

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...